Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

9 Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

A insônia é distúrbio que consiste na dificuldade de pegar no sono ou manter-se dormindo por longos períodos de tempo. De acordo com pesquisas, estima-se que 40% da população sofrerá de insônia em algum momento da vida.

Existem vários motivos pelos quais as pessoas vivam esse quadro durante a vida, mas é importante procurar ajuda médica caso a falta de sono persista por mais de duas semanas. Isso porque as noites mal dormidas podem acarretar no adoecimento do indivíduo, uma vez que as atividades metabólicas que ocorrem durante longos períodos de sono ficam debilitadas. Como exemplo, pode-se citar as alterações na produção dos hormônios Grelina e Leptina, responsáveis pelo controle da fome e saciedade. Nesse caso, pesquisas indicam que a privação do sono de forma crônica podem aumentar em até 60% o risco de obesidade.

Além disso, pessoas que dormem pouco ou tem um sono de pouca qualidade, isto é, acordam com freqüência, estão mais propensos a desenvolver problemas respiratórios, doenças cardíacas e ligadas à tireóide. Por isso, antes que a situação se torne complexa, é importante analisar os sintomas que acompanham a falta de sono e procurar melhorar a qualidade de seu sono.

Nesse post separamos 9 dicas que poderão ajudá-lo a ter um sono melhor.

9 Dicas para ter um sono melhor: 

1) Procure adotar horários regulares para deitar-se e levantar-se.

2) Evite cochilar mais que 30 minutos seguidos durante o dia.

3) Faça atividade física

4) Evitar bebidas como café, chá-preto, chá mate ou energéticos a noite.

5) Coma alimentos leves no jantar. Evite refeições que exigem muito do metabolismo para serem digeridas.

6) Evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois podem provocar agitação.

7) Diminuir a lâmpadas fortes, freqüência de telas de computador, tablets e celulares durante a noite.

8) Arrume o seu quarto para dormir. Desligue qualquer iluminação que possa causar incomodo, desligue os sons inapropriados, organize a roupa de cama.

9) Fazer atividades relaxantes à noite, como tomar banhos quentes, ler, escutar músicas calmas.

Evite usar o celular antes de deitar-se.

Insônia: Um distúrbio multifatorial

A insônia não tem apenas uma causa, ou melhor, ela é multifatorial. Portanto é importante que sejam levados em conta fatores psicológicos, cognitivos, sociais, biológicos, comportamentais e até mesmo genéticos que podem levar alguém a parar de dormir ou fazê-lo de forma incorreta.

Caso a insônia seja em decorrência de dores ou desconfortos no trato respiratório, como ronco, apnéia ou tosse excessiva, é essencial procurar um otorrinolaringologista e um pneumologista. Nos casos de dores de cabeça, agitação ou estresse excessivo, o neurologista auxiliará solicitando exames e um psicólogo poderá auxiliar no caso de desequilíbrio emocional ou ajudando a aliviar a sobrecarga do dia-a-dia.  Tudo vai depender dos vários sinais que envolvem a vida da pessoa que sofre de insônia.

Como a Policonsultas pode te ajudar?

Na Policonsultas você pode se consultar em mais de 21 especialidades, entre elas os especialistas em neurologia, pneumologia, psicologia e otorrinolaringologia. Conheça nosso corpo clínico e agende sua consulta.

Entre em contato:

☎Por Telefone: (32) 3031-6060
?Por WhatsApp: (32) 99102-6160
?Mister Shopping, 3º piso
www.policonsultas.com.br

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp