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Está tendo problemas para dormir?

Está tendo problemas para conseguir dormir durante as noites e não sabe o que pode ser? Neste post você vai conhecer os principais distúrbios do sono e algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor. Assim, navegue por categoria:

O que são os distúrbios do sono?

Segundo a Associação Brasileira do Sono, 75% dos brasileiros apresentam queixas de sono. Nos dias de hoje, é comum que as pessoas durmam cada vez menos devido ao trabalho e às preocupações da vida. No entanto, esta prática é muito prejudicial para o funcionamento de nosso corpo e a manutenção de nossa saúde. Por isso, diversas pesquisas afirmam que uma pessoa adulta deve ter pelo menos sete horas de sono por dia.

Muitas vezes, as pessoas costumam atribuir os problemas no sono à insônia, doença popular e muito conhecida pelos brasileiros. No entanto, essa ideia nem sempre está certa pois existem diversos distúrbios capazes de prejudicar muito o nosso sono. Assim, problemas físicos e psicológicos podem ser responsáveis por causar diversos problemas durante a noite de sono (ou melhor, a noite sem sono). Dessa forma, para entender melhor sobre esses problemas e porque eles acontecem, conheça os principais distúrbios do sono a seguir.

Insônia

Esse é o principal distúrbio do sono e o mais conhecido. De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia, sendo que grande parte dessas pessoas não tem ideia de que sofre dessa doença. Assim, essa doença tem como principal característica a dificuldade de dormir durante as noites. Além disso, a pessoa que sofre com insônia costuma ter dias extremamente cansativos. Afinal, não dormir à noite faz com que no dia seguinte a pessoa fique muito cansada. Assim, entre os principais sintomas da insônia estão:

  • Dificuldade para adormecer;
  • Acordar várias vezes durante a noite;
  • Acordar cansado;
  • Dificuldade de concentração e atenção;
  • Mudanças de humor e agressividade;
  • Falta de motivação.

Apneia obstrutiva

Essa doença ocorre quando as vias aéreas da pessoa são bloqueadas pelo relaxamento dos tecidos da faringe, limitando a quantidade de ar que atinge os pulmões. Assim, como não chega oxigênio suficiente no corpo da pessoa, este se força a despertar. Esse distúrbio é bastante por fazer as pessoas roncarem durante boa parte da noite. Entre os principais sintomas da apneia obstrutiva estão:

  • Ronco alto ou frequente;
  • Sensação de sufocamento durante o sono;
  • Cansaço durante o dia;
  • Dor de cabeça matinal;
  • Acordar durante a noite para ir ao banheiro urinar;
  • Dificuldade na concentração;
  • Perda de memória;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Mau-humor.

Síndrome das pernas inquietas

Quando uma pessoa sofre com essa condição, sente necessidade de balançar as pernas o tempo todo, inclusive na hora de dormir. Por isso, não consegue ter concentração para conseguir dormir e quando consegue parar de balançar, sente um forte incômodo nos membros. É importante saber que essa síndrome pode ser genética e costuma atingir pessoas mais velhas. Saiba mais sobre esse distúrbio no vídeo a seguir.

Narcolepsia

Ao contrário dos outros distúrbios, essa doença faz com que a pessoa não consiga ficar acordada durante o dia, dormindo sem perceber em diversos momentos. Ou seja, ao chegar de noite, a pessoa já dormiu tanto que não consegue voltar ao sono. Assim, forma-se um ciclo vicioso e que precisa ser tratado. Além disso, sabe-se que esta doença é genética e costuma aparecer na infância.

Sonambulismo

Esse distúrbio também é muito conhecido e bastante famoso entre as pessoas. Assim, quem sofre de sonambulismo pode realizar diversas atividades durante o sono. Por exemplo, levantar, trocar de roupa, sair do quarto e até mesmo conversar com outras pessoas. Assim, essa condição é muito perigosa para a vida do sonâmbulo e por isso sua casa deve ter muitas proteções contra atos perigosos. Além disso, quando o distúrbio é frequente ou intenso, é necessário realizar tratamento com remédios.

Dicas para dormir melhor

Quando uma pessoa está dormindo mal e reconhece os sintomas de algum distúrbio do sono, deve procurar a ajuda de um neurologista ou de um psiquiatra. Afinal, existem tratamentos eficazes feitos através de remédios e terapias. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar as noites de sono de uma pessoa e aumentar bastante a qualidade de vida. Assim, algumas dessas dicas são:

Evitar dormir durante o dia e ter horário fixo para dormir à noite.

Estabelecer uma rotina para o sono é uma ótima forma de acostumar o seu corpo a dormir na hora adequada e ter uma boa noite de sono.

Praticar atividades físicas durante o dia.

A prática de atividade física é essencial para a boa saúde e ajuda a dormir melhor. No entanto, não é recomendável exercitar durante a noite pois pode provocar bastante agitação.

Não usar eletrônicos ou assistir televisão antes de dormir.

Este uso faz com que nosso cérebro seja ativado e, com isso, cria dificuldade para relaxar e conseguir pegar no sono.

Evitar comidas e bebidas com cafeína à noite.

Estes alimentos deixam nosso corpo mais alerta e com mais energia, dificultando o sono. 

Não consumir bebidas alcoólicas à noite. 

Assim como a cafeína, o álcool provoca uma onda de energia e agitação em nosso corpo. Ou seja, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o álcool não ajuda a dormir mais rápido.

É importante consumir álcool de forma moderada

Consumir alimentos leves no jantar.

Alimentos pesados e ricos em proteína, quando consumidos em excesso à noite, podem atrapalhar o sono. Por isso, opte por alimentos mais leves ou pequenos lanches.

Praticar atividades relaxantes durante a noite.

Tomar banhos mornos, fazer uma leitura, pintar e ou ter uma rotina de skin care são ótimas atividades para estimular o sono e relaxar o corpo.

Não insistir com o sono

Se não conseguir dormir quando deitar, não adianta insistir por muito tempo, isso só gera estresse. Assim, quando não estiver com sono é interessante levantar e praticar atividades leves e relaxantes como ler um livro até a chegada do sono.

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