Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro
Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

5 dicas para uma alimentação equilibrada nas festas de final de ano

Para muitas pessoas, o final do ano é um dos períodos mais difíceis para manter uma alimentação equilibrada e sem muitos excessos. Isso porque as festas de final de ano, as confraternizações de trabalho e amigos e o período de férias podem mexer com a rotina e hábitos de muita gente.

Com tanta oportunidades de estar junto de amigos e familiares fica difícil controlar a alimentação. No entanto, é possível fazer isso de forma consciente, conhecendo alguns truques para evitar os excessos que são cometidos por impulso, em grande parte das ocasiões.

Conheça nossas 5 dicas para uma alimentação equilibrada nas festas de final de ano.

saiba como cuidar da alimentação na época de festas
conheça alguns truques para evitar excessos nas festas de final de ano

1 – Não deixe de se exercitar

O final de ano pode mexer com a rotina de muita gente e por vezes as atividades físicas ficam em segundo plano. A primeira dica é não deixar de se movimentar durante essa época, ainda que a frequência não seja a mesma, nem mesmo a intensidade deles. Os exercícios não apenas possibilitam a queima de calorias ingeridas, que muito provavelmente irão aumentar nas festas de final de ano, como também podem ajudar a controlar a ansiedade e evitar que você desconte na comida.

2 – Não pule refeições durante o dia

Mesmo que você queira preparar o estômago para a ocasião das festas e confraternizações, não é recomendado pular refeições durante o dia. Isso porque a restrição alimentar pode aumentar a sensação de fome e causar certa impulsividade na hora de comer. Assim, a tendência é que você exagere na quantidade e acabe procurando os alimentos mais palataveis, isto é, principalmente gorduras e açúcares.

3- Beba muita água

Se você não pretende ingerir bebidas alcoólicas, beber muita água é importante para manter-se hidratado. A desidratação causa sensação de fome, uma vez que o organismo passa a funcionar de maneira inadequada na ausência de água no corpo e as células recebem quantidade insuficiente de energia, fazendo com que o cérebro não associe esse desequilíbrio à falta de líquido, e sim à falta de comida.  Caso você for ingerir bebidas alcoólicas, tomar água ou sucos naturais torna-se ainda mais essenciais. Isso porque o álcool pode sobrecarregar o funcionamento do fígado, levando à desidratação, agitação, além de desregular o sono, e como já dissemos aqui, pode interferir no equilíbrio de hormônios que controlam a sensação de saciedade.

4 – Comece pela salada e termine nas frutas

A vantagem de começar pelas saladas, legumes e verduras é deixar o organismo satisfeito, sem que haja a necessidade de exagerar no prato principal. Isso ocorre porque os vegetais demoram mais para serem mastigados, além de serem ricos em fibras e ajudarem na digestão de todo o bolo alimentar. As frutas também poderão reduzir o espaço do prato principal, mas ganham destaque quando a vontade de comer doces aumentar.

Aposte nas frutas da estação, principalmente uvas, morango, pêssego, melancia e cereja.

5 – Coma de tudo, mas em pequenas quantidades

Preparar o estômago com verduras e frutas ajuda para que não cometa excessos ao longo da noite. Mas na chegada do prato principal é importante destacar que uma boa mastigação também faz muita diferença. Busque saborear os alimentos enquanto mastiga tudo, e sem pressa. Nesse movimento há uma comunicação bastante efetiva entre estômago e cérebro, de modo que os hormônios responsáveis pela sensação de saciedade são liberados a partir da percepção que envolve o reconhecimento dos alimentos dentro da boca.

Também não é preciso evitar a sobremesa. Coma moderadamente e em pequenas quantidades. O segredo de uma alimentação equilibrada baseia-se no autocontrole e não em restrições difíceis de suportar.

 

Como a Policonsultas pode te ajudar?

Na Policonsultas você pode se consultar com uma nutricionista que irá ajudá-lo no planejamento de hábitos alimentares mais saudáveis.

Lembre-se: contornar os eventos que saem da rotina alimentar é mais fácil do que começar novamente um programa de dieta ou lidar com os efeitos causados pelo excesso.

Quando precisar, entre em contato:

☎Por Telefone: (32) 3031-6060
?Por WhatsApp: (32) 99102-6160
?Mister Shopping, 3º piso – Centro, Juiz de Fora – MG

 

 

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp