Ter uma alimentação saudável é um elemento chave para a qualidade de vida e saúde de todas as pessoas. No entanto, é comum cairmos nas tentações do dia a dia e consumir alimentos que podem fazer muito mal à nossa saúde.
Para ter um bom plano alimentar e conseguir encontrar os alimentos necessários para sua saúde, é importante realizar um acompanhamento junto com o nutricionista. O nutricionista é responsável por estudar e criar os planos de alimentação e de nutrição de seu paciente. Ou seja, realiza com o seu paciente o plano dos melhores alimentos para ele. Assim, é responsável por prevenir muitas doenças e dar ao paciente melhor condição de vida.
Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças. Por exemplo: diabetes, doenças do coração, pressão alta, problema nas veias do cérebro e várias formas de câncer. Por isso, ter uma alimentação saudável é muito importante para a saúde das pessoas. Dessa forma, a consulta preventiva e de rotina com o nutricionista é muito importante para prevenir a obesidade e outras doenças. Além disso, através da consulta é possível ter um estilo de vida bom e saudável.. Assim, é importante separar um tempo para ir ao nutricionista. Afinal, cuidar da alimentação é cuidar da saúde.
Confira dicas práticas de como melhorar sua alimentação no dia a dia
Substitua sal e óleo no preparo do alimento
Não é preciso cortar todos os alimentos que prejudicam a saúde nas refeições diárias. Afinal, este momento deve ser de prazer e não de ansiedade. No entanto, é possível substituir alguns componentes, como o sal e o óleo, por opções mais saudáveis sem alterar o gosto do alimento. Por exemplo: é possível trocar o óleo tradicional pelo azeite ou óleo de coco. Já o sal pode ser substituído por ervas e temperos naturais.
Utilize folhas e frutas nas saladas
Esta é uma opção saudável e muito saborosa para as saladas. Além de substituir alimentos pesados, as folhas e frutas são ricas em muitas vitaminas. Assim, é ideal encontrar folhas e frutas que agradem o seu paladar. Ótimas opções de frutas para saladas são: maçã, morango, damasco, kiwi e a uva verde.
Opte por carnes magras
As carnes magras são aquelas que possuem menor quantidade de gordura. Por exemplo: peru e chester. Mais uma opção de carne magra é o bacalhau.
Prefira sobremesas feitas com frutas
Além de serem muito saborosas, as sobremesas com frutas são saudáveis e possuem vitaminas para o corpo. Por outro lado, doces que utilizam chocolates por exemplo, possuem muita gordura e açúcar, o que prejudica a saúde de várias formas. Algumas frutas perfeitas para sobremesas são: abacaxi, morango, banana e limão.
Modere no consumo do álcool
O álcool é responsável por trazer muito prejuízo ao corpo humano. Assim, atinge o cérebro, fígado, estômago, entre outros. Por isso, durante as refeições é importante não exagerar no consumo de bebidas alcóolicas. Uma solução pode ser intercalar um copo de água a cada copo de álcool para manter o corpo hidratado e evitar a ressaca no dia seguinte.
Substitua refrigerante por sucos naturais
O refrigerante é considerado um dos maiores vilões do corpo humano. Ou seja, sempre que possível deve ser evitado. Por isso, opte por sucos naturais como sucos de laranja, abacaxi e maracujá nas festas de fim de ano. Além de serem ricos em vitaminas e minerais, são saborosos e vão manter o corpo hidratado durante a noite.
Não coma com pressa
Quanto maior a mastigação durante a refeição, menor é a quantidade de comida ingerida. Isso ocorre pois a mastigação faz com que o cérebro receba mais rápido a sensação de saciedade. Ou seja, comer com calma faz com que a fome passe mais depressa, diminuindo a quantidade de comida.
Conheça aqui 8 alimentos que fazem muito mal para sua saúde.
Saiba quais doenças estão relacionadas a uma alimentação ruim
Existem muitas doenças que estão relacionadas à alimentação ruim. Assim, as principais são:
Gastrite
É uma inflamação ou lesão na mucosa do estômago. Os sintomas incluem dor na parte superior da barriga, náuseas e vômitos. É provocada pela ingestão de gordura, álcool, fritura, entre outros. Além disso, pode ocorrer quando o espaço entre as refeições é muito grande. Saiba mais sobre esta doença.
Colesterol elevado
O colesterol é uma gordura importante presente em nosso organismo. No entanto, o aumento do índice de colesterol no sangue pode provocar diversas doenças e condições. Por exemplo, o infarto e o derrame. Por isso é sempre importante realizar exame de sangue periódicos para controlar essa gordura.
Diabetes
O tipo 2 da diabetes está relacionado com a obesidade e o consumo de carboidratos e gorduras. Ou seja, a alimentação errada pode contribuir para o aparecimento desta doença tão comum. Assim, é importante sempre realizar exames, ter uma educação alimentar e praticar exercícios físicos. Saiba como prevenir esta doença.
Obesidade
Esta doença ocorre quando há acúmulo excessivo de gorduras no corpo. Assim como no caso da diabetes, é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Além disso, é importante o acompanhamento com um nutricionista.
Hipertensão
Esta doença ocorre quando há um aumento da pressão arterial. Assim, para a prevenção é preciso reduzir o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio (como os industrializados). Além disso, a prática de atividades físicas e a consulta com um nutricionista são grandes aliados. Além dessas doenças, uma alimentação sem qualidade traz muitos outros prejuízos à saúde.
Quando procurar o nutricionista?
É muito importante que todos realizem consultas regulares com o nutricionista para ter um plano de alimentação. Afinal, o nutricionista estuda cada caso para saber qual tipo de alimentação é melhor para a pessoa. Nessas consultas, o nutricionista pode pedir exames para encontrar condições no paciente e saber o que precisa mudar. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:
- Dificuldades no sono;
- Intestino preso ou solto;
- Obesidade;
- Cabelos e unhas frágeis;
- Falta de disposição no dia;
- Problemas de coração.
É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, é possível evitar que o problema se agrave e comprometa a saúde.
Verdades e mitos sobre a alimentação saudável.
É comum ter dúvidas sobre a alimentação e como torná-la saudável. Assim, preparamos algumas verdades e mitos sobre este assunto.
Leite faz mal. MITO
O leite faz mal somente às pessoas que possuem algum tipo de intolerância ou alergia a este alimento. Saiba mais sobre o assunto.
Produtos integrais são melhores para alimentação saudável. VERDADE
Estes alimentos são ricos em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e controle do colesterol alto.
Congelar alimentos é ruim. MITO
Esta prática pode facilitar muito a rotina das pessoas. Não existem estudos que mostram qualquer prejuízo ao congelar alimentos.
Tomar café após o almoço faz mal para alimentação. VERDADE
Apesar de ser um hábito muito comum, deve ser evitado. Isto porque o café impede a absorção de muitos alimentos que foram ingeridos na refeição. No entanto, o café possui muitos benefícios e deve fazer parte da alimentação.
Carboidrato faz mal. MITO
O carboidrato é muito importante para o corpo humano. No entanto, quando consumido em excesso pode trazer muitos riscos e prejuízos para a saúde.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um nutricionista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!