Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Conheça os principais cuidados para prevenir dores nas costas e evitar lesões

Estima-se que a cada 10 pessoas, 8 terão dores nas costas ao longo da vida. Em outras palavras, esse dado, apresentado pela Organização Mundial da Saúde, indica que 80% da população passarão por esse desconforto, sendo a maioria deles ocasionados pelo descuido com a postura, hábitos pouco saudáveis ou esforço excessivo.

Também conhecida como dorsalgia, as dores nas costas podem aparecer como fisgadas, queimação ou pontadas em toda a extensão das costas. A recomendação é que em caso de dores intensas ou prolongadas, deve-se visitar um ortopedista para uma analise clínica minuciosa. Este é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e cuidado com os músculos, ossos, articulações e ligamentos. Entretanto, a prevenção parece ser uma recomendação unânime entre os ortopedistas. Os cuidados com a saúde de forma geral e o acompanhamento de lesões antigas ou condições hereditárias, devem ocorrer o tempo todo, e não apenas em épocas de crise.

paciente com dores nas costas
Policonsultas aumenta a disponibilidade de ortopedistas na semana

Confira 4 dicas para evitar dores nas costas:

1 – Evitar permanecer longos períodos na mesmo posição

A primeira medida a ser tomada é realizar pausas de descanso ao longo do dia, realizar exercícios de alongamentos antes e após esses períodos.

2- Evitar realizar atividades repetitivas com grande carga

Recomenda-se preparar a estrutura muscular para o esforço a ser executado, através de um breve aquecimento diário. Além disso, é importante ter atenção com os movimentos, visando evitar sobrecarregar grupos de músculos ou articulações.

3- Ficar atento ao sobrepeso

O descuido com o peso também está associado ao aumento das dores nas costas na população, visto que 10 quilos acima do peso recomendado para sua estatura pode acarretar em até 25% mais chances de ocorrer uma dorsalgia em idade produtiva. Em alguns casos específicos, o ganho de peso está associado à distúrbios hormonais, e devem ser acompanhados por um endocrinologista. A realização de exercício físico pode auxiliar não apenas na redução do peso e no bom funcionamento integral do corpo, como também no fortalecimento da estrutura de músculos que seguram a coluna, evitando que ela seja sobrecarregada.

4- Parar de fumar

Estudos atualizados apontaram que pessoas que fumam têm mais facilidade em sentir dor, uma vez que seus neuroreceptores são acelerados pelos componentes aditivos do cigarro. Além disso, a fumaça do cigarro reduz a irrigação dos vasos sanguíneos, que podem causar a má nutrição dos discos vertebrais que protegem a coluna, tornando-os menos maleáveis e resistentes, fator que agrava os casos de pacientes com hérnia de disco, por exemplo.

Como a Policonsultas pode te ajudar?

A clínica Policonsultas, passou a disponibilizar agenda diária para consulta com especialista em ortopedia em função do aumento da  procura por diagnóstico de dores nas costas. Além disso, é possível realizar exames diagnósticos, como radiografias, em uma clínica parceira localizada no mesmo andar.

Conforme for constatada necessidade e para atenuar a dor do paciente, o médico poderá indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. Em outros casos podem ser recomendadas as infiltrações, como são chamadas as injeções de corticóides para tratar inflamações e assim amenizar dores, ou as punções, isto é; a retirada de líquidos das articulações, quando essa for a causa do desconforto. Ambos procedimentos podem ser realizados na própria sala de procedimentos da Policonsultas.

medicação para dores nas costas
Na Policonsultas é possível realizar medicações para dores nas costas

Conheça nossos procedimentos aqui.

Para mais informações, entre em contato:

 

Telefone: (32) 3031-6060

WhatsApp: (32) 99102-6160

Redes sociais: @policonsultas

Mister Shopping, 3º piso

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp