Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro
Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

Conheça as principais doenças sexualmente transmissíveis e como evitá-las

Você com certeza já escutou falar sobre as doenças sexualmente transmissíveis, certo? Mais conhecidas como DSTs, essas doenças podem ser transmitidas de várias formas, sendo que a principal delas é através da relação sexual. Por isso, é muito importante conhecer essas doenças e entender como pode ser feita sua prevenção.

Nesse post você vai conhecer as principais DSTs, seus sintomas, formas de contágio e, por fim, quais medidas podem ser realizadas para a sua prevenção.

Herpes genital

Essa doença é causada pelo chamado ‘vírus da herpes’, que fica alocado dentro de pequenas bolinhas vermelhas nos órgãos genitais masculino e femino. Como essas bolinhas possuem secreção, o vírus da doença é facilmente transmitido durante o sexo, sendo que o simples contato pode levar à contaminação.

O principal sintoma da herpes genital é o aparecimento das bolinhas vermelhas na região genital e na área da coxa. Além das bolinhas, o paciente com herpes costuma ter febre, dor ao urinar e, no caso das mulheres, secreção vaginal alterada.

Como tratar?

Quando uma pessoa está com sintomas de herpes vaginal ou manteve relação sexual com algum portador do vírus, é preciso procurar o urologista, no caso dos homens, ou a ginecologista para as mulheres. O médico especialista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar essa doença.

Assim, caso o paciente realmente esteja com a doença, vai iniciar o tratamento com um remédio que diminui os desconfortos causados pela doença. Afinal, a herpes genital não possui cura, mas os sintomas costumam desaparecer após 20 dias do início do tratamento.

Gonorreia

A gonorreia é uma doença causada por uma bactéria, que pode ser transmitida através da relação sexual ou compartilhamento de objetos íntimos, como brinquedos sexuais. Essa doença atinge homens e mulheres e seus sintomas podem ser: dor ao urinar, corrimento amarelado semelhante a pus, hemorragia vaginal fora da menstruação, dor abdominal, bolinhas vermelhas na boca ou dor durante o contato íntimo.

Como tratar?

O tratamento da gonorreia é feito com o uso de antibiótico específico. É importante lembrar que o médico especialista deve ser sempre consultado quando uma pessoa possui algum sintoma da doença. Além disso, o tratamento deve iniciar o mais rápido possível, pois a gonorreia pode ser fatal quando a bactéria entra em contato com o sangue.

Clamídia

A clamídia também é causada por uma bactéria que pode ser transmitida através do contato sexual ou pelo compartilhamento de objetos íntimos. Muitas vezes essa doença pode passar despercebida e até mesmo assintomática. Em outros casos, pode causar sintomas como corrimento amarelado e espesso, vermelhidão nos órgãos genitais e dor na pélvis durante o contato íntimo.

Como tratar?

Na maioria das vezes a clamídia é tratada através do uso de antibióticos prescritos pelo médico especialista. Por isso, no caso de algum sintoma, é importante marcar uma consulta para que o médico realize o diagnóstico correto.

HPV

Essa doença é causada pelo vírus do papiloma humano (HPV) e se manifesta através de lesões nos órgãos genitais masculino e feminino ou na pele. É importante saber que essas lesões não causam nenhuma dor para o paciente mas são extremamente contagiosas.

Como tratar?

O vírus do HPV não possui cura, ou seja, fica adormecido no corpo do paciente e se manifesta de tempos em tempos. No entanto, existem pomadas que podem ser aplicadas quando as rugas aparecem e também o chamado procedimento de cauterização dessas lesões. Além desses procedimentos, é importante lembrar que existe uma vacina que previne essa doença, devendo ser aplicada preferencialmente em crianças e adolescentes.

Tricomoníase

Essa doença é causada por um parasita que, em contato com órgãos genitais, causa sintomas como corrimento acinzentado ou verde-amarelado e espumoso com mau cheiro forte e desagradável, além de que poder causar vermelhidão, coceira intensa e inchaço dos órgãos genitais. Além de ser transmitida pelo contato sexual, a tricomoníase também pode ser transmitida pelo compartilhamento de toalhas de banho e até mesmo em jacuzzis. 

Como tratar?

O tratamento desta infecção é feito com o uso de antibióticos e deve ser realizado o mais rápido possível. Afinal, caso a infecção se espalhe pelo corpo, existe o risco de desenvolver doenças graves e outras condições.

Sífilis 

A sífilis é uma doença grave que causa feridas e manchas vermelhas nas mãos e nos pés. Apesar desses sintomas serem indolores, a infecção é muito grave, podendo chegar ao coração e ao cérebro. O contágio pode se dar através de relação sexual, transfusão de sangue e até mesmo compartilhamento de seringas.

Como tratar?

Existem grandes chances de cura para a sífilis quando o tratamento é realizado no início da doença. Assim, o médico especialista vai indicar a melhor forma de tratamento para cada paciente, sendo que na maioria das vezes é feito pelo uso de antibióticos.

AIDS

A AIDS é provocada pelo vírus do HIV, transmitido através de relações sexuais, compartilhamento de seringas e transfusão sanguínea. Esse vírus pode causar sintomas como febre, suores, dor de cabeça, sensibilidade à luz, dor de garganta, vômitos e diarreia.

Como tratar?

É importante saber que a AIDS não tem cura e o vírus permanece no corpo do hospedeiro para sempre. No entanto, existem medicamentos hoje em dia que permitem ao portador do vírus ter uma boa qualidade de vida.

Como evitar as DSTs?

A melhor e mais eficaz forma de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis é a prática do sexo seguro. Ou seja, fazer uso do preservativo sempre que tiver relações sexuais com parceiros novos. Além disso, é importante que parceiros fixos tenham o costume de realizar exames de maneira regular.

Policonsultas 

Precisa marcar uma consulta com urologista ou ginecologista? A Policonsultas conta com médicos preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Caso reconheça algum dos sinais que podem indicar uma doença sexualmente transmissível, marque uma consulta!. Afinal, o tratamento é capaz de dar à pessoa com alguma dessas condições uma melhor qualidade de vida.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp