Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

10 dicas para cuidar da saúde dos olhos

Os olhos são os órgãos da visão em nosso organismo e, por isso, a saúde dos olhos merece atenção especial pois interfere diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. Isso porque esse órgão é responsável por garantir um dos principais e mais importantes sentidos humanos. Porém, muitas vezes, pacientes acabam esquecendo da importância de cuidar e manter a saúde desse órgão. Essa ação pode levar a muitos problemas como infecções, inflamações, conjuntivite, perda da visão e até mesmo condições mais graves como a perda da visão.

Pensando nisso, a Policonsultas separou 10 dicas normalmente esquecidas mas essenciais para manter a saúde dos olhos e, consequentemente, uma boa qualidade de vida:

Visitar o oftalmologista todos os anos

De longe a mais importante medida de prevenção às condições e doenças nos olhos. Afinal, o médico é o profissional capacitado para examinar os olhos e encontrar diferentes tipos de problemas. Por exemplo: miopia, hipermetropia, terçol, catarata, conjuntivite, entre outras.

Por isso, todas as pessoas devem consultar o médico ao menos uma vez por ano para realizar um check up completo e verificar se está tudo certo. Confira quais são os problemas de visão mais comuns.

Usar óculos escuros

O uso de óculos escuros é muito importante durante todo o tempo de exposição ao sol. Isso acontece porque a luz solar emite raios ultravioletas (UVA e UVB) que são extremamente prejudiciais para a saúde dos olhos. Mas atenção! Os óculos escuros devem conter proteção específica contra esses dois raios. Caso o óculos não possua essa proteção pode prejudicar ainda mais a saúde dos olhos e trazer danos ainda mais graves.

Não coçar os olhos

Esse hábito é muito comum, mas pode prejudicar a saúde dos olhos e até ser responsável pelo surgimento de doenças graves. Isso acontece porque quando coçamos os olhos estamos colocando pressão sobre estruturas muito frágeis e sensíveis, como a córnea. Assim, este simples ato pode causar condições como: ceratocone, deslocamento de retina e arranhões na córnea. Além disso, colocar as mãos sujas nos olhos pode levar bactérias e microorganismos para o órgão, causando infecções, como a conjuntivite. Saiba tudo sobre a conjuntivite.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem interfere na saúde do ser humano em vários sentidos. Com relação aos olhos, a falta de sono adequado pode trazer condições como olhos secos e vermelhidão. Assim, essas condições podem evoluir e trazer desconforto e incômodos durante o dia. Além disso, dormir bem pode ajudar pacientes que já sofrem com esse tipo de desconforto. Confira aqui dicas que vão te ajudar a dormir melhor.

Nunca usar óculos de grau de outra pessoa

Óculos de grau são objetos pessoais e nunca devem ser emprestados para outras pessoas. Isso porque usar um grau que não é necessário para a visão da pessoa pode gerar dores de cabeça, tontura e prejudicar a qualidade da saúde dos olhos. Por isso, é importante consultar o médico oftalmologista e realizar os exames necessários para saber qual grau é necessário para o seu caso.

Não usar colírios e pomadas sem consultar o médico

Muitas vezes, quando um paciente sente algum incômodo ou coceira nos olhos, costuma seguir indicações de amigos ou de pesquisas na internet. No entanto, esta prática é errada e pode ser responsável por trazer prejuízos para os olhos. Assim, qualquer sintoma ou incômodo nos olhos deve ser levado para o consultório para que o médico dê as orientações corretas de acordo com cada paciente.

Piscar os olhos com frequência

Ainda que seja algo comum, muitas pessoas se esquecem de piscar os olhos quando estão concentradas em algo. No entanto, esse ato é muito importante para a saúde dos olhos pois estimula a hidratação e lubrificação do órgão, além de promover o seu relaxamento. Assim, uma boa forma de lembrar de piscar é deixar alguns lembretes no local de trabalho, principalmente para as pessoas que trabalham em frente ao computador.

Manter a higiene dos olhos

Essa é uma importante medida de prevenção a infecções e outros tipos de doenças nos olhos. Manter os olhos limpos é muito importante para evitar a proliferação de fungos e bactérias que se acumulam na região ao longo do dia. Portanto, lavar os olhos deve ser um hábito diário de todas as pessoas. Além disso, para as pessoas que usam maquiagem, o cuidado deve ser dobrado! Isso porque os resquícios de produtos são muito perigosos para a saúde dos olhos.

Ter bastante cuidado com lentes de contato

As lentes de contato são utilizadas por muitas pessoas e oferecem benefícios para quem não se acostumou com o uso de óculos. Entretanto, a lente de contato requer atenção especial uma vez que é introduzida dentro da pálpebra, em contato direto com os olhos. Assim, alguns cuidados importantes são: lavar bem as mãos antes de encostar na lente, utilizar produto específico para sua limpeza e nunca dormir com a lente de contato. Afinal, é preciso garantir o descanso e o relaxamento do órgão.

Ter uma alimentação saudável

Ter uma boa alimentação é importante não só para a saúde dos olhos, mas para todo o funcionamento do organismo. No entanto, existem alguns tipos de alimentos que fazem bem especial para esse órgão. Por exemplo: cenoura, laranja, verduras verde-escuras, ovos, peixes, entre outros. 

Além de seguir as dicas apresentadas, é muito importante que o paciente relate todos os sintomas e qualquer desconforto para o médico. Afinal, somente este profissional pode entender as necessidades do paciente e indicar quais cuidados devem ser tomados. 

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um oftalmologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui! E lembre-se: nada substitui a visita a um médico especialista. Ou seja, é importante seguir orientações de saúde, mas sempre estar atento a sintomas e procurar o médico nesses casos. Além disso, é importante realizar todos os exames que o médico pedir para estar em dia com a saúde. Afinal, somente dessa forma o paciente vai ter a certeza de que está tudo certo com sua saúde.

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp