Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre a enxaqueca, uma doença que atinge milhões de brasileiros. Além disso, vai entender quais são as suas causas, sintomas e tratamento. Navegue por categoria:
O que é a enxaqueca?
Algumas pessoas costumam pensar que a enxaqueca não é uma doença e sim uma dor de cabeça um pouco mais forte. No entanto, esse pensamento é errado, já que essa é uma doença crônica que pode conviver com a pessoa durante uma vida inteira. Assim como a maioria das doenças crônicas, a enxaqueca não tem cura, mas existem tratamentos capazes de reduzir os sintomas da doença, ajudando bastante no dia a dia dos pacientes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a enxaqueca atinge cerca de 31 milhões de brasileiros. Além disso, essa doença é a terceira mais comum no mundo e pode prejudicar a pessoa em vários aspectos de sua vida pessoal e profissional. Por isso, é sempre importante que todas as pessoas com algum sintoma realizem consultas com o neurologista para descobrir se possuem esta doença. Afinal, sentir dores de cabeça de forma constante pode atrapalhar muito e até mesmo ser um empecilho para uma meta de vida do paciente. Saiba tudo sobre a consulta com o neurologista.
Principais sintomas
Os sintomas da enxaqueca muitas vezes podem ser confundidos com os de outras doenças. Por exemplo, a dor de cabeça pode estar associada a uma gripe ou até mesmo uma crise alérgica. Por isso, a consulta com o médico é muito importante na hora de fazer essa avaliação. Somente ele é capaz de encontrar de forma certa a existência dessa doença. No entanto, o conjunto dos sintomas muitas vezes pode mostrar a presença da doença crônica. Assim, conheça os principais sinais da doença:
- Dor de cabeça intensa que geralmente dura pelo menos três horas, podendo chegar a três dias
- Alteração no sono e na alimentação
- Tontura e enjoo
- Alteração na visão (manchas ou luzes que surgem de repente)
- Sensibilidade a luz, barulhos e cheiros fortes
- Dificuldade de concentração e irritabilidade
É importante lembrar que a dor de cabeça não é o único sintoma dessa doença, já que ela mexe com todo o organismo. Quando a pessoa desconfia que pode ter enxaqueca, é preciso marcar a consulta com o neurologista. Nesse momento, o médico vai fazer algumas perguntas sobre os sintomas do paciente e realizar um teste clínico. Assim, se a pessoa tiver a doença, vai iniciar o tratamento indicado para seu caso.
Causas da enxaqueca
A enxaqueca não tem causas específicas já que é uma doença crônica. No entanto, estudos mostram uma relação de genética e hereditariedade nessa condição, ou seja, é comum a doença estar em pessoas da mesma família. Além disso, a enxaqueca é mais comum em mulheres devido aos hormônios da menstruação. Além da genética, existem alguns fatores que podem potencializar um caso ou desencadear os sintomas. Entre esses fatores estão:
- Ansiedade – A ansiedade pode liberar neurotransmissores capazes de agravar o quadro da doença;
- Jejum prolongado – Comer de três em três horas é muito importante para melhorar o quadro ou evitar os sintomas;
- Dormir mal – Ter uma boa noite de sono é muito importante para aliviar os sintomas e evitar a dor de cabeça;
- Ciclo menstrual – Nesta época, os sintomas das mulheres que possuem essa doença podem ser mais intensos que o normal;
- Alimentação – Esse é um fator que merece muita atenção dos pacientes. Alimentos como café, chocolate, queijos, leite, frituras e açúcares podem agravar muita esta doença. Por isso, é importante evitar este tipo de alimento para aliviar os sintomas, principalmente a dor de cabeça.
- Analgésicos – Quando uma pessoa sofre com dores de cabeça constantes, é comum abusar dos remédios que tiram essa dor. Contudo, esse exagero pode tornar a enxaqueca ainda mais forte e resistente. Por isso, o tratamento da doença é feito com remédios específicos receitados pelo médico.
- Sedentarismo – Praticar exercícios físicos ajudam no tratamento da doença, além de evitar o surgimento dos sintomas.
É sempre importante consultar o médico para saber quais são os fatores que contribuem para os sintomas de seu caso. Afinal, os corpos humanos são únicos e nem sempre o que funciona para uma pessoa vai funcionar para a outra.
Tratamento
O tratamento da enxaqueca é feito junto com o acompanhamento médico. Ou seja, o paciente que reconhece os sintomas da doença não deve tomar remédios por conta própria já que isso pode piorar o seu quadro de saúde. Existem remédios e práticas específicas para cada caso e todos eles devem passar pelo neurologista. No entanto, algumas ações podem e devem ser feitas por todos os pacientes dessa doença. Entre elas estão: praticar exercícios físicos, ter uma alimentação, evitar situações de estresse e ansiedade, além de alimentos que pioram os sintomas.
Para os pacientes que possuem quadros de estresse e ansiedade generalizada, é importante buscar ajuda também de outros profissionais, como o psicólogo. Afinal, através da terapia é possível tratar e evitar diversas condições como a gastrite, depressão, hipertensão, problemas vasculares, entre outros.
Verdades e mitos
A enxaqueca é uma doença bastante conhecida e, por isso, existem informações que são verdadeiras mas também mentirosas sobre o assunto. A Policonsultas esclarece algumas delas para você.
Fumar pode desencadear a enxaqueca. VERDADE
A nicotina faz com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, gerando os típicos sintomas da doença. É importante lembrar que fumar causa diversas condições em nosso corpo e sempre prejudica nossa saúde.
A enxaqueca não tem tratamento. MITO
A doença não possui cura. No entanto, existem diversos tratamentos para aliviar os sintomas e evitar que o paciente tenha dores de cabeça tão constantes.
Frutas cítricas podem piorar os sintomas. VERDADE
Essas frutas possuem substâncias que podem fazer os sintomas aparecerem ou até serem mais intensos.
A toxina botulínica pode curar a enxaqueca. MITO
Alguns estudos mostram que essa toxina se mostra eficaz no tratamento da doença. No entanto, não é capaz de promover a cura.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um neurologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!