Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

O perigo da Diabetes: saiba como se prevenir dessa doença silenciosa

O mês de novembro é reconhecido nacionalmente pelo engajamento em vários temas que envolvem a saúde, dentre eles, o cuidado e prevenção da diabetes ganhou destaque nos últimos anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas estão diagnosticadas com essa doença. A falta de cuidados com a alimentação e saúde no dia-a-dia podem levar à diabetes, e quando não diagnosticada precocemente pode vir a ser descoberta por sua complicações.

O Diabetes é uma doença crônica causada pela produção inadequada ou má absorção de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. Em condições normais, quando o nível de glicose se eleva no organismo, as células beta do pâncreas produzem a insulina, responsável por quebrar essas moléculas de açúcar e determinar  se elas serão utilizadas como combustível para as atividades do corpo ou serão armazenadas como reserva, em forma de gordura.

O diabético tem certa anomalia na fabricação ou no funcionamento da insulina, de forma que a glicose não é empregada adequadamente no organismo. Desse modo, em pessoas que tem diabetes, observa-se um aumento das moléculas de açúcar que não estão sendo quebradas pela ação do hormônio, e ao longo do tempo poderá trazer danos ao coração, as artérias, olhos, rins e nervos, e em casos mais graves, pode levar à morte.

Quais os tipos de diabetes:

Existem dois principais tipos de diabetes: o tipo 1 está associado a não-produção de insulina pelo organismo, e o tipo 2, quando a produção do hormônio é insuficiente para cumprir as necessidades do corpo.

Diabetes Tipo 1

O diabetes do tipo 1 é uma doença que não tem causa conhecida, mas geralmente está relacionado à fatores genéticos. Portanto, pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente e acompanhar os resultados. Nesse caso de diabetes, o sistema imunológico do indivíduo ataca as células beta, e assim a glicose fica circulando pela corrente sanguínea, não sendo transformada em energia para o organismo. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.

Diabetes Tipo 2

Já a diabetes do tipo 2, trata-se dos casos em que o organismo produz insulina, porém não consegue utilizá-lo de forma adequada ou produz muito pouco para conseguir controlar quantidade de glicose ingerida. De qualquer forma, o resultado é uma insuficiente metabolização da glicose e o consequente aumento de seus níveis no sangue. Outro agravante deste tipo de diabetes é que, as células responsáveis por armazenar gordura no organismo reconhecem a produção de insulina, mas não identificam a presença da glicose existente. Assim, há uma liberação de gordura para o sangue, aumentando as taxas de colesterol.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 90% dos casos dos diabetes são do tipo 2, manifestando-se principalmente em adultos.

Como é o diagnóstico e a prevenção da diabetes?

Os sintomas da diabetes podem ser muito sutis, por isso é essencial realizar exames de rotina anualmente, geralmente, indicados por um clínico geral. Cansaço, perda de peso, aumento da frequência urinária, desidratação, sonolência ou agitação são alguns deles, que podem ser facilmente confundidos com outros quadros de saúde. Se os sintomas do diabetes já apareceram, a recomendação é que seja realizado um exame de sangue a fim de constatar resultados elevados de glicemia capilar.

Assim, é importante saber que qualquer pessoa pode desenvolver a diabetes, mas alguns fatores podem ser considerados de maior risco para os indivíduos. Por exemplo: os fatores genéticos, o diagnóstico de pré-diabetes, pressão alta, obesidade e sobrepeso, colesterol ou triglicerides descontrolado, doenças renais crônicas, mulheres com síndrome de ovários policísticos, entre outros. Caso você se enquadre em um ou mais desses casos, é importante se atentar.

A melhor forma de prevenção do diabetes é levar uma vida saudável. Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação rica em verduras e vegetais, evitar o consumo de álcool, além de reduzir a ingestão de doces, alimentos gordurosos e processados, são as principais recomendações médicas.

Quando diagnosticada, muitas vezes é necessário fazer uso de insulina sintética ou outro medicamento para controlar a taxa de glicose que eleva-se no organismo.

Venha para a Policonsultas!

A Policonsultas acredita que o cuidado com a saúde é fundamental. Acreditamos que prevenir é, sem dúvidas, o melhor remédio. Conheça nosso corpo clínico, e realize seus exames com a gente!

Agende seu atendimento!

Por telefone: (32) 3031-6060

Por WhatsApp: (32) 99102-6160

Estamos no Mister Shopping, 3º piso – Juiz de Fora

 

 

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp