Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o ortopedista. Além disso, vai encontrar as principais doenças e os tratamentos adequados na área. Navegue por categoria:
O que faz o ortopedista?
O ortopedista é o médico que cuida do sistema locomotor humano. Dessa forma, é responsável por diagnosticar e tratar disfunções e lesões que envolvem este sistema. Por exemplo: problemas em ossos, músculos, nervos, entre outros.
De acordo com a Sociedade Brasileira de ortopedia e traumatologia, existem especialidades de ortopedistas. São elas:
- Joelho;
- Ombro;
- Quadril;
- Pé e tornozelo;
- Mão, punho e cotovelo;
- Coluna;
O ortopedista vai auxiliar seu paciente desde o momento do diagnóstico da doença ou lesão, até o final de seu tratamento. Além disso, pode atuar em conjunto com outros profissionais, por exemplo, o fisioterapeuta.

Quando procurar o ortopedista?
O corpo humano costuma apresentar sinais quando há algo errado. Assim, todo e qualquer sintoma deve ser analisado por um especialista. Se for algo relacionado com o sistema locomotor, deve-se procurar o ortopedista. Nesse sentido, alguns sinais que servem de alerta são:
- Dor constante nas costas;
- Cansaço excessivo;
- Rigidez pela manhã;
- Alteração na estrutura do corpo;
- Calor ou dor nas articulações.
Além destes sintomas, o ortopedista deve ser consultado sempre que houver uma emergência. Por exemplo: fratura de osso ou qualquer acidente que gere lesões em ligamentos, nervos, entre outros.
Qualquer dor, ainda que pareça pequena, pode indicar o início de uma doença. Por isso, não se deve evitar a ida ao ortopedista. Afinal, este médico é especialista no assunto e saberá indicar se há ou não algum problema e como tratá-lo.
O que acontece na consulta com o ortopedista?
Em um primeiro momento, o ortopedista vai perguntar ao paciente o que o levou até ali. Em seguida, vai analisar os sintomas e fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Por exemplo: histórico de doenças, prática de esportes, profissão, uso de medicamentos, etc. Assim, o médico terá uma visão ampla sobre o que pode estar causando incômodo àquele paciente.
Após obter todas as informações, o ortopedista vai avaliar se há ou não a necessidade de realizar exames, como o raio-x. Salvo alguns casos, o diagnóstico é feito no próprio consultório, através de técnicas de análise. Dessa forma, o ortopedista já indica o tratamento adequado para cada paciente.
Confira no vídeo a seguir como se preparar para a consulta com o ortopedista:
Principais problemas da ortopedia
Muitos são os problemas que levam as pessoas ao ortopedista. Dessa maneira, destaca-se os mais comuns entre eles:
Problema de coluna
É o mais frequente nos dias de hoje. Assim, existem diversos fatores que podem levar a este problema. Por exemplo: uso de certos calçados, lesão por carga muito pesada, entre outros. Saiba como prevenir dores nas costas e evitar lesões.
Artrose
É uma doença crônica que pode levar a uma incapacidade funcional. Muitas vezes esta condição está relacionada à idade e genética. No entanto, a existência de fraturas antigas também é fator de risco. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento desta doença.
Tendinite
Trata-se de uma inflamação nos tendões que ligam os músculos aos ossos. É bastante comum em pessoas de diversas faixas etárias. Assim, os principais sintomas são: dor, vermelhidão e movimentos limitados
Bursite
Bursas são pequenas bolsas que têm como função amenizar o impacto entre as articulações. No entanto, devido à repetição de movimentos, elas podem infamar, causando esta doença. Assim, pode causar dor, dificuldade na movimentação e fraqueza muscular.
Ruptura de ligamento
Os ligamentos são estruturas que unem um osso ao outro. Assim, o rompimento causa dificuldade em movimentos básicos e até na locomoção. Dessa forma, dependendo do local da ruptura, pode ser indicada uma cirurgia.
Fraturas
É quase impossível não conhecer alguém que já teve um osso fraturado. Ainda que seja fruto de um acidente, a fratura de ossos é muito comum. Assim, estas podem ser abertas ou fechadas e, no geral, a imobilização resolve o problema.
As causas destes problemas variam bastante. Além disso, existem muitos fatores que influenciam no aparecimento ou não destas condições. Por exemplo: idade, peso, prática de exercícios físicos, profissão, entre outros.

Tratamento
Em primeiro lugar, é importante saber que todos estes problemas estão ligados ao estilo de vida da pessoa. Assim, a melhor forma de prevenir estas condições é a mudança de hábito. Ou seja, praticar esportes, ter boa alimentação e cuidar da saúde mental. Afinal, nada melhor do que não ter que passar por estes problemas. No entanto, se a pessoa já possui um deles, estas práticas funcionam como parte do tratamento.
Além da adoção de uma vida saudável, muitas vezes é preciso haver uma intervenção para o tratamento destas doenças. Assim, o ortopedista analisa cada caso para descobrir qual o mais indicado. Estes podem ser:
- Medicamentos
- Acessórios
- Cirurgias
Além disso, o ortopedista pode indicar a fisioterapia como parte do tratamento. Ou seja, um tratamento combinado.
É importante que um sintoma nunca seja ignorado. Afinal, quanto antes o problema for encontrado, mais rápido será o tratamento. Dessa forma, menos prejuízos serão causados.
Ortopedista X Fisioterapeuta
Muitas pessoas confundem o ortopedista com o fisioterapeuta. Por isso, é importante saber as diferenças entre eles.
ORTOPEDISTA |
FISIOTERAPEUTA |
|
|
Cada um destes profissionais é muito importante para o tratamento das doenças. Por isso, na maioria das vezes o paciente trata seu problema no ortopedista e este indica a fisioterapia para a recuperação total. Assim, deve-se seguir as orientações do médico.
Verdades e mitos
Usar muito o celular pode causar tendinite. VERDADE
Além do computador, o uso do celular também pode gerar inflamação.
É possível quebrar um osso do pé e conseguir andar. VERDADE
Existem fraturas estáveis que causam pouca dor. Assim, é possível que a pessoa ande e até realize atividade física.
Dormir “de conchinha” faz mal. MITO
Pelo contrário. Esta é uma posição benéfica à coluna pois não há pressão irregular.
Salto alto faz mal à postura? VERDADE
O salto pode fazer a pessoa flexionar o joelho. Assim, causa prejuízo à coluna vertebral.
É possível evitar a artrose. MITO
A sua principal causa é a idade. Por isso, o que se pode fazer é ter o diagnóstico precoce.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com ortopedista? A Policonsultas tem uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!