Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o angiologista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o angiologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

O que faz o angiologista?

O angiologista é o médico responsável por cuidar e tratar do sistema circulatório humano. Ou seja, trata das doenças que acometem vasos sanguíneos e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais. Além disso, este médico acompanha quadros médicos de seus pacientes, auxiliando na prevenção dessas doenças.

É importante realizar consultas regulares com este médico para detectar a causa de diversos desconfortos e encontrar doenças em seu início. Por isso, é importante separar um tempo para consultar o reumatologista. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o angiologista?

A consulta preventiva ao angiologista é muito importante para evitar uma série de doenças e condições no sistema circulatório. Assim, todos devem realizar um check up de forma regular. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças do aparelho circulatório representam cerca de 15,2 milhões de óbitos em todo o mundo, sendo que as doenças isquêmicas do coração e acidente vascular encefálico são as causas com maiores incidências. Além das visitas regulares ao médico, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:

  • Dores nas pernas;
  • Inchaço;
  • Formigamento;
  • Sensação de peso;
  • Cãibra;
  • Cansaço.

É muito importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o angiologista?

Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente pratica atividades físicas, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, etc. Esta primeira parte da consulta serve para que o médico entenda quais riscos seu paciente está exposto e como evitar danos. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico no consultório e pode pedir outros exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e é capaz de identificar doenças mesmo com sintomas leves, como a presença de varizes.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para relatar algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida, vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para melhor avaliação, como angiografia , angiotomografia e exames de sangue.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o angiologista vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar a seu paciente a procurar outro médico, praticar exercícios físicos e até realizar uma mudança no estilo de vida.

sala policonsultas

Principais doenças

Existem diversas doenças que podem comprometer o sistema vascular, causando riscos para a vida do paciente. Por isso, é importante estar atento aos sintomas que podem indicar a existência de uma dessas condições. Segundo o Ministério da Saúde, as que mais diagnosticadas pelo angiologista são:

Trombose

A trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma nas grandes veias presentes nas pernas e nas coxas do paciente. Assim, esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa grande inchaço e dor na região afetada. É importante saber que alguns medicamentos, como o anticoncepcional, podem facilitar a ocorrência desta doença. No entanto, quando um coágulo se desprende e passa a correr na corrente sanguínea, causando um processo chamado de embolia, a situação se torna grave. Em muitos casos o paciente precisa ficar internado para receber tratamento médico. Dessa forma, é preciso saber quais são os sintomas dessa doença:

  • Dor;
  • Calor;
  • Vermelhidão;
  • Rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo. 
Saiba mais sobre o assunto no vídeo a seguir:

Vasculite

A vasculite ocorre quando a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico causando uma inflamação. Assim, devido à inflamação, as paredes dos vasos sanguíneos se tornam estreitas, impedindo o fluxo normal do sangue e sua chegada aos órgãos do corpo. Entre os principais sintomas estão:

  •  Febre;
  • Fadiga;
  • Perda de peso;
  • Dores musculares e articulares.

Aneurisma

O aneurisma ocorre quando há a dilatação anormal de uma artéria de qualquer parte do corpo como cérebro, coração e até mesmo os rins. Assim, essa artéria pode se romper ou permanecer dilatada pelo resto da vida do paciente. No entanto, nos casos em há o rompimento as consequências são graves pois ocorre uma hemorragia interna. De uma forma geral o aneurisma apresenta sintomas locais como inchaço e pulsação na área atingida, sendo que os principais sintomas somente ocorrem quando há o rompimento da artéria.

Arteriosclerose 

A arteriosclerose ocorre quando há um endurecimento das paredes de um vaso sanguíneo devido ao acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias. Assim como nas doenças anteriores, este acúmulo de substâncias podem levar ao rompimento dos vasos, causando uma situação grave para o paciente. Assim, para evitar a formação dessas placas, é muito importante que todas as pessoas mantenham uma dieta equilibrada e pratiquem exercícios físicos com frequência.

Fazer uma refeição saudável antes de doar sangue é muito importante

Exames e tratamento

O angiologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, alguns exames que o médico pode pedir são: angiografia , angiotomografia e exames de sangue.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, antibióticos e até mesmo indicar a consulta com outras especialidades médicas, como o cardiologista. Saiba tudo sobre a consulta com o cardiologista.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um angiologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp