Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

8 alimentos que fazem mal à sua saúde

Você sabia que existem alimentos que fazem mal à sua saúde? A alimentação saudável é um dos principais fatores responsáveis pelo bem-estar físico e mental das pessoas. Por isso, é muito importante prestar bastante atenção no dia a dia para evitar ingerir alimentos que fazem mal ao nosso organismo. Isso não quer dizer que você vai ter que abrir mão daquela batata frita ou do seu doce predileto. Não existem alimentos proibidos, mas sim aqueles que devemos evitar e consumir com menos frequência. 

Assim, a Policonsultas separou uma lista com 9 alimentos que fazem muito mal para você e que talvez estejam presentes no seu cotidiano. É importante lembrar que o mal causado por esses alimentos não é apenas engordar, estamos falando de doenças como o câncer, colesterol alto, entre outras. Assim, confira esses 9 alimentos abaixo:

1- Embutidos (salsicha, presunto, linguiça, mortadela, entre outros)

Os chamados ‘embutidos’ foram criados para facilitar o processo de produção do alimento. Assim, foram adicionados conservantes, corantes e outras substâncias muito tóxicas às carnes. É exatamente por esse motivo que a data de validade desses alimentos é bem grande. 

Sabe aquele pão com mortadela que todo brasileiro adora comer? E aquela pizza de presunto e queijo que preparamos nos finais de semana? Pois é, esses alimentos podem causar muitos danos para a sua saúde, como problemas no estômago e entupimento de veias e artérias. 

Além disso, o consumo exagerado desse alimento é capaz de causar não só problemas imediatos mas também diversos tipos de câncer devido às substâncias tóxicas que nele estão presentes. Por isso, que tal substituir o presunto pelo queijo minas e deixar os embutidos somente para ocasiões especiais?

2- Caldos e temperos industrializados 

Escolher cozinhar ao invés de pedir comida pronta é sempre a melhor opção para a nossa saúde (e também para o nosso bolso). No entanto, é importante que os temperos utilizados para o preparo do alimento sejam naturais, como a cebola e o alho. Isso porque os temperos industrializados são ricos em sódio e glutamato monossódico que, além de serem responsáveis pela hipertensão arterial, trazem doenças neurológicas graves. Por exemplo, o Alzheimer, doença de Parkinson e a demência. Saiba tudo sobre essas doenças. 

Além disso, é importante lembrar que descascar um alimento é sempre mais interessante e saudável do que desembrulhar!

3- Biscoitos recheados

Esse alimento é muito consumido ao longo da vida por diversas pessoas, principalmente pelas crianças. Afinal, seu gosto fantástico aliado à praticidade de apenas abrir o pacotinho é atrativo demais. No entanto, os biscoitos recheados possuem alta carga calórica e são responsáveis pelo aumento exagerado dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, a alta concentração de gordura saturada e açúcar é responsável por gerar hiperatividade e déficit de atenção nas crianças e também nos adultos. Por isso, guardar esses biscoitos apenas para momentos especiais é uma atitude que vai contribuir muito para a sua saúde e de seus filhos.

4- Margarina

De longe, um dos alimentos mais prejudiciais para nossa saúde. A margarina é rica em gordura trans, um tipo de gordura que não é reconhecida por nosso corpo e, por isso, não é metabolizada. Assim, essa gordura se acumula em nosso sangue, elevando de forma drástica a concentração do colesterol ruim e diminuindo o colesterol bom. Por isso, opte sempre pela manteiga, que tem origem animal e não agride o organismo de forma tão perigosa.

5- Refrigerante

Você sabia que alguns tipos dessa bebida são proibidos em alguns países por conter corantes e sulfetos que fazem muito mal ao nosso corpo? Em outros países o refrigerante só pode ser comercializado sem corante, ou seja, não possui cor nenhuma. Ou seja, os danos dessa bebida são tão grandes a ponto de existirem restrições contra seu uso em alguns lugares.

Por isso, ainda que o refrigerante esteja presente no dia a dia, é importante evitar o seu consumo no cotidiano e deixar para tomá-lo apenas nos finais de semana ou ocasiões especiais. Afinal, esse produto contém ingredientes que causam câncer e diversos problemas no estômago. Confira aqui sete dicas para cuidar melhor da saúde do estômago.

6- Sorvete

Sim, o sorvete está presente em diversas ocasiões de nossa vida e é um alimento muito consumido nos dias quentes. No entanto, é preciso se atentar para a presença de alta quantidade de açúcar, gorduras trans, corantes, conservantes e até mesmo saborizantes que podem trazer graves sequelas para nosso cérebro. Por isso, é preciso cortar o sorvete do dia a dia e consumir este alimento em dias específicos.

Uma opção saudável é preparar você mesmo o seu sorvete caseiro. Existem várias receitas que utilizam somente frutas e leite para o preparo dessa delícia! Confira uma dessas receitas no vídeo abaixo:

7- Batata frita

A batata frita possui várias características que a torna prejudicial à nossa saúde. Em primeiro lugar, sua composição é rica em acrilamida, substância que se torna tóxica quando a batata é exposta a altas temperaturas. Além disso, o óleo utilizado para fritar a batata pode causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

Mas não se preocupe! Não é preciso abolir o petisco de nossas vidas, apenas evitar o seu consumo excessivo.

8- Comidas congeladas

Sim, chegar em casa após um dia exaustivo e colocar aquela lasanha congelada no congelador é muito atrativo. No entanto, é preciso tomar cuidado com a frequência e a quantidade de alimentos congelados que você está consumindo. Isso porque esses alimentos são ricos em sódio e gorduras saturadas, aumentando os níveis de colesterol e causando doenças no coração.

Por isso, opte sempre por alimentos frescos e preparados em casa.

Agora que você já conhece alguns alimentos que fazem mal à sua saúde, é importante tomar o primeiro passo e tentar diminuir a quantidade de consumo. Além disso, é ideal consultar um nutricionista para saber qual tipo de dieta e alimentação é perfeita para o seu caso. Assim, esse profissional vai conhecer sua rotina e hábitos para montar a dieta junto com você. Saiba tudo sobre a consulta com o nutricionista. 

Além disso, é importante lembrar que não é preciso passar por restrições rigorosas para ter uma vida saudável. Afinal, a reeducação alimentar leva em consideração todos os gostos e dificuldades do paciente para que este fique não só saudável mas também feliz.

Policonsultas 

A Policonsultas conta com médicos preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp