Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

Novembro Azul: combate ao câncer de próstata

O novembro azul é uma campanha mundial que busca conscientizar os homens a respeito da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, no dia 27 de novembro de 2003. Assim, a cor azul foi utilizada para chamar a atenção dos homens e fazer com que estes deixassem de lado qualquer preconceito. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada dia, 42 homens morrem devido ao câncer de próstata. Além disso, o  Instituto Lado a Lado pela Vida apontou que mais da metade de homens entrevistados nunca foi ao urologista. 

A campanha do novembro azul tem o objetivo de incentivar as consultas preventivas com o urologista e a realização de exames. Da mesma forma, chama a atenção dos homens para a adoção de uma vida saudável. Durante o mês de novembro, diversos lugares públicos se enfeitam de azul em apoio à campanha.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Assim, é responsável por produzir parte do líquido seminal, que protege os espermatozoides. No entanto, a partir dos 45 anos de idade, esta glândula pode aumentar de tamanho e apresentar tumores.

Os tumores evoluem de forma diferente nos homens. Assim, existem casos graves em que os tumores podem inclusive se expandir para a estrutura óssea do paciente. Por outro lado, podem ter evolução lenta e não causar grandes problemas. 

Fatores de risco do câncer de próstata

De acordo com o Instituto Vencer o Câncer, existem alguns fatores de risco para o câncer de próstata. Entre eles:

  • Idade- É o principal fator de risco. Ou seja, quanto maior a idade do homem, maior é o risco de desenvolver o câncer. Assim, homens com mais de 50 anos estão no grupo de risco.
  • Histórico familiar- Possuir parente de primeiro grau que teve o câncer aumenta em duas vezes a chance de desenvolver a doença.
  • Raça- Homens negros têm mais risco de desenvolver tumores mais agressivos.
  • Alimentação- Dietas pobres em fibras, frutas e vegetais podem aumentar o risco. Além disso, é ideal evitar gorduras e frituras.
  • Obesidade- Alguns estudos mostram que homens obesos têm mais risco de desenvolver o câncer.

Prevenção ao câncer de próstata

Muitas pesquisas indicam que pessoas do sexo masculino têm menor preocupação em prevenir doenças. Por isso, é muito importante alertar este grupo sobre como é feita a prevenção ao câncer. 

A principal forma de prevenção é a consulta regular ao urologista e a realização de exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Afinal, o tratamento é sempre mais fácil quando é feito no início. Assim, os exames devem ser feitos todos os anos, em homens de 50 anos ou mais. No entanto, homens negros ou que possuem familiares que apresentaram o câncer, devem realizar os exames a partir dos 40 anos. 

Sem dúvida, a adoção de uma vida saudável também é muito importante. Assim, a alimentação e a prática de exercícios físicos contribuem para a prevenção ao câncer de próstata. Saiba tudo sobre a consulta com o urologista.

Sinais que podem indicar o câncer de próstata

No dia a dia é necessário estar atento para os sinais que podem indicar o câncer de próstata. Assim, alguns desses sintomas podem ser:

  • Dificuldade ou dor para urinar – Como a próstata está localizada perto da bexiga, o aparecimento de um tumor pode causar estas características.
  • Dor ou sangramento no ânus;
  • Inchaço nas pernas;
  • Pele amarelada;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor pélvica;
  • Falta de ar e tosse – Em casos raros os tumores podem chegar aos pulmões.

Na presença de algum desses sinais, o homem deve procurar um urologista o mais rápido possível. No entanto, é importante lembrar que muitas vezes nódulos benignos surgem na próstata. Além disso, os sinais podem aparecer devido ao aumento natural desta glândula. Ou seja, o simples aparecimento de um desses sinais não deve causar desespero, mas é necessária uma investigação por um especialista. Na consulta, o médico vai solicitar exames para estudar a situação. O incentivo pela prevenção para obter o diagnóstico precoce é exatamente o objetivo do novembro azul.

tudo-sobre-urologista-1

Tratamento

Hoje em dia, a medicina apresenta resultados eficazes no tratamento do câncer de próstata. São feitos a partir de procedimentos, técnicas e medicamentos para quadros oncológicos. Nesse sentido, existem diferentes formas para o tratamento desta doença: 

Cirurgia

Consiste na remoção de toda a próstata. A retirada é feita por completo porque na maioria das vezes os tumores encontram-se nos dois lobos da glândula. No entanto, este procedimento pode causar disfunção erétil ou urinária em alguns casos.

Radioterapia

Raios precisos atingem a próstata, com foco nos tumores. Visto que o local está próximo da bexiga, esta técnica pode causar uma inflamação nesta.

Observação vigilante

Em resumo, é realizada nos casos de tumores com baixo potencial de agressividade.

Hormonioterapia

Consiste em privar o organismo da testosterona, já que esta estimula o crescimento do câncer.

Radioterapia combinada com hormonioterapia

Realizada em estádios avançados. 

Quimioterapia

Este tratamento é realizado nas piores situações.

Drogas alvo dirigidas

Remédio que age impedindo que a célula do tumor consiga reparar o dano os tratamentos causaram.

Remédios que fortalecem os ossos

Indicados para prevenir futuras complicações.

Cada tipo de procedimento possui vantagens e desvantagens. Assim, é importante que a escolha seja feita junto ao médico. Afinal, ele é especialista e sabe encontrar a melhor forma de combater esta doença. Além disso, é preciso entender que, apesar das desvantagens de um método, ele pode salvar vidas.

Quando procurar o urologista?

Em primeiro lugar é importante procurar este médico de forma regular para evitar problemas. No entanto, a maioria das pessoas costuma procurar o urologista apenas quando estão com algum sintoma ou desconforto. Dessa forma, podemos citar alguns sinais que mostram a necessidade de uma consulta imediata:

Dor lombar 

Pode indicar problemas nos rins: desde uma pedra até tumores graves. Assim, o médico pode pedir exames para encontrar o problema.

Desconforto no abdômen

Este tipo de dor pode indicar infecções, pedras nos rins, tumores e outros problemas. Por isso, sempre que este sintoma aparecer é importante procurar o médico.

Dor no pênis

Geralmente mostra uma infecção urinária, que ocorre na uretra. A fim de evitar complicações, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.

Aumento na frequência de urina ou sangue na urina

Também indicam a presença de uma infecção urinária. Assim, o médico deve ser consultado o quanto antes. Saiba mais sobre a infecção urinária.

Dor nos testículos 

Esta dor ocorre nos casos de inflamações, cistos, tumores e outros problemas na bolsa escrotal.

Disfunção erétil

O urologista é especialista na saúde do sistema sexual masculino. Por isso, os homens devem buscar este médico para tratar problemas que envolvem este sistema.

Sinais de doenças sexualmente transmissíveis

O homem deve procurar o médico a qualquer sinal que possa indicar estas doenças.

É importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

tudo-sobre-urologista-destacada

Policonsultas 

Policonsultas conta urologistas preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Caso reconheça algum dos sinais que podem servir de indicativo do câncer de próstata, marque uma consulta imediatamente. Afinal, o tratamento precoce é capaz de acelerar e otimizar a cura desta doença. Apesar do nome “novembro azul”, todos os homens devem prevenir esta doença o ano inteiro.

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp