Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o neurologista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o neurologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

O que faz o neurologista

O neurologista é o médico responsável por cuidar do sistema nervoso e os seus componentes. Assim, auxilia na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que atingem os órgãos desse sistema. Por exemplo: cefaléia, distúrbios no sono e as doenças vasculares. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 milhões de pessoas no mundo possuem alguma doença neurológica ou mental. A pesquisa ainda revela que pelo menos um terço deste total de pessoas não realiza consultas com um médico, o que é perigoso. Por isso, a consulta preventiva e de rotina com o neurologista é muito importante para prevenir as doenças do trato nervoso. Além disso, através da consulta é possível encontrar a causa de qualquer desconforto ou incômodo. Assim, é importante separar um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o neurologista?

É muito importante que todos realizem consultas de rotina com o neurologista para prevenir doenças e até mesmo os cânceres que atingem o sistema nervoso. Nessas consultas, o médico pode realizar um exame clínico para encontrar algum tipo de doença ou condição no paciente. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:

  • Tontura;
  • Convulsões;
  • Confusão mental ou problema na memória;
  • Dificuldade para dormir;
  • Problemas de movimento;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça constante;
  • Dormência ou formigamento;
  • Alteração na visão.

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o neurologista

Quando o paciente procura o neurologista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, como é a alimentação, se faz uso de remédios, bebidas alcoólicas, etc. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico para detectar alguma doença ou condição no paciente. Assim, vai analisar a pele e os músculos, além de testar o reflexo nervoso e a postura do paciente. Esse tipo de consulta é muito importante para descobrir doenças e realizar tratamentos.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para falar de algum sintoma, a consulta vai ser voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e realizar o exame clínico. De acordo com o caso, o médico também pode pedir outros exames a mais. Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento em seu paciente. Além disso, pode indicar que ele procure outros médicos e até pedir para que ele mude sua rotina de vida.

sala policonsultas

Principais doenças 

Como o hepatologista é responsável por todo o sistema nervoso e os seus componentes, muitas são as doenças que ele pode tratar. Assim, temos as principais e mais comuns:

Esclerose múltipla

Esta doença surge a partir de lesões nos nervos que causam problemas na comunicação do cérebro com o corpo. Entre os principais sintomas estão: perda da visão, dor, fadiga e dificuldade na coordenação motora. Assim, ao sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar um neurologista com urgência.

Síndrome das pernas inquietas

Esta condição leva o paciente a ter uma vontade incontrolável de mexer as pernas. Na maioria das vezes este movimento involuntário ocorre durante a noite, causando distúrbios leves ou graves no sono. O tratamento para esta condição pode incluir a prática de exercícios físicos e o uso de remédios. Assim, é importante consultar o neurologista para saber qual o tratamento ideal para cada caso.

Enxaqueca

É uma doença crônica que causa dores de cabeça intensas ou moderadas no paciente. Além disso, muitas vezes é acompanhada de sintomas como: sensibilidade à luz e náuseas. O tratamento desta doença é feito a partir de remédios e adoção de práticas saudáveis. Por isso, é importante consultar o neurologista para iniciar o quanto antes o tratamento.

Doença de Parkinson

Ocorre quando as células nervosas do cérebro sofrem danos. Assim, este distúrbio afeta os movimentos do corpo, causando tremores. Entre os sintomas estão: tremores na mão, movimento lento, rigidez e perda de equilíbrio. Assim, ao sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar um neurologista com urgência. Saiba mais sobre esta doença no vídeo a seguir:

Tumor cerebral

Os tumores no cérebro ocorrem quando há um crescimento anormal de células dentro do crânio, levando à compressão e lesão de células normais do cérebro. Assim, podem ser “benignos” ou “malignos”. Os tumores malignos são aqueles que levam ao câncer. É importante saber que seu início muitas vezes é assintomático. Por isso, as consultas regulares com o hepatologista são essenciais para a qualidade de vida do paciente.

Como prevenir as doenças?

Existem algumas atitudes que podem ajudar na prevenção dessas doenças. Assim, essas medidas são:

  • Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e consumir álcool com moderação.
  • Realizar exercícios mentais para manter o cérebro ativo. Por exemplo: aprender instrumentos musicais, ler livros, jogos de memória, entre outros.
  • Siga todas as normas de proteção no trânsito e em atividades esportivas. Por exemplo: uso de capacete.
  • Consulte o neurologista com frequência. Afinal, existem doenças perigosas que podem não apresentar sintomas.

Exames e tratamentos

O neurologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, o médico pode realizar o exame clínico durante a consulta que detecta diversas condições. Além disso, de acordo com o caso do paciente, pode pedir exames como os de imagem.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do neurologista e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios e até mesmo indicar a realização de cirurgias e mudanças na alimentação e estilo de vida.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um neurologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp