Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Insuficiência renal: o que é, causas, sintomas e tratamento

Para entender melhor sobre a insuficiência renal, primeiro é importante compreender a função dos rins. 

Os rins são órgãos muito necessários para o funcionamento do corpo humano, pois são responsáveis ​​por controlar a água presente no organismo e outros elementos químicos do sangue como sódio, potássio, fósforo e cálcio. Outra função importante diz respeito a desintoxicação do organismo através da filtragem de substâncias importantes para nossa saúde.

Entendendo a insuficiência renal

A insuficiência renal é justamente a incapacidade dos rins de filtrar o sangue com o objetivo de eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo quando estão em grandes concentrações no sangue. 

Geralmente, as pessoas que possuem maiores chances de desenvolver insuficiência renal são aquelas que são diabéticas ou hipertensas. Além disso, possuir antecedentes familiares de problemas renais também é um indicativo maior na chance de desenvolver esta doença

Algumas das causas comuns na alteração no funcionamento dos rins são: 

  1. Desidratação, consequência da baixa ingestão de água;
  2. Sepse, conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção;
  3. Lesão nos rins devido à presença de pedras nesses órgãos.

Em geral, essa complicação pode ser dividida em dois níveis, de acordo com o aparecimento dos sintomas e com a velocidade com que a função do órgão é perdida:

  • Insuficiência renal aguda: quando há uma repentina redução da função renal;
  • Insuficiência renal crônica: quando há uma perda gradual da função dos rins com o aparecimento de sintomas progressivos.

Geralmente, a insuficiência renal aguda tem cura, porém a insuficiência renal crônica nem sempre tem cura e o tratamento normalmente é feito por meio de hemodiálise ou transplante de rim para melhorar a qualidade de vida do paciente e promover o bem-estar.

Sintomas da insuficiência renal

É preciso ficar atento aos possíveis sinais sintomas, entre eles: 

  • Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal;
  • Retenção de líquidos, causando inchaço; 
  • Sonolência;
  • Falta de fome;
  • Falta de ar;
  • Fadiga;
  • Confusão;
  • Náusea e vômitos;
  • Dor ou pressão no peito.

Caso observe estes sintomas, é aconselhado que a pessoa consulte o nefrologista para que seja feita uma avaliação dos sintomas e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado.

Tratamentos para insuficiência renal

O tratamento da insuficiência renal varia de acordo com a classificação do grau da doença. 

Por exemplo, o paciente portador da insuficiência renal crônica precisa adotar algumas medidas, a fim de aumentar sua qualidade de vida e atrasar a progressão da doença, como:

  • Controle da hipertensão arterial;
  • Parar de fumar;
  • Tratamento de níveis elevados de colesterol;
  • Seguir uma dieta rica em carboidratos e com restrição ao uso de proteínas (carne, peixe, leite e derivados deles), sal e potássio.

Além disso, em casos mais graves, o tratamento pode ser realizado por meio de hemodiálise ou transplante de rim para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Mas, já no caso da insuficiência renal aguda, complicação que pode ser diagnosticada em ambulatório, a prescrição médica efetuada é, em muitos casos, o uso de remédios anti-hipertensivos e diuréticos, pois através deles é possível favorecer a eliminação de substâncias tóxicas que possam estar acumuladas no organismo.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp