Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Conheça as diferenças entre os diversos tipos de açúcar

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os açúcares são todos monossacarídeos e dissacarídeos presentes em um alimento que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano. Conheça agora os tipos de açúcar existentes e suas principais diferenças:

Tipos de açúcar

No geral, existem diferentes tipos de açúcar no mercado, cada um com características específicas. Entre os tipos mais comuns, estão o açúcar refinado, o açúcar mascavo, o açúcar cristal e o açúcar demerara. Veja a seguir as principais características de cada um deles.

Açúcar refinado:

Este é o tipo mais conhecido e mais consumido entre os açúcares. No Brasil, o açúcar refinado é produzido através da sacarose pura, obtida da cana de açúcar.

Sua textura e a coloração branca são resultado da adição de algumas substâncias químicas no processo de refinamento. Em consequência, durante esse processo, há uma perda nutricional de algumas vitaminas e sais minerais.

Açúcar cristal:

Este tipo de açúcar passa por um leve processo de refinamento, fazendo com que seus grãos sejam maiores. Ao mesmo tempo, por passar pelo processo de branqueamento, sua coloração é similar a do açúcar refinado e a quantidade de seus nutrientes também é reduzida.

Açúcar demerara:

Este açúcar também passa por um processo leve de refinamento, mas, por não precisar da adição de aditivos químicos, seus nutrientes são preservados.

Alcançando um maior valor nutricional em relação ao açúcar refinado, mas, ainda sim, inferior ao do açúcar mascavo.

Açúcar light:

Esta variação diz respeito à combinação de açúcar refinado com adoçante artificial, por isso, adoça até duas vezes mais que o açúcar comum. Também possui um sabor mais suave, por isso, ele pode ser usado em menor quantidade e, assim, diminuir a ingestão calórica em até 70%.

Açúcar de coco:

Esta variação é obtida através da extração da seiva da palma de coco desidratada e não passa pelo processo de refinamento, fazendo com que, nutricionalmente, o açúcar de coco preserve mais nutrientes, como potássio, zinco e vitaminas do complexo B.

Ele pode ser utilizado para adoçar bebidas e ser incorporado às receitas como substituto do açúcar refinado, sendo utilizado na mesma medida. Outra característica é o seu baixo índice glicêmico, provocando a elevação mais lenta da glicemia no organismo, diferentemente do pico na glicemia causado pelo açúcar refinado.

Açúcar mascavo:

Este é um tipo de açúcar que não passa por nenhum processo químico de refinamento. Isso faz com que algumas vitaminas e minerais sejam preservados, e com que a sua tonalidade seja mais escura, resultando na cor marrom.

Açúcar orgânico:

Na composição do açúcar orgânico não são utilizados ingredientes artificiais. Também não passa pelo mesmo processo de refinação que o açúcar cristal e refinado, por isso também é mais escuro, mas mantém mais vitaminas.

Frutose

É o açúcar extraído de frutas e do milho. Muito mais doce que os anteriores, esse tipo de açúcar, apesar de ser natural, tem menos vitaminas que os outros.

Por mais que alguns desses tipos sejam considerados mais saudáveis em comparação aos outros tipos de açúcar, é importante que o consumo não seja excessivo, já que todos podem aumentar muito a glicose no sangue. Portanto, independentemente do processamento, o produto deve ser utilizado com moderação.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp