Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro
Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

Tratamento para varizes sem cirurgia?

Já pensou em realizar tratamento para varizes sem a necessidade de passar por uma cirurgia? Ao longo dos anos é muito comum o surgimento de varizes ou pequenos vasinhos nas pernas de muitas pessoas. Assim, esse aspecto pode incomodar muitas pessoas trazendo desconforto e trazendo a baixa auto-estima.

No entanto, é importante saber que existe um tratamento rápido e simples, feito pelo angiologista sem que o paciente tenha que passar pela sala de cirurgia: a escleroterapia. Além disso, o tratamento não causa dores para a pessoa e não possui grandes efeitos colaterais. Ou seja, não é preciso repouso depois de realizar o tratamento. Saiba tudo sobre a consulta com o angiologista.

O que são as varizes?

As varizes são veias que dilatam de forma anormal e perdem a sua capacidade de funcionamento no corpo. Ou seja, quando a veia perde a elasticidade e fica saliente na pele, não têm função adequada, causando transtornos para a pessoa. Assim, causam dores, sensação de peso nas pernas e muito inchaço.

Apesar de todas as pessoas estarem sujeitas ao aparecimento de varizes, existem alguns fatores que podem favorecer essa condição. Entre eles:

Histórico familiar

Pessoas que possuem parentes com varizes têm grande chance de desenvolver essa condição. Por isso, é muito importante que pessoas com essa genética estejam atentas aos sinais das varizes, visite o angiologista e procure práticas que ajudam na prevenção às varizes. 

Obesidade

A obesidade é uma condição que traz muitos impactos negativos na vida de uma pessoa. Assim, uma dessas consequências é o sobrecarregamento do sistema circulatório, que faz surgir as varizes. Assim, é muito importante que todos busquem adotar hábitos saudáveis como dieta balanceada e exercícios físicos, para evitar as varizes e diversas outras doenças.

Saladas são grandes aliadas para uma boa saúde

Faixa etária

As varizes podem surgir em pessoas de qualquer idade. No entanto, os idosos já apresentam um enfraquecimento natural das veias, o que facilita a formação das varizes. Por isso, é importante visitar o angiologista todos os anos para saber sobre a saúde do sistema circulatório.

Principais sintomas

Além do aparecimento de marcas azuis e roxas nas pernas,existem alguns fatores que podem indicar a presença de varizes. São eles:

  • dor e sensação de queimação nas pernas;
  • sensação de cansaço e peso nas pernas;
  • coceira no local das varizes;
  • inchaço nos membros inferiores, principalmente tornozelo e perna;
  • manchas castanhas principalmente na região dos tornozelos;
  • feridas que podem surgir na face interna dos tornozelos.

Assim, ao notar a presença de um desses sinais é importante visitar o angiologista para saber do que se trata e como resolver a situação.

Como funciona a escleroterapia?

A escleroterapia é uma forma eficaz de tratamento contra as estrias sem a necessidade de cirurgias. Assim, esse tratamento é indicado para pessoas que sentem incômodo nas pernas com varizes ou desejam melhorar o aspecto estético. 

O tratamento é realizado em consultório médico através da aplicação de um remédio parecido com uma espuma diretamente nas veias do paciente. Dessa forma, o próprio corpo começa a trabalhar contra as estrias, deixando as veias mais saudáveis. Além disso, esse tratamento é eficiente para fazer com que as manchas azuis e verdes desapareçam aos poucos.

Após o procedimento realizado pelo angiologista, o paciente precisa tomar alguns cuidados nos primeiros dias, como usar meias de compressão, evitar exposição direta ao sol e não usar salto alto. É importante saber que antes do procedimento é necessário realizar alguns exames para garantir que está tudo certo. 

Quando procurar o angiologista?

A consulta preventiva ao angiologista é muito importante para evitar uma série de doenças e condições no sistema circulatório. Assim, todos devem realizar um check up de forma regular. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças do aparelho circulatório representam cerca de 15,2 milhões de óbitos em todo o mundo, sendo que as doenças isquêmicas do coração e acidente vascular encefálico são as causas com maiores incidências. Além das visitas regulares ao médico, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:

  • Dores nas pernas;
  • Inchaço;
  • Formigamento;
  • Sensação de peso;
  • Cãibra;
  • Cansaço.

É muito importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o angiologista?

Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente pratica atividades físicas, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, etc. Esta primeira parte da consulta serve para que o médico entenda quais riscos seu paciente está exposto e como evitar danos. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico no consultório e pode pedir outros exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e é capaz de identificar doenças mesmo com sintomas leves, como a presença de varizes.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para relatar algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida, vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para melhor avaliação, como angiografia , angiotomografia e exames de sangue.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o angiologista vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar a seu paciente a procurar outro médico, praticar exercícios físicos e até realizar uma mudança no estilo de vida.

sala policonsultas

Exames e tratamento

O angiologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, alguns exames que o médico pode pedir são: angiografia , angiotomografia e exames de sangue.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, antibióticos e até mesmo indicar a consulta com outras especialidades médicas, como o cardiologista. Saiba tudo sobre a consulta com o cardiologista.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um angiologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp