Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

Tudo sobre a consulta com o hepatologista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o hepatologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

O que faz o hepatologista?

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano cerca de 500 milhões de pessoas adquirem as hepatites virais. Esta doença é muito perigosa pois provoca a degeneração do fígado. Por isso, a consulta preventiva e de rotina com o hepatologista é muito importante para prevenir as doenças hepáticas. Além disso, através da consulta é possível encontrar a causa de qualquer desconforto ou incômodo. Assim, é importante separar um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o hepatologista?

É muito importante que todos realizem consultas de rotina com o hepatologista para prevenir doenças e até mesmo o câncer hepático. Nessas consultas, o médico pode realizar um exame clínico para encontrar algum tipo de doença ou condição no paciente. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:

  • Olhos e peles amarelados;
  • Fraqueza;
  • Inchaço no abdômen;
  • Vômitos com sangue;
  • Dor ou desconforto na parte lateral do abdômen;
  • Fezes mais claras;
  • Sangramentos pelo nariz.

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o hepatologista? 

Quando o paciente procura o hepatologista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, como é a alimentação, se faz uso de remédios, bebidas alcoólicas, etc. Além disso, o médico pode realizar um exame clínico e de toque para detectar alguma doença ou condição no paciente. Esse tipo de consulta é muito importante para descobrir doenças e realizar tratamentos.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para falar de algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e realizar o exame clínico. De acordo com o caso, o médico também pode pedir outros exames a mais. Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento em seu paciente. Além disso, pode indicar que ele procure outros médicos e até pedir para que ele mude seus hábitos na alimentação.

Principais doenças 

Como o hepatologista é responsável pelo fígado, pâncreas e vesícula biliar, muitas são as doenças que ele pode tratar. Assim, temos as principais e mais comuns:

Esteatose hepática

Nesta doença há um acúmulo de gordura no fígado. Assim, pode se dar devido ao consumo excessivo de álcool ou por genética. É importante saber que seu início muitas vezes é assintomático. Por isso, as consultas regulares com o hepatologista são essenciais para a qualidade de vida do paciente.

Hepatites 

As hepatites podem ser infecções ou inflamações que atingem o fígado. Assim, existem as hepatites virais (A, B, C, D e E), a hepatite alcoólica e a autoimune. Esta última ocorre quando o próprio sistema imunológico da pessoa começa a afetar o fígado. Todos os tipos de hepatite são perigosos e colocam em risco a vida do paciente. Os principais sintomas são: pele ou olhos amarelados, náuseas, dor no abdômen, fadiga e febre. 

A melhor forma de prevenir as hepatites A, B e D é por meio da vacina. No entanto, a hepatite C e as demais formas, alcoólica e autoimune, não possuem vacina. Saiba mais sobre a hepatite no vídeo a seguir:

Cirrose

Ocorre quando o tecido do fígado é substituído por fibrose. Esta doença pode surgir em decorrência do alcoolismo ou até mesmo devido a outras doenças, como as hepatites B e C e a esteatose. Entre os sintomas estão: dor no abdômen, pele e olhos amarelados e fezes escuras. Assim, ao sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar um hepatologista com urgência.

Insuficiência hepática

É a diminuição da função do fígado. Ou seja, o órgão não consegue trabalhar da forma usual, acarretando muitos problemas. Essa condição pode se dar por envenenamento e ingestão de remédios em altas ou pelo contato com substâncias tóxicas. Além disso, pode acontecer como uma consequência de outras doenças no fígado. Os sintomas dessa doença são parecidos com os das demais.

Câncer de fígado

Este câncer pode surgir no fígado ou ser resultado de um câncer que teve início em outro órgão. Os principais fatores de risco para este câncer são: hepatites B e C e cirrose.

Como prevenir as doenças do fígado?

Existem algumas atitudes que podem ajudar na prevenção das doenças no fígado. Assim, essas medidas são:

  • Higienizar e cozinhar todos os alimentos.
  • Manter a vacinação sempre em dia.
  • Proteger com luvas de segurança quando precisar manusear produtos químicos.
  • Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e consumir álcool com moderação.
Saladas são grandes aliadas para uma boa saúde

Exames e tratamentos

O hepatologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, o médico pode realizar o exame clínico durante a consulta que detecta diversas condições. Além disso, de acordo com o caso do paciente, pode pedir exames como o de sangue e os de imagem.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do hepatologista e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios e até mesmo indicar a realização de cirurgias e mudanças na alimentação e estilo de vida.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um hepatologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp