Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

O que é a menopausa?

Neste post você vai entender tudo sobre a menopausa. Navegue por categoria:

O que é a menopausa?

A menopausa é a fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, pois os hormônios femininos já não são mais produzidos pelos ovários. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma mulher se encontra em menopausa após a ausência consecutiva da menstruação por 12 meses. Assim, costuma ocorrer entre 45 e 55 anos de idade. Quando a menstruação para antes dos 40 anos, o fenômeno é chamado menopausa precoce. 

Em primeiro lugar, é importante saber que a falha da menstruação a partir dos 40 anos de idade é normal e costuma ocorrer cerca de 5 vezes até o início da menopausa. Por isso, é muito importante que a mulher realize as consultas anuais com o ginecologista. Afinal, o médico vai fazer a orientação para o início dessa fase na vida da mulher. Saiba tudo sobre a consulta com o ginecologista.

Tipos de menopausa

A menopausa possui três estágios. Assim, são eles:

Pré-menopausa

Durante este período, ocorre uma redução da produção de hormônios no corpo da mulher. Assim, começa a partir dos 40 anos e dura cerca de 6 anos. Assim, neste período o organismo feminino começa a se preparar para deixar de ser fértil. Além disso, esta fase não costuma produzir nenhum sintoma ou sinal.

Perimenopausa

Este período engloba a pré-menopausa e o primeiro ano da pós-menopausa. Assim, este período se inicia quando surgem os primeiros sintomas da menopausa e termina quando se completa um ano sem menstruação. 

Pós-menopausa

Este período tem início um ano após a última menstruação da mulher e dura durante o resto da vida. Dessa forma, no começo desta fase existe um risco grande de desenvolver osteoporose e doenças do coração. Por isso, é importante que as mulheres busquem ajuda do médico para diminuir os problemas e manter uma boa qualidade de vida.

Causas

A menopausa pode ter diversas causas. Por exemplo:

  • Queda dos hormônios;
  • Remoção do útero;
  • Quimioterapia ou radioterapia;
  • Insuficiência ovariana primária.

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma condição e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

Sintomas

Existem alguns sintomas que podem indicar o início da menopausa. Por exemplo:

  • Alterações menstruais (antes do término completo)
  • Calor intenso e abrupto
  • Coceira e secura na vagina, que podem levar à dor na relação sexual
  • Redução da libido
  • Diminuição do tamanho dos seios e perda de firmeza
  • Sudorese noturna
  • Problemas para dormir
  • Mudanças de humor
  • Períodos de ansiedade e depressão
  • Diminuição da autoestima
  • Ganho de peso
  • Desaceleração do metabolismo
  • Pele seca e cabelos mais finos
  • Diminuição da elasticidade da pele
  • Dores de cabeça
  • Aumento da porosidade dos ossos

Além desses sintomas, algumas mulheres podem apresentar sinais que não são tão comuns. Por exemplo, calafrios, perda de memória, fadiga, aparecimento de espinhas e incontinência urinária. Assim, é importante marcar uma consulta para que o médico faça uma avaliação da paciente.

Diagnóstico e tratamentos

A partir do momento em que completa um ano desde a última menstruação, é importante que a mulher realize alguns exames para confirmar o início da menopausa. Assim, esses exames são realizados a partir da coleta de sangue. Em seguida, o médico vai avaliar os níveis de hormônio encontrados para saber se a menopausa realmente começou.

Quando o médico afirma que a menopausa começou, a mulher pode optar por um tratamento. No entanto, é importante lembrar que este fenômeno é natural e o tratamento deve ser feito apenas caso os sintomas causem desconforto para a paciente. Assim, algumas opções de tratamento são:

Reposição hormonal

É o tratamento mais eficaz para o alívio das ondas de calor. Assim, é ideal entre as idades de 50 a 59 anos e no máximo até 7 anos após o início dos sintomas da menopausa. Além disso, é importante que a paciente realize todos os exames que o médico pedir e faça as consultas de rotina. Afinal, essas condições tornam o tratamento mais seguro.

Por outro lado, a reposição hormonal não é indicada para mulheres com histórico de problemas no coração. Além disso, pode facilitar o aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de mama. Saiba tudo sobre este câncer.

Aplicação de estrogênio

Em primeiro lugar, este tratamento é utilizado para aliviar o sintoma de secura da vagina e dor durante a relação sexual. Assim, os médicos recomendam que as mulheres usem o estrogênio em forma de creme. Além disso, este tratamento é uma opção para as mulheres que não desejam fazer a reposição de hormônios.

Fitoterapia

Esta terapia é feita através do uso de plantas medicinais e seus extratos.

Acumpultura

Esta é uma técnica chinesa que pode ajudar a menopausa ao estimular diferentes pontos do corpo. Assim, é feita através da inserção de agulhas em locais do corpo da mulher. Além disso, esta prática também trabalha a prevenção e evita o agravamento de doenças.

Verdades e mitos

Depois da menopausa não é possível engravidar – VERDADE

Após a menopausa a gravidez não é mais possível devido ao processo.

A menopausa reduz o libido – VERDADE

Alguns sintomas como secura na vagina, podem levar à dor na penetração e sensação de ardor.

Neste período há um maior risco à diabetes – VERDADE

Durante essa fase é comum as mulheres apresentarem uma piora na sensibilidade da insulina.

Toda mulher sente sintomas – MITO

Apesar da maioria das mulheres apresentar uma ou mais queixas,algumas pacientes podem passar pela menopausa sem sentir nenhum sintoma.

A intensidade dos sintomas é variável – VERDADE

A intensidade dos sintomas pode variar, com formas leves, moderadas ou intensas.

Este período pode levar à obesidade – VERDADE

Muitas mulheres ganham peso durante a transição da menopausa e a pós-menopausa, porque o metabolismo diminui. Além disso, as mulheres costumam praticar menos exercícios nessa fase.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um ginecologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp