Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo: os três problemas de visão mais diagnosticados anualmente

Os olhos são instrumentos que dão suporte ao processo de comunicação humana. A principal função desses órgãos é captar as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos e levá-los ao cérebro, onde se processa a visão.  Assim, é através de um bom funcionamento dos olhos que pode-se apreender o mundo e interpretá-lo de forma mais completa. Entretanto, existem diversos distúrbios e problemas oculares que podem comprometer a visão, entre eles pode-se destacar a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Esses quadros são muitos comuns e não tem causas identificáveis, mas na maioria das vezes estão associados à fatores genéticos e podem ser corrigidos com o uso de  lentes (óculos) ou cirurgias, que serão indicados pelo médico oftalmologista.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 35,7 milhões de pessoas já sofrem com alguma deficiência visual e estima-se que 2 milhões de novos quadros de miopia, astigmatismo e hipermetropia sejam diagnosticados a cada ano. Assim, a visita ao oftalmologista deve ser adicionada ao calendário anual para exame, diagnóstico ou acompanhamento desses casos.

A seguir, listamos aqui as particularidades da miopia, hipermetropia e astigmatismo, seus sintomas e tratamentos.

Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo: você sabe o que significam?

A miopia trata-se de um distúrbio visual no qual o globo ocular se torna mais longo e profundo. Assim, a formação da imagem do mundo se forma anteriormente a chegada da luz na retina. Nesses casos, o indivíduo tem dificuldade de enxergar objetos à distancia, que aparecem embaçados.

Já nos casos de hipermetropia, o oposto ocorre. Isto é, o olho é ligeiramente mais curto, de modo que a imagem formada ocorre após a retina. Portanto, é mais difícil ver objetos localizados próximos aos olhos.

O astigmatismo, por sua vez, está associado a uma curvatura irregular da córnea, um pouco mais ovalada.  Tais ondulações podem causar desvios no modo como a luz é recebida pelos olhos, e formam imagens em diferentes regiões. Assim, haverá dificuldade de enxergar objetos próximos ou distantes, vendo tudo embaçado.

Veja a diferença na formação de imagem em cada caso

O diagnóstico de miopia, hipermetropia e astigmatismo ocorrem através de uma série de exames realizados pelo oftalmologista. Geralmente são eles: acuidade visual (aquele que inclui a visualização de sequências de letras que diminuem de tamanho gradativamente), de pressão intraocular, de refração e de fundo de olho. Na maioria dos casos, os pacientes buscam um especialista quando notam a própria dificuldade de enxergar, ou sentem dores de cabeça frequente, devido ao esforço realizado para deixar as imagens nítidas.

A boa notícia é que esses problemas de visão podem ser corrigidos com o uso de óculo ou através de cirurgias, na grande maioria dos casos. Ao longo do tempo e com o avanço da idade, são pouco aqueles que poderão dispensar os óculos para ler ou realizar tarefas do dia a dia.

Nos casos de miopia, os óculos devem ter lentes convergentes, fazendo com que a imagem seja formada no ponto certo. Para quem tem hipermetropia, a lente será convergente, uma vez que é o oposto da miopia. Já nos casos de astigmatismo será necessário o uso de uma lente especial para que a imagem torne-se nítida.

Cuidados com os olhos e atenção aos problemas de visão

A cuidado com os olhos pode influenciar na saúde da visão. Assim, é importante ter bons hábitos de higiene, como por exemplo lavar as mão antes de colocá-las próximas aos olhos, não coçar de forma exagerada, não usar produtos cosméticos que possam irritar a região, entre outros. Além disso, em caso de sintomas como dor nos olhos; coceira; vermelhidão; dor de cabeça, etc, o profissional de oftalmologia deve ser consultado, uma vez que distúrbios e doenças graves podem acometer a visão.

Para quem já tem alguns dos problemas de visão citados diagnosticados é importante ir ao oftalmologista anualmente para correção do grau dos óculos, quando for necessário. Prevenção é a melhor forma de cuidar bem da nossa visão e mantê-la saudável por muitos anos.

Como a Policonsultas pode me ajudar?

Na Policonsultas você pode se consultar com um especialista em oftalmologia todas às terças-feiras, além de realizar exames periódicos de vista na própria consulta. Conheça nosso corpo clínico aqui.

sala de ginecologia da Policonsultas
Consultório de oftalmologia da Policonsultas

➡Quando precisar, agende uma consulta!
☎Por telefone: (32) 3031-6060
?Por WhatsApp: (32) 99102-6160
?Mister Shopping, 3º piso

 

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp