Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o proctologista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o proctologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

O que faz o proctologista?

O proctologista é o médico responsável pela prevenção e diagnóstico de doenças que atingem o cólon, reto e ânus. Assim, cuida da saúde de seu paciente realizando exames de rotina e tratamento das doenças como: infecção intestinal, hemorróidas e até mesmo o câncer colorretal. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer colorretal é o segundo câncer mais frequente em mulheres e o terceiro nos homens. Por isso, a consulta preventiva e de rotina com o proctologista é muito importante para prevenir muitas doenças e o câncer. Além disso, através da consulta é possível encontrar a causa de qualquer desconforto ou incômodo. Assim, é importante separar um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o proctologista?

É muito importante que todos realizem uma consulta anual com o proctologista a partir dos 50 anos de idade para prevenir doenças e o câncer colorretal. Nessas consultas, o médico pode realizar exames para encontrar algum tipo de doença ou condição no paciente. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:

  • Sangramento anal ou nas fezes;
  • Coceira ou ardência no ânus;
  • Presença de nódulo;
  • Dificuldade ou dor para defecar;
  • Intestino preso ou diarreia constante.

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o proctologista?

Quando o paciente procura o proctologista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, como é a alimentação, se faz uso de remédios, etc. Além disso, o médico pode realizar o chamado exame proctológico para detectar hemorróidas externas, fissuras anais, entre outras condições. Esse tipo de consulta é muito importante para descobrir doenças e realizar tratamentos.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para falar de algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e realizar o exame proctológico. De acordo com o caso, o médico também pode realizar o exame de toque retal.  Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento em seu paciente. Além disso, pode indicar que ele procure outros médicos e até pedir para que ele mude seus hábitos na alimentação.

Principais doenças

Como o proctologista é responsável pelo cólon, reto e ânus, muitas são as doenças que ele pode tratar. Assim, temos as principais e mais comuns:

Hemorróidas

São as veias ao redor do ânus ou reto que se inflamam ou dilatam. Pode ocorrer devido a um esforço excessivo ao evacuar ou em decorrência de obesidade e gravidez. Esta condição causa desconforto e dor. Assim, é importante procurar um proctologista para iniciar o tratamento que pode ser com o uso de remédios ou mesmo uma cirurgia.

Fissura anal

É uma pequena fissura que ocorre na parte interna do ânus, causando dor e sangramentos ao evacuar. Pode ocorrer com a passagem de fezes duras ou grandes, sendo necessária a consulta com o proctologista para iniciar o tratamento.

Síndrome do intestino irritável

É um distúrbio que causa dor na barriga, gases, diarreia e constipação. Em alguns casos a mudança de vida e alimentação do paciente é suficiente para tratar a doenças. No entanto, alguns pacientes precisam iniciar o tratamento com uso de remédios. O proctologista vai indicar a melhor forma de tratamento para cada caso.

Câncer colorretal

Ocorre com a instalação de tumores no cólon, reto ou ânus. O tratamento do câncer possui grandes chances de sucesso quando este é identificado no início. Por isso a consulta preventiva é muito importante e deve ser feita todos os anos, a partir dos 50 anos de idade. Saiba mais sobre este câncer no vídeo a seguir:

Constipação

Ocorre quando o paciente tem dificuldade de evacuar. Assim, a frequência de evacuação é muito pequena, sendo necessário o tratamento com um proctologista. Este tratamento pode ser feito a partir de remédios ou mudanças na alimentação.

Prolapso retal

Ocorre quando uma parte do intestino grosso sai para fora do ânus. Esta doença pode causar muita dor e desconforto. Assim, o paciente deve procurar o proctologista de forma rápida para começar o tratamento.

Pólipo colorretal 

Um grupo de células que se forma na mucosa do cólon ou do reto. Na maioria das vezes este pólipo não apresenta perigo para o paciente. No entanto, pode vir a se tornar um câncer. Assim, o paciente deve consultar um proctologista para fazer o devido acompanhamento e tratamento. 

Exames e tratamentos

O proctologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, o médico pode realizar o exame proctológico durante a consulta que detecta diversas condições. Além disso, de acordo com o caso do paciente, pode realizar o toque retal e pedir exames como colonoscopia e videocolonoscopia.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do proctologista e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, pomadas e até mesmo indicar a realização de cirurgias e mudanças na alimentação e estilo de vida.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um proctologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp