Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

6 dicas para a saúde dos seus ouvidos!

Você sabia que existem diversos cuidados que podem ajudar a saúde auditiva? Assim como outras partes do nosso corpo precisam de cuidados especiais, como os olhos, a pele e os dentes, o nosso ouvido também precisa de atenção para manter a audição sempre saudável e garantir qualidade de vida. 

A audição é imprescindível para o processo de comunicação. Ela é responsável pela nossa interação na sociedade e contribui cotidianamente para novas possibilidades no ambiente social. É através dela que conseguimos nos comunicar, socializar, ouvir aquela música favorita ou o barulho da natureza. Contudo, os cuidados com a saúde auditiva muitas vezes são deixados de lado e só se tornam importantes depois da maior idade. 

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de um bilhão de pessoas com idade entre 12 a 35 anos correm o risco de perder a audição por falta de cuidados, como a exposição a músicas e ruídos muito altos, por exemplo. A pesquisa realizada pela OMS busca identificar os principais fatores responsáveis pela perda auditiva e estima que, até em 2050, 1 a 4 pessoas terão problemas auditivos.

Principais causas responsáveis pela perda auditiva

Embora a perda auditiva seja fortemente ligada ao envelhecimento, os problemas auditivos podem estar ligados a uma série de fatores que podem ir desde genéticos a fatores sociais   atingindo pessoas de qualquer idade.

Confira as principais causas de perda auditiva:

  • Envelhecimento
  • Exposição prolongada a músicas altas
  • Otites frequentes 
  • Uso indevido das hastes flexíveis 
  • Doenças infecciosas

Se apresentar qualquer alteração na audição, você deve procurar diretamente um médico para a realização de consulta e exames específicos para diagnóstico.

Dicas de como cuidar da saúde auditiva

Existem muitos cuidados que podem contribuir para a saúde dos nossos ouvidos e melhorar a qualidade de vida. Confira as dicas de como cuidar da saúde aditiva e prevenir futuros problemas:

1 – Evite o uso de fones de ouvido com som alto

A utilização de fones de ouvido é muito comum, principalmente entre o público mais jovem. Contudo, a exposição prolongada a sons muito altos podem causar estresse auditivo, que e podem levar a perda da audição. 

2 – Evite o uso de hastes flexíveis

Muitas pessoas utilizam hastes flexíveis para limpar os ouvidos. Mas o uso das hastes não é indicado, uma vez que elas podem comprometer ou machucar o tímpano. Priorize a limpeza com toalha úmida ou lenços umedecidos. 

3 – Utilize protetores auriculares quando necessário

Quando houver exposição de ruídos e volumes altos além do recomendado, prioriza-se utilizar protetores auriculares para proteger os tímpanos. 

4 – Descanse um pouco os ouvidos

Assim como nossos olhos precisam de descanso, o nosso ouvido também precisa de um tempo livre. Especialistas afirmam que os ouvidos precisam de 16 horas para se recuperar de barulhos e ruídos com som muito alto.

5 – Cuidado com doenças infecciosas

Cuidados com o tratamento de doenças infecciosas, como otites, devem ser feitos até que a recuperação seja feita por completo. Dessa forma, deve haver acompanhamento médico regular. 

6 – Consulte o médico regularmente 

O acompanhamento médico e especializado é indispensável para manter a qualidade de vida. Realizar exames e acompanhamento médico periodicamente irá possibilitar a prevenção e o tratamento de futuros problemas. Além disso, sempre procure o médico quando sentir zumbidos ou perceber dificuldade de audição para o tratamento correto. 

A saúde auditiva é essencial para a vida. Logo, torna-se imprescindível manter os cuidados necessários para que possa viver com qualidade.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Para mais dicas de saúde, acompanhe nosso instagram!

@policonsultas 

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp