Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Agosto dourado: conheça a relação da fonoaudiologia com a amamentação

Agosto é o mês dedicado para intensificar a promoção, proteção e apoio à amamentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.

O que a fonoaudiologia tem a ver com a amamentação?

O aleitamento materno pode parecer simples, mas para ser verdadeiramente eficaz, existem múltiplas áreas de conhecimento que precisam ser contempladas. Pois, através do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, as mães recebem orientações e toda a ajuda que necessitam para iniciar o processo de amamentação. 

Uma dessas áreas é a fonoaudiologia, que é responsável por acompanhar 0 desenvolvimento anatomofuncional das estruturas orofaciais do bebê. Além disso, também trabalha questões desde a amamentação que refletem posteriormente na fala. Pois é capaz de orientar quanto aos prejuízos e consequências do uso de bicos artificiais; avaliar a posição de língua, lábios e bochechas, sucção, pega, postura e  posicionamento, anatomia e condições das mamas e ganho ponderal do bebê.

O fonoaudiólogo é o profissional mais adequado para avaliar os padrões de sucção do recém-nascido, identificando os movimentos musculares realizados pelas estruturas orofaciais durante a extração do leite do seio materno. Ele é capaz de identificar as causas das alterações nos padrões de sucção, realizar estimulação muscular excitatória ou inibitória para promover o equilíbrio e assim garantir uma alimentação eficaz para lactantes e lactentes.

Teste da Linguinha

É um exame que possibilita diagnosticar se a criança tem a língua presa ou não. Caso seja detectado, é possível iniciar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.

O teste deve ser feito nas primeiras horas de vida do bebê, ainda na maternidade, assim como o teste do pezinho e da orelhinha. A agilidade no procedimento é muito importante porque evita o desmame precoce.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp