Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Saiba a importância dos exames de otorrinolaringologia

Neste post você vai entender o que é e para quê servem os exames de otorrinolaringologia. Além disso, vai ver suas principais funções e quando devem ser feitos. Navegue por categoria:

O que são e para quê servem os exames de otorrinolaringologia?

A otorrinolaringologia é a área que cuida da saúde do ouvido, nariz e garganta. Por isso, todas as pessoas devem visitar um médico com frequência para saber se existe algum problema. Assim, durante a consulta de rotina o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Além disso, de acordo com o problema ou sintoma o médico pode pedir alguns exames para avaliar seu paciente. Saiba tudo sobre a consulta com o otorrinolaringologista.

Além dos exames dessa área, a depender do caso, o médico pode pedir que o paciente realize algum dos exames de fonoaudiologia. Afinal, as duas áreas se complementam pois tratam da fala e audição do paciente.

Quando marcar o exame?

Além das consultas de prevenção, o paciente deve procurar o médico quando apresenta algum sinal que mostra a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Assim, estes sinais podem ser:

  • Dor ou desconforto na garganta;
  • Dificuldade para escutar;
  • Voz rouca;
  • Sangramento no ouvido, garganta ou nariz;
  • Alergia;
  • Dor na face;
  • Tontura ou visão escurecida;
  • Falta de equilíbrio.

É importante nunca ignorar um sintoma. Afinal, ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

Videolaringoscopia

Através desse exame de imagem, o médico consegue ver as estruturas da boca, laringe e outras áreas. Assim, é indicado para achar as causas de tosse crônica, voz rouca e dificuldade para engolir, por exemplo. Ademais, o exame é feito no próprio consultório e costuma ser rápido e simples. Além disso, o paciente recebe o resultado na hora e não precisa passar por recuperação.

Em primeiro lugar, o exame é feito com um aparelho que possui uma câmera em sua ponta, ligada a uma fonte de luz que é colocada na boca do paciente. Assim, é possível observar as estruturas. Além disso, antes do exame o médico aplica anestesia local em seu paciente através de um spray. Durante o exame a pessoa deve respirar de forma normal e falar apenas quando o médico pedir.

Videoendoscopia nasal

Este exame também é feito no consultório e permite avaliar a faringe e a laringe, incluindo as pregas vocais. Assim, após aplicar a anestesia local o médico utiliza um fibra ótica flexível inserida pelo nariz. Além disso, este exame permite encontrar desvio do septo, sinusites, cresimento de adenoide, corpo estranho nasal e imperfuração, além de muitas outras condições e doenças. Além disso, o paciente recebe o resultado na hora e não precisa passar por recuperação.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios e até mesmo indicar a realização de cirurgias e mudanças no estilo de vida.

Como prevenir doenças?

Existem algumas atitudes que podem ajudar na prevenção das doenças no ouvido, nariz e garganta. Assim, essas medidas são:

  • Manter a vacinação contra a gripe sempre em dia.
  • Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e consumir álcool com moderação.
  • Evitar contato com pessoas infectadas ou que apresentam sintoma.
  • Lavar as mãos sempre que for levá-la ao rosto.
  • Passar álcool em gel sempre que não puder lavar as mãos.
  • Tomar sol durante o dia para aumentar a imunidade.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um otorrinolaringologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp