Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Dezembro Laranja: prevenção ao câncer de pele

O dezembro laranja é o mês mundial de combate e prevenção ao câncer de pele. A campanha surgiu por iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o objetivo de conscientizar a população a respeito do câncer de pele. Assim, a cor laranja foi escolhida por fazer menção à cor do sol e dos corpos bronzeados, muito comum nesta época do ano.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil possui uma média de 181 mil casos novos por ano de câncer de pele. Além disso, o tumor deste câncer é o de maior incidência no Brasil, o que é preocupante e mostra que medidas de prevenção são muito importantes.

A campanha do dezembro laranja tem o objetivo de incentivar as consultas preventivas com o dermatologista e a prevenção por meio do uso do protetor solar, todos os dias. Da mesma forma, é possível reduzir o número de casos do câncer de pele no país. Durante o mês de dezembro, diversos lugares públicos se enfeitam de laranja em apoio à campanha.

O que é o câncer de pele

O câncer de pele ocorre quando há um crescimento descontrolado das células que compõem a pele. Como essas células formam camadas, o tipo de câncer formado vai depender da camada de pele que foi afetada. Assim, existem dois tipos principais deste câncer:

  • Melanoma- É o tipo mais grave, causado principalmente pela exposição à radiação solar. Primeiramente, atinge camadas superficiais da pele. Em seguida, pode se espalhar para outros órgãos do corpo. Por isso, deve-se estar atento aos seus sintomas: surgimento de pintas e manchas pelo corpo.
  • Não melanoma- Neste tipo do câncer, surgem diversos tumores. De acordo com o tipo de tumor a gravidade pode ser alta ou moderada. Além disso, os tumores também podem se espalhar para outros órgão, o que é muito perigoso.

Além da exposição ao sol, outros fatores também podem contribuir para o surgimento do câncer de pele. Por exemplo: contato com determinados produtos químicos e até alguns remédios.

Fatores de risco do câncer de pele

É fato que o câncer de pele pode atingir a todos. No entanto, existem algumas pessoas que possuem fatores que aumentam a chance deste câncer. Por exemplo:

  • Idade acima de 40 anos;
  • Pele e olhos claros;
  • Histórico da doença na família;
  • Exposição constante ao sol;
  • Doenças na pele.

Prevenção ao câncer de pele

Existem muitas formas de prevenção ao câncer de pele. Dentre elas, uma das mais importantes é a visita regular ao dermatologista. Confira as principais formas:

Usar protetor solar todos os dias

O câncer de pele pode surgir pela exposição constante ao sol. Por isso, é importante usar o filtro todos os dias, até para ficar em casa. Saiba tudo sobre o protetor solar.

Usar óculos escuros e chapéus

Esta é outra forma de evitar que os raios solares tenham contato direto com a pele. No entanto, é preciso estar atento ao óculos de sol e escolher o que possui proteção nas lentes.

Evitar exposição ao sol das 10h às 16h

Neste horário a intensidade do sol causa mais prejuízos è pele. Assim, se a exposição for necessária, reforce o protetor solar.

Esteja atento a pintas, manchas e verrugas na pele

Caso note alguma mudança, procure o dermatologista de forma rápida. Afinal, quanto antes o tratamento do câncer de pele começar, maiores são as chances de sucesso e cura.

Sem dúvida, outras práticas de cuidado com a pele são muito importantes para prevenir o câncer. Por isso, é importante consultar o dermatologista para saber o que é ideal para cada tipo de pele. Saiba tudo sobre a consulta com o dermatologista.

Sinais do câncer de pele e exames

No dia a dia é necessário estar atento para os sinais que podem indicar o câncer de próstata. Assim, alguns desses sintomas podem ser:

  • Lesões rosas, vermelhas e escuras;
  • Manchas que descamam;
  • Aumento lento da lesão;
  • Pintas que sangram, coçam, sofrem alterações de cor e tamanho;

Na presença de algum desses sinais, deve-se procurar um dermatologista o mais rápido possível. Na consulta, o médico vai realizar exames para estudar a situação. Existem dois tipos comuns de exames para diagnosticar o câncer. São eles:

  • Dermatoscopia– Aparelho que visualiza camadas da pele não vistas a olho nu;
  • Biópsia– É recomendado para confirmar o câncer de pele. Assim, o material coletado é enviado ao laboratório, que emite o laudo;
DESTACADA-tudo-sobre-dermatologista

Tratamento

Hoje em dia, a medicina apresenta resultados eficazes no tratamento do câncer de pele. São feitos a partir de procedimentos, técnicas e medicamentos para quadros oncológicos. Nesse sentido, existem diferentes formas para o tratamento desta doença: 

Cirurgia excisional

Nesta cirurgia o médico retira o tumor e uma pequena borda da pele com um bisturi.

Criocirurgia

Os tumores são eliminados por meio do congelamento com nitrogênio líquido. Assim, este procedimento pode ser feito no consultório.

Curetagem

O médico raspa o tumor com, destruindo as células do câncer com bisturi elétrico.

Cirurgia micrográfica

O tumor e um pedaço da pele são retirados com uma cureta. Em seguida, a técnica é repetida até desaparecer o câncer.

Cirurgia a laser

As células do tumor são removidas com o emprego de laser;

Terapia fotodinâmica

Aplica-se um agente externo para destruir as células do tumor.

Cada tipo de procedimento possui vantagens e desvantagens. Assim, é importante que a escolha seja feita junto ao médico. Afinal, ele é especialista e sabe encontrar a melhor forma de combater esta doença. Além disso, é preciso entender que, apesar das desvantagens de um método, ele pode salvar vidas.

Policonsultas 

Policonsultas conta dermatologistas preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Caso reconheça algum dos sinais que podem servir de indicativo do câncer de pele, marque uma consulta imediatamente. Afinal, o tratamento precoce é capaz de acelerar e otimizar a cura desta doença. Apesar do nome “dezembro laranja”, todos as pessoas devem prevenir esta doença o ano inteiro.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp