Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o ortopedista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o ortopedista. Além disso, vai encontrar as principais doenças e os tratamentos adequados na área. Navegue por categoria:

O que faz o ortopedista?

O ortopedista é o médico que cuida do sistema locomotor humano. Dessa forma, é responsável por diagnosticar e tratar disfunções e lesões que envolvem este sistema. Por exemplo: problemas em ossos, músculos, nervos, entre outros. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de ortopedia e traumatologia, existem especialidades de ortopedistas. São elas:

  • Joelho;
  • Ombro;
  • Quadril;
  • Pé e tornozelo;
  • Mão, punho e cotovelo;
  • Coluna;

O ortopedista vai auxiliar seu paciente desde o momento do diagnóstico da doença ou lesão, até o final de seu tratamento. Além disso, pode atuar em conjunto com outros profissionais, por exemplo, o fisioterapeuta.

Agenda para ortopedista é aberta diariamente na Policonsultas

Quando procurar o ortopedista?

O corpo humano costuma apresentar sinais quando há algo errado. Assim, todo e qualquer sintoma deve ser analisado por um especialista. Se for algo relacionado com o sistema locomotor, deve-se procurar o ortopedista. Nesse sentido, alguns sinais que servem de alerta são:

  • Dor constante nas costas;
  • Cansaço excessivo;
  • Rigidez pela manhã;
  • Alteração na estrutura do corpo;
  • Calor ou dor nas articulações.

Além destes sintomas, o ortopedista deve ser consultado sempre que houver uma emergência. Por exemplo: fratura de osso ou qualquer acidente que gere lesões em ligamentos, nervos, entre outros.

Qualquer dor, ainda que pareça pequena, pode indicar o início de uma doença. Por isso, não se deve evitar a ida ao ortopedista. Afinal, este médico é especialista no assunto e saberá indicar se há ou não algum problema e como tratá-lo. 

O que acontece na consulta com o ortopedista?

Em um primeiro momento, o ortopedista vai perguntar ao paciente o que o levou até ali. Em seguida, vai analisar os sintomas e fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Por exemplo: histórico de doenças, prática de esportes, profissão, uso de medicamentos, etc. Assim, o médico terá uma visão ampla sobre o que pode estar causando incômodo àquele paciente.

Após obter todas as informações, o ortopedista vai avaliar se há ou não a necessidade de realizar exames, como o raio-x. Salvo alguns casos, o diagnóstico é feito no próprio consultório, através de técnicas de análise. Dessa forma, o ortopedista já indica o tratamento adequado para cada paciente.

Confira no vídeo a seguir como se preparar para a consulta com o ortopedista:

Principais problemas da ortopedia

Muitos são os problemas que levam as pessoas ao ortopedista. Dessa maneira, destaca-se os mais comuns entre eles:

Problema de coluna

É o mais frequente nos dias de hoje. Assim, existem diversos fatores que podem levar a este problema. Por exemplo: uso de certos calçados, lesão por carga muito pesada, entre outros. Saiba como prevenir dores nas costas e evitar lesões.

Artrose

É uma doença crônica que pode levar a uma incapacidade funcional. Muitas vezes esta condição está relacionada à idade e genética. No entanto, a existência de fraturas antigas também é fator de risco. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento desta doença.

Tendinite

Trata-se de uma inflamação nos tendões que ligam os músculos aos ossos. É bastante comum em pessoas de diversas faixas etárias. Assim, os principais sintomas são: dor, vermelhidão e movimentos limitados

Bursite

Bursas são pequenas bolsas que têm como função amenizar o impacto entre as articulações. No entanto, devido à repetição de movimentos, elas podem infamar, causando esta doença. Assim, pode causar dor, dificuldade na movimentação e fraqueza muscular.

Ruptura de ligamento

Os ligamentos são estruturas que unem um osso ao outro. Assim, o rompimento causa dificuldade em movimentos básicos e até na locomoção. Dessa forma, dependendo do local da ruptura, pode ser indicada uma cirurgia.

Fraturas

É quase impossível não conhecer alguém que já teve um osso fraturado. Ainda que seja fruto de um acidente, a fratura de ossos é muito comum. Assim, estas podem ser abertas ou fechadas e, no geral, a imobilização resolve o problema.

As causas destes problemas variam bastante. Além disso, existem muitos fatores que influenciam no aparecimento ou não destas condições. Por exemplo: idade, peso, prática de exercícios físicos, profissão, entre outros.

ortopedista na policonsultas
A dor na coluna é uma das principais queixas dos pacientes.

Tratamento

Em primeiro lugar, é importante saber que todos estes problemas estão ligados ao estilo de vida da pessoa. Assim, a melhor forma de prevenir estas condições é a mudança de hábito. Ou seja, praticar esportes, ter boa alimentação e cuidar da saúde mental. Afinal, nada melhor do que não ter que passar por estes problemas. No entanto, se a pessoa já possui um deles, estas práticas funcionam como parte do tratamento.

Além da adoção de uma vida saudável, muitas vezes é preciso haver uma intervenção para o tratamento destas doenças. Assim, o ortopedista analisa cada caso para descobrir qual o mais indicado. Estes podem ser:

  • Medicamentos
  • Acessórios 
  • Cirurgias

Além disso, o ortopedista pode indicar a fisioterapia como parte do tratamento. Ou seja, um tratamento combinado.

É importante que um sintoma nunca seja ignorado. Afinal, quanto antes o problema for encontrado, mais rápido será o tratamento. Dessa forma, menos prejuízos serão causados. 

Ortopedista X Fisioterapeuta

Muitas pessoas confundem o ortopedista com o fisioterapeuta. Por isso, é importante saber as diferenças entre eles.

                                         ORTOPEDISTA

                                     FISIOTERAPEUTA

  • Formação em medicina.
  • Foca no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças.
  • Usa técnicas, medicamentos e cirurgias para o tratamento. Além disso, pode indicar auxílio da fisioterapia.
  • Formação em fisioterapia.
  • Foca na reabilitação.
  • Usa recursos físicos nos tratamentos. Também pode indicar a procura do ortopedista.

Cada um destes profissionais é muito importante para o tratamento das doenças. Por isso, na maioria das vezes o paciente trata seu problema no ortopedista e este indica a fisioterapia para a recuperação total. Assim, deve-se seguir as orientações do médico.

Verdades e mitos

Usar muito o celular pode causar tendinite. VERDADE

Além do computador, o uso do celular também pode gerar inflamação.

É possível quebrar um osso do pé e conseguir andar. VERDADE

Existem fraturas estáveis que causam pouca dor. Assim, é possível que a pessoa ande e até realize atividade física.

Dormir “de conchinha” faz mal. MITO

Pelo contrário. Esta é uma posição benéfica à coluna pois não há pressão irregular.

Salto alto faz mal à postura? VERDADE

O salto pode fazer a pessoa flexionar o joelho. Assim, causa prejuízo à coluna vertebral.

É possível evitar a artrose. MITO

A sua principal causa é a idade. Por isso, o que se pode fazer é ter o diagnóstico precoce.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com ortopedista? A Policonsultas tem uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp