Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o nutricionista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o nutricionista. Além disso, vai ver as principais doenças provocadas pela má alimentação. Veja por categoria:

O que faz o nutricionista?

O nutricionista é responsável por estudar e criar os planos de alimentação e de nutrição de seu paciente. Ou seja, realiza com o seu paciente o plano dos melhores alimentos para ele. Assim, é responsável por prevenir muitas doenças e dar ao paciente melhor condição de vida. 

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças. Por exemplo: diabetes, doenças do coração, pressão alta, problema nas veias do cérebro e várias formas de câncer. Por isso, ter uma alimentação saudável é muito importante para a saúde das pessoas. Dessa forma, a consulta preventiva e de rotina com o nutricionista é muito importante para prevenir a obesidade e outras doenças. Além disso, através da consulta é possível ter um estilo de vida bom e saudável.. Assim, é importante separar um tempo para ir ao nutricionista. Afinal, cuidar da alimentação é cuidar da saúde.

Quando procurar o nutricionista?

É muito importante que todos realizem consultas regulares com o nutricionista para ter um plano de alimentação. Afinal, o nutricionista estuda cada caso para saber qual tipo de alimentação é melhor para a pessoa. Nessas consultas, o nutricionista pode pedir exames para encontrar condições no paciente e saber o que precisa mudar. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:

  • Dificuldades no sono;
  • Intestino preso ou solto;
  • Obesidade;
  • Cabelos e unhas frágeis;
  • Falta de disposição no dia;
  • Problemas de coração.

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, é possível evitar que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta?

Quando o paciente procura o nutricionista para uma visita de rotina, ele faz algumas perguntas. Por exemplo: histórico de doenças na família, como é a alimentação, se faz uso de remédios, bebidas alcoólicas, etc. Além disso, o nutricionista pode pedir exames para achar alguma doença ou condição no paciente. Assim, o nutricionista vai levar em conta os objetivos do paciente para montar, junto a ele, um plano de alimentação e vida saudáveis. Este tipo de consulta é muito importante para prevenir as doenças causadas pela má alimentação.

Por outro lado, se o paciente procurou o nutricionista para falar de algum sintoma ou doença, a consulta vai ser sobre isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, ele vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas e pedir exames. Após analisar os sintomas descritos e o resultado dos exames, o nutricionista vai iniciar um plano de tratamento em seu paciente. Assim, vai montar a alimentação ideal e hábitos bons para que a pessoa passe a ter melhor qualidade de vida. 

Principais condições provocadas pela má alimentação

Existem muitas doenças que estão relacionadas à má alimentação. Assim, as principais são:

Gastrite

É uma inflamação ou lesão na mucosa do estômago. Os sintomas incluem dor na parte superior da barriga, náuseas e vômitos. É provocada pela ingestão de gordura, álcool, fritura, entre outros. Além disso, pode ocorrer quando o espaço entre as refeições é muito grande. Saiba mais sobre esta doença.

Colesterol elevado

O colesterol é uma gordura importante presente em nosso organismo. No entanto, o aumento do índice de colesterol no sangue pode provocar diversas doenças e condições. Por exemplo, o infarto e o derrame. Por isso é sempre importante realizar exame de sangue para controlar essa gordura. 

Diabetes

O tipo 2 da diabetes está relacionado com a obesidade e o consumo de carboidratos e gorduras. Ou seja, a má alimentação pode ajudar para fazer surgir esta doença tão comum. Assim, é importante sempre realizar exames, ter uma educação alimentar e praticar exercícios físicos. Saiba como prevenir esta doença.

Obesidade

Esta doença ocorre quando há muita quantidade de gordura no corpo. Assim como no caso da diabetes, é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Além disso, é importante acompanhar com um nutricionista.

Hipertensão

Esta doença ocorre quando há um aumento da pressão da artéria. Assim, para a prevenção é preciso diminuir o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio (como o refrigerante). Além disso, a prática de atividades físicas e a consulta com um nutricionista são grandes aliados.

Além dessas doenças, a má alimentação traz muitos outros prejuízos à saúde. Para saber mais, assista o vídeo a seguir.

Verdades e mitos sobre a alimentação.

É comum ter dúvidas sobre a alimentação e como comer de forma saudável. Assim, preparamos algumas verdades e mitos sobre este assunto.

Leite faz mal. MITO

O leite faz mal somente às pessoas que possuem algum tipo de intolerância ou alergia a este alimento. Saiba mais sobre o assunto.

Produtos integrais são melhores para alimentação saudável. VERDADE

Estes alimentos são ricos em fibras, que ajudam o intestino a funcionar e o controle do colesterol alto.

Congelar alimentos é ruim. MITO

Esta prática pode facilitar muito a rotina das pessoas. Não existem estudos que mostram que congelar alimentos é ruim.

Tomar café após o almoço faz mal para alimentação. VERDADE

Apesar de ser um hábito muito comum, deve ser evitado. Isto porque o café impede a absorção de muitos alimentos que foram ingeridos na refeição. No entanto, o café possui muitos benefícios e deve fazer parte da alimentação.

Carboidrato faz mal. MITO

O carboidrato é muito importante para o corpo humano. No entanto, quando consumido em excesso pode trazer muitos riscos e prejuízos para a saúde.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um nutricionista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp