Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

A importância dos check ups anuais para o acompanhamento de quadros de saúde

Inspecionar regularmente o corpo é um hábito que você precisa desenvolver para manter a saúde, através de muita dedicação e disciplina.

A principal forma de cuidar do seu corpo é através da medicina preventiva. Este método ajuda você a entender a saúde geral do corpo, analisando seu bem-estar geral. Além disso, também ajuda a diagnosticar possíveis doenças antes que elas se tornem graves.

Para saber mais sobre a importância dos exames regulares de saúde, precisamos entender primeiro a função do check up.

O que é o check up e quais são seus benefícios?

Na realidade, o check up é uma série de exames destinados a analisar como seu corpo está funcionando e avaliar seu estado e possíveis mudanças. Estes exames podem variar de acordo com o paciente e seu histórico de saúde, com foco em estudos clínicos, laboratoriais e de imagem.

Através dos exames solicitados, os médicos poderão verificar a presença de doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer para que um tratamento eficaz seja iniciado imediatamente, aumentando consideravelmente as chances de cura e diminuindo consequentemente a necessidade de tratamentos mais complexos.

Assim, além de monitorar seu estado de saúde, também estará prevenindo a ocorrência de qualquer doença ou complicação de saúde física ou mental! Assim, exames simples quando são feitos de forma rotineira, podem salvar vidas.

Geralmente, quais são os exames solicitados?

Conheça a seguir alguns dos exames de rotina mais comuns:

Hemograma

O hemograma é um dos exames mais solicitados pelos médicos. Ele ajuda a avaliar diferentes componentes do sangue e aspectos de saúde, como, por exemplo, se há anemia; acompanha o funcionamento dos rins, os índices de colesterol e perfil lipídico, entre outros.

Exame de urina

Atualmente, existem três tipos de exame de urina. Porém, o exame de urina tipo 1, também conhecido como urina EAS (elementos anormais de sedimento), é o mais comum. Pois, esse tipo de exame avalia fatores como glicose, proteína, pH, densidade, corpos cetônicos, bilirrubina, urobilinogênio, leucócitos, sangue e nitrito.

Eletrocardiograma

A saúde cardíaca também precisa ser acompanhada periodicamente. Desse modo, o eletrocardiograma pode ser usado para detectar ou acompanhar irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), defeitos cardíacos, problemas com as válvulas do coração, artérias bloqueadas, entre outros.

Quando realizar o check up?

O check up pode ser realizado por pessoas de todas as faixas etárias. Mas, a partir dos 40 anos torna-se imprescindível, pois, a partir dessa idade, as mudanças no corpo são maiores e mais impactantes devido ao processo de envelhecimento que vai se tornando mais acelerado.

A frequência vai depender do histórico de saúde do paciente e de sua família. Porém, normalmente o check up deve ser realizado anualmente ou, no máximo, a cada dois anos.

O check up e a saúde da mulher

Especificamente no caso das mulheres, existem outras questões clínicas que devem ser avaliadas, principalmente no que diz respeito ao sistema reprodutivo.

É de extrema importância consultar um ginecologista com frequência, normalmente de forma anual. Nesse sentido, os principais exames ginecológicos solicitados no check-up são: papanicolau, ultrassom endovaginal e a mamografia.

A mamografia é o exame mais solicitado para mulheres acima de 40 anos, porém, dependendo do histórico familiar, pode começar a ser recomendado a partir dos 30 anos. 

Desse modo, através desses exames será possível analisar o estado do colo do útero, dos órgãos da região pélvica e das glândulas mamárias e possíveis alterações.

O check up e a saúde do homem

No caso dos homens, também existe um exame específico que deve ser realizado por homens a partir dos 40 anos, com sua devida atenção: o exame retal, mais conhecido como exame de próstata.

É através dele que os médicos verificam o estado do reto e de um possível câncer na região, a partir do nível de antígenos da próstata presente no sangue.

Todos esses exames são de fácil acesso e possuem realizações rápidas e práticas, por isso não deixe de fazer o seu check-up e manter a sua saúde em dia.

Como funciona o check up na Policonsultas?

Na Policonsultas, primeiramente o paciente realiza exames de sangue que são pré selecionados pelo médico. Após obter os resultados dos exames, é realizada uma consulta, onde mais profundamente, a partir do exame físico, anamnese e evolução do histórico do paciente, o médico avalia seu estado de saúde.

Lembrando que cada grupo de exames tem o objetivo de investigar uma área da saúde, podendo melhorar a qualidade de vida do paciente, além de otimizar possíveis tratamentos. Venha fazer o seu check up com a gente!

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp