Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Janeiro Verde: prevenção ao câncer de colo do útero

O que é o Janeiro Verde?

O janeiro verde é uma campanha de conscientização a respeito do câncer de colo do útero. Assim, alerta para a necessidade da prevenção, realização de exames e tratamento. A campanha foi criada pela ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), que criou uma cor para cada tipo de tumor. Dessa forma, a cada mês existe uma campanha de conscientização para algum tipo de câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro câncer maligno mais frequente nas mulheres. Além disso, é a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil. É importante saber que este câncer possui prevenção através de consultas regulares ao ginecologista e realização dos exames. Por isso, é muito importante que as mulheres compareçam à consulta anual com o ginecologista. Saiba tudo sobre a consulta com a ginecologista.

O que é o câncer de colo do útero?

O câncer de colo do útero é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (o conhecido HPV). Os tipos oncogênicos do vírus, ou seja, com potencial de virar câncer, geram lesões que podem vir a se tornar o câncer de colo do útero. Além disso, estas lesões também podem se desenvolver causando câncer na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca. 

A transmissão do vírus do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. Assim, a principal forma de contágio é a via sexual. Além disso, é possível transmitir o vírus durante o parto.

Fatores de risco para o câncer de colo do útero

De acordo com o INCA, existem alguns fatores de risco para o câncer de colo do útero. Assim, entre eles estão:

  • Início precoce da vida sexual;
  • Múltiplos parceiros sexuais;
  • Histórico de verrugas genitais;
  • Tabagismo;
  • Pacientes com doenças imunossupressoras. Ou seja, aquelas que comprometem o sistema imunológico da pessoa.

Saiba mais sobre este câncer:

Sinais que podem indicar o câncer de colo do útero

No dia a dia é necessário estar atento para os sinais que podem indicar o câncer de colo do útero. Assim, alguns desses sintomas podem ser:

  • Sangramento vaginal anormal;
  • Menstruação mais longa que o habitual;
  • Secreção vaginal com sangue.
  • Dor na região pélvica.
  • Sangramento após a menopausa.
  • Dor ou sangramento durante a relação sexual.

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde. Na consulta, o médico vai solicitar exames para estudar a situação. O incentivo pela prevenção para obter o diagnóstico precoce é exatamente o objetivo do janeiro verde.

Prevenção ao câncer de colo do útero

A principal forma de prevenção ao câncer de colo do útero é a vacinação. Esta vacina deve ser tomada preferencialmente antes do início da atividade sexual por meninas e meninos. Assim, são duas doses, que devem ser aplicadas com intervalo de seis meses. Além de prevenir contra o câncer, esta vacina também previne as chamadas verrugas vaginais. 

Além da vacina, todas as mulheres devem consultar o ginecologista uma vez ao ano para realizar o exame preventivo. Este exame é muito importante para a prevenção ao câncer de colo do útero pois é capaz de detectar lesões do câncer em seu início, possibilitando o rápido tratamento.

O uso da camisinha é um método secundário de prevenção ao HPV. Ou seja, diminui as chances de contágio, mas não é totalmente eficaz. No entanto, é importante lembrar que o uso do preservativo é muito importante para evitar diversas doenças sexualmente transmissíveis graves, como a Aids e a sífilis, por exemplo.

Tratamento

Após o diagnóstico do câncer de colo do útero, o médico vai analisar todas as formas de tratamento levando em consideração o estágio do câncer e a idade da paciente. Além disso, vai conversar com a paciente e considerar suas escolhas pessoais para indicar o melhor tratamento. Assim, dentre as opções de tratamento estão:

Cirurgia

Costuma ser feita nos estágios iniciais do câncer. Assim, ela consiste na retirada do útero e de seu colo, da parte superior da vagina. Apesar de ser efetiva na maior parte dos casos, este procedimento impede que a paciente tenha uma gravidez posterior. Assim, a paciente deve conversar com o médico sobre sua decisão.

Radioterapia

Neste tipo de tratamento a paciente recebe raios precisos no local do tumor. Pode apresentar efeitos colaterais como: cansaço, coceira no local e reações na pele.

Quimioterapia

É um tratamento eficaz e utilizado nos estágios mais avançados do câncer. Neste caso, a paciente recebe medicamentos administrados por via intravenosa ou infusão na veia. Entre os efeitos colaterais estão: fadiga, perda de cabelo, hematomas, hemorragias e anemia.

Terapia Alvo

É o uso de medicamentos desenvolvidos especialmente para este tipo de câncer. Assim, este tratamento possui menos efeitos colaterais do que a quimioterapia convencional.

Imunoterapia

Este tratamento consiste no uso de remédios que estimulam o sistema imunológico de uma pessoa a reconhecer e destruir as células cancerígenas. Assim, entre os efeitos colaterais estão: náusea, dor de cabeça, erupção cutânea, perda de apetite, constipação, dores nas articulações e músculos e diarreia.

Cada tipo de procedimento possui vantagens e desvantagens. Portanto, é importante que a escolha seja feita junto ao médico. Afinal, ele é especialista e sabe encontrar a melhor forma de combater esta doença. Além disso, é preciso entender que, apesar das desvantagens de um método, ele pode salvar vidas.

Policonsultas 

A Policonsultas conta com ginecologistas preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Por isso, caso reconheça algum dos sinais que podem servir de indicativo do câncer de colo do útero, marque uma consulta de forma rápida. Afinal, o tratamento precoce é capaz de acelerar e otimizar a cura desta doença. Apesar do nome “janeiro verde”, todas as mulheres devem prevenir esta doença o ano inteiro.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp