Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Conheças as doenças mais comuns da ortopedia

Neste post você vai conhecer quais as doenças mais comuns na ortopedia e como é feito o seu tratamento e prevenção. Além disso, vai entender quando procurar o médico ortopedista e quais os sintomas das doenças. Navegue por categoria:

Doenças mais comuns

Existem muitas condições e doenças que atingem o sistema locomotor humano, trazendo dores e desconforto para os pacientes. De acordo com o Doutor Filipe Coelho da Costa, da Policonsultas, as condições mais comuns e que mais acometem seus pacientes são: lombalgia, hérnias, tendinites, bursites e artroses de joelho.

Filipe Coelho é médico da ortopedia na Policonsultas
Filipe Coelho é médico da ortopedia na Policonsultas

Entenda melhor sobre as condições e doenças dentro da ortopedia:

Dores na lombar

É o mais frequente nos dias de hoje e existem diversos fatores que podem levar a este problema. Por exemplo: uso de certos calçados, lesão por carga muito pesada, entre outros. Saiba como prevenir dores nas costas e evitar lesões.

Artrose

É uma doença crônica que pode levar a uma incapacidade funcional. Muitas vezes esta condição está relacionada à idade e genética. No entanto, a existência de fraturas antigas também é fator de risco. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento desta doença.

Tendinite

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões e causa dores e inchaço na região. Assim, essa inflamação pode acontecer em qualquer tendão do corpo humano, desde os pés até a cabeça. Como a função dos tendões é dar suporte aos músculos, a doença pode causar muito desconforto nos movimentos durante o dia. Por isso, é importante que todas as pessoas pratiquem atividades físicas que fortalecem os músculos e previnem essa doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma a cada 100 pessoas do mundo possuem tendinite. Ou seja, a doença é muito comum e pode atingir qualquer pessoa, sem restrição de idade ou gênero. No entanto, pessoas que praticam exercícios físicos e uma boa qualidade de vida têm menos chances de desenvolver esta condição. Além disso, é importante que todos realizem consultas e exames de rotina com o ortopedista para prevenir a doença. Saiba tudo sobre a consulta com o ortopedista.

Bursite

Bursas são pequenas bolsas que têm como função amenizar o impacto entre as articulações. No entanto, devido à repetição de movimentos, elas podem infamar, causando esta doença. Assim, pode causar dor, dificuldade na movimentação e fraqueza muscular.

Ruptura de ligamento

Os ligamentos são estruturas que unem um osso ao outro. Assim, o rompimento causa dificuldade em movimentos básicos e até na locomoção. Dessa forma, dependendo do local da ruptura, pode ser indicada uma cirurgia.

Rupturas de ligamentos no joelhos podem gerar a necessidade de cirurgia
Rupturas de ligamentos no joelhos podem gerar a necessidade de cirurgia

Fraturas

É quase impossível não conhecer alguém que já teve um osso fraturado. Ainda que seja fruto de um acidente, a fratura de ossos é muito comum. Assim, estas podem ser abertas ou fechadas e, no geral, a imobilização resolve o problema.

De acordo com Filipe, é muito comum que todas as pessoas tenham dores localizadas na coluna ao longo da vida. No entanto, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a idade da pessoa e a duração da dor. “Se você fez alguma atividade física intensa e ficou com dor na lombar, é esperado. A grande maioria das pessoas têm dor na lombar. No entanto, quando a pessoa já possui mais de 50 anos ou até mesmo uma pessoa mais nova que tenha dores recorrentes, é preciso procurar o médico pois pode ser algo mais grave.”

Diagnóstico e tratamento

De uma forma geral, o diagnóstico de qualquer doença é feito pelo médico no próprio consultório. Assim, se a pessoa apresenta sinais de que pode estar com alguma condição, o médico vai fazer a chamada “avaliação clínica” para encontrar o motivo de sua dor ou desconforto. Além disso, o médico vai pedir alguns exames para saber a gravidade da condição e se existe alguma urgência. 

Em primeiro lugar, é importante saber que todos estes problemas estão ligados ao estilo de vida da pessoa. Assim, a melhor forma de prevenir estas condições é a mudança de hábito. Ou seja, praticar esportes, ter boa alimentação e cuidar da saúde mental. Afinal, nada melhor do que não ter que passar por estes problemas. No entanto, se a pessoa já possui um deles, essas práticas funcionam como parte do tratamento. De acordo com Filipe Coelho, algumas práticas como ficar bastante tempo sentado durante o trabalho pode causar grandes problemas para o paciente. Por isso, buscar a prática de atividades se torna ainda mais importante.

Além da adoção de uma vida saudável, muitas vezes é preciso haver uma intervenção para o tratamento destas doenças. Assim, o ortopedista analisa cada caso para descobrir qual o mais indicado. Estes podem ser medicamentos, acessórios e até mesmo cirurgias.

A importância do fisioterapeuta

Muitas pessoas pensam que a fisioterapia funciona como uma forma de tratamento após a descoberta de uma condição pelo paciente. No entanto, de acordo com Filipe, a fisioterapia é uma forte aliada na prevenção das doenças ortopédicas, trazendo grandes benefícios aos pacientes. “ A fisioterapia é muito importante para fortalecer os músculos. Muitas doenças e condições surgem exatamente por causa do enfraquecimento dos músculos, como a artrose. Nesse caso, quando o paciente procura fisioterapia, é possível fortalecer os músculos, tirando grande parte da carga do corpo dos joelhos.”

A fisioterapia é muito importante para a prevenção e para o tratamento de muitas doenças e condições
A fisioterapia é muito importante para a prevenção e para o tratamento de muitas doenças e condições

Dicas para uma boa qualidade de vida

De acordo com Filipe Coelho, a chave para a qualidade de vida e prevenção a todas as doenças e condições da ortopedia é aliar exercícios físicos com a alimentação. “Muitas vezes os pacientes acreditam que a atividade física é importante somente para prevenir problemas cardiovasculares. No entanto, essa prática é muito importante na ortopedia, tanto para a prevenção como para o tratamento. Por exemplo, a prática de exercícios para idosos atua fortalecendo os músculos, retirando pressão das articulações e prevenindo não só as doenças mas também as quedas, tão comuns em pessoas idosas.”

Verdades e mitos 

Usar muito o celular pode causar tendinite. VERDADE

Além do computador, o uso do celular também pode gerar inflamação.

É possível quebrar um osso do pé e conseguir andar. VERDADE

Existem fraturas estáveis que causam pouca dor. Assim, é possível que a pessoa ande e até realize atividade física.

Dormir “de conchinha” faz mal. MITO

Pelo contrário. Esta é uma posição benéfica à coluna pois não há pressão irregular.

Salto alto faz mal à postura? VERDADE

O salto pode fazer a pessoa flexionar o joelho. Assim, causa prejuízo à coluna vertebral.

É possível evitar a artrose. MITO

A sua principal causa é a idade. Por isso, o que se pode fazer é ter o diagnóstico precoce.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com ortopedista? A Policonsultas tem uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp