Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o gastroenterologista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o gastroenterologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

O que faz o gastroenterologista ?

O gastroenterologista é o médico responsável por cuidar do trato digestivo, ou seja, das estruturas desde a boca até o ânus. Assim, ajuda na prevenção e tratamento das doenças que atingem esses órgãos. Por exemplo: gastrite, refluxo, úlcera, entre outras.

A consulta com o este médico é muito importante para prevenir qualquer doença que afetam o trato digestivo. Além disso, a consulta regular a este médico ajuda a detectar a causa de qualquer dor e encontrar doenças em seu início. Por isso, é importante separar um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o gastroenterologista 

É recomendado que todos procurem este médico para realizar um check-up de forma regular. Assim, o médico vai fazer perguntas e pedir exames, se necessário. Ou seja, consultas de prevenção para possíveis doenças e distúrbios. 

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:

Problemas de digestão 

Os problemas de digestão estão ligados a distúrbios no estômago, esôfago e intestino. Por isso, é preciso consultar este médico para saber do que se trata.

Diarreia

A diarreia é um sintoma comum em muitas doenças. Por exemplo: infecções e até gripes. Assim, o paciente deve consultar o médico para começar o tratamento da doença ou saber qual o que deve ser feito.

Enjoo

Também é um sintoma muito comum e deve ser analisado para saber o que se trata.

O enjoo é sintoma de muitas doenças

Prisão de ventre

Na maior parte das vezes está ligada a problemas digestivos. Dessa forma, é importante procurar o médico.

Dores de estômago

Estão ligadas a doenças como como a gastrite e as úlceras.

Cólicas no intestino

Também estão ligadas aos problemas digestivos. Além disso, este pode ser um sintoma de algumas doenças graves.

É importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o gastroenterologista ?

Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: se já teve alguma doenças, como é a alimentação, profissão, se faz uso de remédios, etc. Além disso, o médico pode pedir exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e evita muitas doenças e problemas.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para falar de algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para melhor avaliação.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar que seu paciente procure um psicólogo ou nutricionista, por exemplo.

Principais doenças

A princípio, muitos são os problemas tratados pelo gastroenterologista . Dessa maneira, temos os mais comuns entre eles:

  • GastriteInflamação ou lesão na mucosa do estômago. Assim, os sintomas incluem dor na parte superior da barriga, náuseas e vômitos. Entenda mais sobre esta doença.
  • Hepatite– É uma inflamação no fígado. Pode ser grave e até causar a morte. Por isso, deve ser tratada de forma rápida.
  • Intolerância à lactose– Dificuldade de digerir todo o açúcar de produtos lácteos. Saiba mais sobre esta doença.
  • Cirrose– Lesão no fígado que leva à formação de cicatrizes.
  • Hemorroida– Ocorre quando as veias do reto e ânus inflamam, o que causa dor e sangramento. 
  • Doenças Inflamatórias – Inflamação total ou em parte do trato digestivo.
  • Úlcera– Ferida na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado. Os sintomas são parecidos com os da gastrite. Para saber mais sobre esta doença assista o vídeo a seguir.

Exames e tratamentos

Durante a consulta, o gastroenterologista vai realizar em seu paciente um exame de toque, para detectar alguns tipos de doenças. Além disso, pode pedir exames indicados de acordo com os sintomas apresentados ou até mesmo para rotina. 

Um exame bastante comum é a endoscopia. Assim, um tubo é inserido através da boca do paciente sedado, para analisar todo o trato digestivo, até o estômago. Outro exame bastante conhecido é a colonoscopia. Este exame permite analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado. Dessa forma, este exame é um  dos principais métodos para encontrar o câncer de intestino, além de outras doenças. 

Além desses, o médico pode pedir outros exames. Por exemplo: exame de sangue, de urina tomografia. É importante destacar que quanto mais cedo for encontrada uma doença, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, antiácidos e até mesmo indicar a procura de outros médicos.

A importância de uma boa alimentação 

A alimentação está ligada a todo o trato digestivo. Por isso, é muito importante manter uma dieta saudável, evitando certos alimentos. Algumas doenças, como o refluxo e a gastrite podem surgir por conta da alimentação que a pessoa adota. Além disso, algumas doenças podem inclusive desaparecer com uma boa alimentação. 

Assim, é importante evitar alimentos muito ácidos ou gordurosos. Além disso, alimentos que fazem bem ao nosso organismo podem prejudicar o trato digestivo se ingeridos em excesso, por exemplo, o café. Alguns alimentos que beneficiam a saúde do trato digestivo são:

  • Fibras
  • Banana
  • Mamão
  • Ameixa
  • Gengibre
  • Iogurtes

Confira dicas de como melhorar sua saúde digestiva.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um gastroenterologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp