Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

Como recuperar rápido de uma fratura?

Neste post você vai conhecer formas que vão te ajudar a se recuperar mais rápido após a fratura em um osso. Além disso, vai entender a importância dos cuidados no período de recuperação e as consequências de não cuidar da sua fratura. Assim, navegue por categoria:

O que é uma fratura?

A fratura ocorre quando um osso se divide em duas ou mais partes, dependendo do caso. Ou seja, um fator externo ou interno faz com que o osso se quebre, causando extrema dor ao paciente. Essa fratura pode ocorrer devido a um trauma externo ou condições patológicas do paciente, como a presença da osteoporose. Assim, é importante ter em dia exames que mostram a densidade do osso e estar atento a situações de risco que podem gerar esta condição.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem alguns grupos de risco que têm mais chances de ter um osso fraturado. Em primeiro lugar estão os idosos, que possuem ossos e músculos naturalmente mais fracos que o normal. Ou seja, um simples tombo pode gerar fraturas graves para esse grupo de pessoas. Além disso, mulheres que passam pela menopausa também têm mais chances de ter uma fratura, pois nesta fase a osteoporose é muito comum. Saiba tudo sobre a menopausa.

Quando uma pessoa desconfia que teve um osso fraturado, é preciso procurar um ortopedista de forma rápida. Afinal, o tratamento é essencial para a recuperação da pessoa. Assim, os principais sintomas de uma fratura são:

  • Dor intensa e inchaço no local;
  • Incapacidade parcial ou total de mexer o membro;
  • Hematomas e ferimentos no local;
  • Dormência, formigamento e estalos na área da fratura.

Uma vez diagnosticada a fratura através de exames como o Raio-X, é preciso iniciar o tratamento. Assim, o médico pode receitar remédios que aliviam a dor e os principais sintomas. No entanto, a principal forma de tratar uma fratura é com a imobilização do local e repouso do paciente.

Como ter uma recuperação mais rápida?

Além de imobilizar o local fraturado e realizar o repouso indicado, existem algumas formas de acelerar o processo de recuperação da fratura. Assim, conheça algumas delas.

Evitar esforços

Após a fratura do osso, nosso corpo começa o processo de cicatrização, que varia de um corpo para o outro. No entanto, caso a pessoa continue realizando tarefas e atividades com a área fraturada, é possível que o processo de cicatrização se torne muito lento. Ou seja, o repouso é de grande importância, especialmente nas primeiras semanas após a lesão. Além disso, quanto maior o repouso, menor o tempo de espera pela recuperação.

Ter uma boa alimentação

A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado. Dessa forma, alguns alimentos indicados são:

  • Leite e derivados;
  • Abacate;
  • Brócolis;
  • Frutas cítricas.

Além disso, é muito importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos com muito açúcar, pois podem prejudicar a cicatrização do osso.

Fazer uma refeição saudável antes de doar sangue é muito importante

Tomar bastante sol

A vitamina D é muito importante durante a cicatrização do osso pois é responsável por facilitar a absorção do cálcio no organismo. Assim, é importante que o paciente fique exposto ao sol pelo menos 15 minutos por dia. Além disso, existem alguns alimentos que podem elevar os níveis de vitamina D no nosso corpo. Por exemplo:

  • Peixes e frutos do mar;
  • Gema de ovo;
  • Leite e derivados;
  • Fígado.

A importância da fisioterapia

Quando uma pessoa tem um osso fraturado, passa um longo período de imobilização, importante para a cicatrização do osso. No entanto, é muito comum após esse período o paciente perder muita massa muscular e ficar sem mobilidade nas articulações. Por isso, a fisioterapia é essencial após uma fratura no osso. No entanto, muitas pessoas confundem o ortopedista com o fisioterapeuta. Por isso, é importante saber as diferenças entre eles.

                                        ORTOPEDISTA

                                    FISIOTERAPEUTA

  • Formação em medicina.
  • Foca no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças.
  • Usa técnicas, medicamentos e cirurgias para o tratamento. Além disso, pode indicar auxílio da fisioterapia.
  • Formação em fisioterapia.
  • Foca na reabilitação.
  • Usa recursos físicos nos tratamentos. Também pode indicar a procura do ortopedista.

Cada um destes profissionais é muito importante para o tratamento das doenças. Por isso, na maioria das vezes o paciente trata seu problema no ortopedista e este indica a fisioterapia para a recuperação total. Assim, é preciso seguir as orientações do médico.

sala policonsultas

Verdade ou mito?

É possível ter uma fratura no osso e nem perceber. VERDADE

Algumas fraturas são muito simples e muitas vezes as pessoas confundem com uma simples torção. Nesses casos, é comum uma recuperação rápida e sem qualquer imobilização. No entanto, é sempre importante consultar o médico para ter uma boa recuperação.

O osso quebrado vai ser sempre mais fraco. MITO

Ao contrário, durante a cicatrização o osso regenerado é muito mais forte que o normal. Após esse processo o osso volta ao normal, nem mais forte, nem mais fraco.

Colocar gelo ajuda. VERDADE

É importante consultar o médico para saber detalhes da sua fratura e a melhor forma de tratá-la. No entanto, colocar gelo no local ajuda a desinchar e facilita o processo de recuperação. 

Se quebrar um dedo do pé não precisa ir ao médico. MITO

Muitas vezes não é possível imobilizar o dedo do pé fraturado. No entanto, é preciso consultar o médico para saber qual é a melhor forma de tratamento para a cicatrização. A consulta com o ortopedista é sempre muito importante para tratar qualquer fratura, mesmo que seja pequena.

Pode ser necessária uma cirurgia. VERDADE

Algumas fraturas podem ocorrer em locais próximos à articulação ou ligamentos. Assim, se essas estruturas forem atingidas pode ser necessário realizar uma cirurgia.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com ortopedista ou fisioterapeuta? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp