Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro
Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

Dia da Saúde Ocular: como o uso de telas pode prejudicar sua visão

No dia 10 de julho comemora-se o Dia da Saúde Ocular, data pensada para promover reflexões sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de possíveis doenças na visão.

Pensando na relevância de manter hábitos saudáveis para a visão, vamos falar hoje sobre o uso de telas, uma prática muito presente em nosso dia a dia que pode se tornar nociva.

O uso de telas na pandemia 

A necessidade do distanciamento social durante a pandemia da Covid-19 impôs uma nova realidade ao nosso cotidiano. Compromissos presenciais como as consultas médicas de rotina precisaram ser adaptadas à modalidade online e até momentos de lazer também tiveram que ser integrados à ambientes virtuais, o que consequentemente provocou o aumento da utilização de dispositivos como celulares, tablets e computadores neste período. 

No entanto, a exposição constante à iluminação artificial dos eletrônicos pode ser prejudicial e causar danos irreversíveis para a visão. Por exemplo, quando estamos em contato com estes dispositivos, ficamos bastante focados e esse foco pode fazer com que esqueçamos de piscar ou até mesmo de descansar um pouco a vista. Por causa disso, é necessário estar atento a qualquer mudança significativa no desempenho da sua visão.

Sintomas e os principais problemas causados na visão

Dor de cabeça, dificuldade de concentração e insônia são sintomas sistêmicos que estão  associados à utilização das telas. Assim, a má administração do tempo exposto aos dispositivos pode acarretar diversas complicações na saúde ocular, entre elas:

  • Ressecamento dos olhos provocado pela ausência de lubrificação, pode causar desconforto, vermelhidão, coceira, ardor e sensação de ardência nos olhos.
  • Degeneração macular é um problema na retina que afeta a mácula, ocasionando perda da visão central em dois tipos: a seca, onde o centro da retina se deteriora e a úmida, quando vasos sanguíneos vazados crescem na retina.
  • Dificuldade para dormir a partir do contato constante com a luz, pois esta inibe a liberação de melatonina, o hormônio responsável de avisar ao corpo que está na hora de descansar.
  • Miopia, um distúrbio visual que desenvolve uma focalização da imagem antes dela chegar a retina, causado pelo excesso da acomodação da visão. Alguns de seus sintomas são: fadiga ocular (visão cansada), lacrimejamento, dificuldade em enxergar objetos distantes, assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros.

Por isso, é muito importante visitar regularmente o oftalmologista, médico responsável por cuidar da saúde dos olhos, pois, através da consulta com o especialista, é possível constatar a qualidade da visão e dos olhos como um todo. Também é necessário nunca ignorar um sintoma e estar atento a qualquer mudança relacionada à visão ocular e, assim, seguir algumas recomendações para o uso saudável destes dispositivos.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda que as atividades em computadores, celulares e tablets com duração superior a quatro horas devem ser interrompidas com pausas maiores a fim de evitar o aumento do desconforto visual.

Confira aqui algumas dicas para melhorar seus hábitos e cuidar da saúde ocular.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um pneumologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui! 

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp