Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Por que não consigo engravidar?

Muitas mulheres têm o desejo de engravidar e ter um filho mas acabam se deparando com a questão “por que não consigo engravidar?” Ainda que a gravidez seja algo muito comum nos dias de hoje, uma situação inesperada pode acontecer: a dificuldade de engravidar. Esse problema atinge muitas mulheres no mundo e fez surgir alternativas como a fertilização in vitro, a contratação das chamadas barrigas de aluguel e até mesmo a adoção. No entanto, algumas pessoas sentem um grande desejo de engravidar.

Assim, quando uma mulher não consegue engravidar, é sinal de que algo não está certo ou com bom funcionamento. Ou seja, a paciente pode apresentar algum quadro de doença ou condição que prejudique a formação do embrião. Nesse caso, é muito importante visitar o ginecologista para orientações. Saiba tudo sobre a consulta com o ginecologista.

Sou eu ou ele?

Muitas vezes, quando a mulher não consegue engravidar tende a se culpar e pensar que há algo de errado em seu corpo. No entanto, é importante saber que muitos homens possuem problemas de fertilização, impossibilitando a gravidez de sua parceira. Ou seja, não há como saber, a princípio, se o problema tem origem no homem ou na mulher.

Por isso, quando um casal deseja ter um filho mas não consegue, é importante que o homem e a mulher passem por uma série de exames para checar se está tudo certo com os órgãos de reprodução. Só assim é possível encontrar onde reside o problema.

Condições comuns

Existem algumas condições muito comuns em mulheres que podem prejudicar no momento de engravidar. Assim, algumas delas são:

Síndrome do ovário policístico

Esta síndrome ocorre por uma alteração nos hormônios que faz surgir pequenos cistos no ovário da mulher. Assim, essa condição pode causar diversas características no corpo como irregularidade na menstruação, dores locais, excesso de pelos e acnes, entre outras. Devido a essa alteração, muitas mulheres que têm essa síndrome enfrentam dificuldades na hora de engravidar. Por isso, é importante ir ao ginecologista antes e iniciar um tratamento com hormônios e vitaminas para garantir uma gestação saudável. Saiba a importância de ir ao ginecologista todo ano.

Endometriose

De acordo com o Ministério da Saúde, uma a cada dez mulheres sofre com endometriose no Brasil. Essa é uma doença crônica que ocorre quando células do tecido do endométrio se aglomeram fora do útero, podendo chegar aos órgãos do abdômen e pélvicos, causando muita dor.

De forma geral, qualquer mulher em período reprodutivo pode desenvolver a doença. No entanto, essa condição é mais frequente nas idades entre 25 e 35 anos. Assim, apesar de não ter estudos que mostrem como surge essa doença, cirurgias no útero e a genética aumentam a chance de ocorrer essa condição.

Anovulação

Essa é uma doença que faz com que a mulher não ovule. Assim, sem a produção de óvulos não ocorre a fecundação. Quando a paciente possui esta condição, é importante procurar o ginecologista para iniciar o tratamento que é feito com hormônios. Dessa forma é possível garantir uma gravidez saudável.

Banner - Tudo sobre a consulta com a ginecologista

Trompas obstruídas

Essa é uma das principais condições que impedem a mulher de engravidar, pois ocorre um bloqueio nas trompas, impedindo a passagem dos óvulos. Assim, essa condição pode surgir por uma infecção bacteriana, por consequência da endometriose ou até por uma DST, como a clamídia. De toda forma, a mulher que possui as trompas obstruídas deve procurar o ginecologista para iniciar o tratamento. 

Além dessas condições, diversos outros fatores podem contribuir para a dificuldade de engravidar. Entre eles, problemas emocionais, estresse, alimentação ruim e falta de vitaminas. Por isso, quando uma mulher deseja engravidar, é preciso tomar algumas atitudes para melhorar seu estilo de vida e garantir a saúde da criança.

Assim, além das visitas constantes ao ginecologista, a mulher deve praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada. Assim, é possível garantir uma boa gestação.

Engravidei, e agora?

Depois que a gestação tem início, é muito importante a adoção de práticas que garantem a formação saudável do bebê e a saúde da mãe. Assim, entre essas práticas estão:

  • Reduza o consumo de cafeína;
  • Pratique sempre exercícios físicos;
  • Evite carnes cruas ou mal-passadas;
  • Não tome remédios por conta própria;
  • Pare de fumar e beber durante os meses da gestação;
  • Descanse bastante;
  • Realize todos os exames de pré-natal, eles são muito importantes!
ultrassonografia_para_diagnostico

A importância do aleitamento materno

Durante a gravidez, os seios da mulher começam a ser preparados para a produção do leite materno. Assim, como recebem grande quantidade de hormônios, que são secretados pela placenta, as mamas ficam maiores, mais sensíveis e seus vasos sanguíneos começam a dilatar.

A produção do leite tem início logo após o nascimento do bebê. Ou seja, neste momento a mãe começa a receber hormônios responsáveis por estimular as células dos seios a fabricarem o leite. Assim, dentre esses hormônios estão presentes a prolactina e a ocitocina.

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é o único alimento que fornece todos os nutrientes que o bebê precisa nos seis primeiros meses de vida. Ou seja, ele é rico em gordura, sais minerais, vitaminas, anticorpos e outras substâncias essenciais que protegem a criança contra doenças e fortalecem sua imunidade. Além disso, a amamentação pode contribuir na prevenção de doenças para a mãe reduzindo as chances de câncer de mama, ovário, útero e o diabetes tipo 2. Saiba tudo sobre o câncer de colo de útero

Qual a importância do aleitamento materno para a mãe e para o bebê?

A amamentação traz muitos benefícios para as mães e para os bebês. Ou seja, sempre que possível é importante optar por esta forma de aleitamento. Assim, alguns benefícios para as mães são:

  • Protege contra a osteoporose e os cânceres de mama e útero;
  • Evita o surgimento de cancros nas mamas e nos ovários;
  • Acelera a recuperação do tamanho normal do útero;
  • Aumenta a intimidade com o bebê.

Por outro lado, alguns benefícios do aleitamento para os bebês são:

  • Fortalece a imunidade;
  • Ajuda no crescimento de prematuros;
  • Desenvolve a arcada dentária;
  • Auxilia no desenvolvimento cognitivo e do cérebro; 
  • Combate a anemia;
  • Estimula o desenvolvimento da respiração;
  • Aumenta a flexibilidade na articulação das estruturas da fala;
  • Evita cólicas;
  • Reduz os riscos de alergias.

Policonsultas

Na Policonsultas você tem acesso a consultas com ginecologista, obstetra,  acompanhamento pré-natal e de pediatria. Conheça nosso corpo clínico e agende uma consulta.

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp