Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Entenda por que a visita ao ginecologista é essencial em todas as fases da vida da mulher

A saúde da mulher trata-se de uma série de cuidados que devem ser mantidos constantemente e ao longo de toda vida. O médico responsável pelo estudo e cuidado com o sistema reprodutor feminino é o ginecologista, e a visita à esse especialista uma vez ao ano é muito importante para que a saúde da mulher mantenha-se equilibrada.

O ginecologista está apto a analisar as queixas e sintomas apresentados pelas pacientes, auxiliando nas dúvidas que podem ocorrer desde a adolescência até a terceira idade. Também podem encaminhar à realização de exames de rotina ou àqueles investigativos, para casos de complementação no diagnóstico de doenças, quando houver necessidade.

Da adolescência a terceira idade: rotinas de ida ao médico ginecologista tem diferentes motivações

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcada por várias mudanças, geralmente desencadeadas por alterações hormonais. Nessa fase é comuns que jovens tenham muitas dúvidas sobre seu corpo e como lidar com tantas transformações. Assim, ainda que não tenha ocorrido relações sexuais em tal período, é importante que a primeira consulta com o ginecologista aconteça a fim de sanar dúvidas. Além disso, consulta será o ambiente confiável para tratar sobre sexualidade, onde serão dadas informações sobre gravidez precoce, métodos contraceptivos, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), entre outros assuntos.

Já as mulheres adultas, ou que já tenham vida sexual ativa, devem visitar o especialista em ginecologia pelo menos uma vez ao ano para realização do exame colpocitologia oncótica cervical, mais conhecido como exame preventivo ou Papanicolaou. Esse exame é reconhecido mundialmente como uma estratégia para a detecção precoce do câncer do colo do útero (leia aqui).

A partir dos 40 anos a ida no ginecologista passa a ser essencial para a realização da mamografia. Este exame pode detectar precocemente o câncer de mama, uma doença silenciosa e que não gera dores ou desconfortos graves inicialmente. Por isso, o exame anual pode facilitar um diagnóstico precoce, possibilitando até 95% de chance de cura.

Durante a gestação, o ginecologista obstetra é responsável por fazer o acompanhamento do pré-natal, que consiste na assistência médica prestada à mulher durante os meses que envolvem a gravidez. Esse procedimento é importante para que o médico consiga avaliar doenças preexistentes na paciente, como por exemplo em casos de hipertensão arterial, diabetes ou patologias transmissíveis.

espéculo ginecológico
Com o auxílio de um espéculo, o ginecologista pode observar o colo de útero da paciente

Como a Policonsultas pode te ajudar?

Além dessas visitas essenciais ao ginecologista longo da vida, existem vários sintomas que devem ser vistos como sinais para procurar ajuda médica a qualquer momento. Dentre eles, podemos destacar: a dor no baixo ventre, corrimento ou coceira vaginal, dor, secreção ou inchaço nas mamas ou mamilos, pouca ou nenhuma lubrificação, cólica menstrual forte, menstruação irregular, sangue na urina, dor para urinar, gravidez, risco ou exposição a alguma IST, entre outros.

sala de ginecologia da Policonsultas
Na Policonsultas é possível se consultar todos os dias com uma ginecologista.

Na Policonsultas, é possível se consultar diariamente por uma especialista em ginecologia obstétrica mediante agendamento. Além disso, também são realizados exames diagnóstico na própria clínica, conheça-os aqui.

Para mais informações sobre consultas, exames e procedimentos médicos realizados na Clínica Policonsultas, entre em contato:

 

Telefone: (32) 3031-6060

WhatsApp: (32) 99102-6160

 

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp