Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Por que devo fazer o preventivo todos os anos?

O papanicolau, mais conhecido como preventivo ginecológico, é um exame ginecológico realizado no próprio consultório, no momento da consulta. Apesar do nome complicado, o exame é simples, rápido e indolor para a mulher!

Nesse post você vai entender o que é o exame preventivo, qual a sua grande importância e por que ele deve ser feito todos os anos! Navegue por categoria:

Afinal, o que é o preventivo?

O preventivo, ou papanicolau, é um exame ginecológico que coleta uma amostra de células do colo do útero da mulher, que serão analisadas posteriormente por um laboratório de citopatologia. Ainda que possa trazer certo desconforto para a mulher, o papanicolau não dói e é feito através da inserção de um espéculo na vagina.

Durante a coleta do material, o médico também irá analisar a aparência da vagina e do colo uterino. Essa análise muitas vezes ajuda a identificar condições de saúde que a mulher nem imagina ter, como uma infecção leve ou a candidíase, por exemplo.

Após a coleta, a mulher deve levar a lâmina com a secreção para um laboratório citopatológico, que realiza os exames necessários. Assim, o papanicolau (preventivo) pode indicar as seguintes doenças, entre outras:

  • Clamídia;
  • Sífilis;
  • Gonorreia;
  • HPV;
  • Candidíase;
  • Tricomoníase;
  • Detectar presença de nódulos ou cistos

Conheça as principais doenças sexualmente transmissíveis e como evitá-las!

Não existe uma preparação específica para o exame preventivo, apenas algumas recomendações, como não ter tido relações sexuais nas últimas 72 horas e não estar menstruada no dia. Após o exame a mulher pode seguir com sua rotina normalmente, sem nenhuma restrição!

Banner - Tudo sobre a consulta com a ginecologista

Quando devo realizar o preventivo?

Todos os anos! Isso mesmo, sem falta! Precisamos entender que grande parte das doenças ginecológicas (e até mesmo as demais doenças) não possuem sintomas aparentes. por isso, é importante estar em dia com o rastreio através dos exames, como o preventivo.

Além do preventivo, a consulta anual com o ginecologista é muito importante para controle de reposição hormonal, detecção de doenças, controle e mudanças do método contraceptivo, entre outros.

Você sabe qual o melhor método contraceptivo para você?

Além da consulta anual, é importante se atentar aos sinais que o seu corpo dá quando algo não vai bem, por exemplo: corrimentos com cores e cheiros diferentes do normal, dor durante as relações sexuais, cólicas intensas, dificuldade para engravidar, entre outros! Por isso, sempre que notar algo fora do normal, é importante agendar a sua consulta com o ginecologista!

O exame preventivo e o HPV

O HPV é uma infecção viral transmitida principalmente por contato sexual, fazendo com que a pessoa desenvolva verrugas e lesões nas regiões íntimas, laringe e boca. Essa doença é perigosa e pode levar a diversas complicações, principalmente o câncer de colo do útero nas mulheres, mas também tumores malignos no ânus e no pênis.

O exame preventivo consegue identificar lesões geradas por HPV ainda em seu estágio inicial, o que pode ser fundamental para iniciar o tratamento rapidamente, evitando, muitas vezes, o câncer de colo do útero, doença que mata milhares de mulheres todos os anos. Além disso, é importante lembrar que o HPV, na maioria dos casos, não apresenta sintomas aparentes.

A principal forma de prevenir o HPV é através da vacina (para homens e mulheres) e do uso de preservativos durante as relações sexuais!

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Para mais dicas de saúde, acompanhe nosso instagram!

@policonsultas  

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp