Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

Como ter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano?

Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas encontram familiares e amigos para festejar e comemorar. Assim, preparam as refeições com bastante variedade de alimentos que podem incluir: carnes assadas, massas, frios, frituras e doces. Além disso, é comum o consumo de bebidas alcóolicas e refrigerantes durante a celebração. No entanto, é preciso procurar não cometer exageros na alimentação para cuidar e preservar a saúde. Afinal, muitas doenças e condições podem surgir devido à má alimentação. Confira algumas dicas para que as festas de fim de ano não causem problemas na saúde e bem estar:

Substitua sal e óleo no preparo do alimento

Não é preciso cortar todos os alimentos que prejudicam a saúde nas refeições de fim de ano. Afinal, este momento deve ser de prazer e não de ansiedade. No entanto, é possível substituir alguns componentes, como o sal e o óleo, por opções mais saudáveis sem alterar o gosto do alimento. Por exemplo: é possível trocar o óleo tradicional pelo azeite ou óleo de coco. Já o sal pode ser substituído por ervas e temperos naturais.

Utilize folhas e frutas nas saladas

Esta é uma opção saudável e muito saborosa para as saladas. Além de substituir alimentos pesados, as folhas e frutas são ricas em muitas vitaminas. Assim, é ideal encontrar folhas e frutas que agradem os participantes da reunião de fim de ano. Ótimas opções de frutas para saladas são: maçã, morango, damasco, kiwi e a uva verde. 

Opte por carnes magras 

As carnes magras são aquelas que possuem menor quantidade de gordura. As carnes de aves são uma boa pedida para a ceia pois, além de serem magras, são pratos típicos do fim de ano. Por exemplo: peru e chester. Mais uma opção de carne magra é o bacalhau.

Prefira sobremesas feitas com frutas

Além de serem muito saborosas, as sobremesas com frutas são saudáveis e possuem vitaminas para o corpo. Por outro lado, doces que utilizam chocolates por exemplo, possuem muita gordura e açúcar, o que prejudica a saúde de várias formas. Algumas frutas perfeitas para sobremesas são: abacaxi, morango, banana e limão.

Modere no consumo do álcool

O álcool é responsável por trazer muito prejuízo ao corpo humano. Assim, atinge o cérebro, fígado, estômago, entre outros. Por isso, durante as refeições é importante não exagerar no consumo de bebidas alcóolicas. Uma solução pode ser intercalar um copo de água a cada copo de álcool para manter o corpo hidratado e evitar a ressaca no dia seguinte.

Substitua refrigerante por sucos naturais

O refrigerante é considerado um dos maiores vilões do corpo humano. Ou seja, sempre que possível deve ser evitado. Por isso, opte por sucos naturais como sucos de laranja, abacaxi e maracujá nas festas de fim de ano. Além de serem ricos em vitaminas e minerais, são saborosos e vão manter o corpo hidratado durante a noite.

Não coma com pressa

Quanto maior a mastigação durante a refeição, menor é a quantidade de comida ingerida. Isso ocorre pois a mastigação faz com que o cérebro receba mais rápido a sensação de saciedade. Ou seja, comer com calma faz com que a fome passe mais depressa, diminuindo a quantidade de comida.

Lembre-se: Contornar os eventos que saem da rotina alimentar é mais fácil do que começar novamente a dieta ou lidar com os efeitos causados pelo excesso. Saiba como ter uma alimentação saudável.

É importante consumir álcool de forma moderada

Saiba quais doenças estão relacionadas a uma alimentação ruim

Existem muitas doenças que estão relacionadas à alimentação ruim. Assim, as principais são:

Gastrite

É uma inflamação ou lesão na mucosa do estômago. Os sintomas incluem dor na parte superior da barriga, náuseas e vômitos. É provocada pela ingestão de gordura, álcool, fritura, entre outros. Além disso, pode ocorrer quando o espaço entre as refeições é muito grande. Saiba mais sobre esta doença.

Colesterol elevado

O colesterol é uma gordura importante presente em nosso organismo. No entanto, o aumento do índice de colesterol no sangue pode provocar diversas doenças e condições. Por exemplo, o infarto e o derrame. Por isso é sempre importante realizar exame de sangue periódicos para controlar essa gordura. 

Diabetes

O tipo 2 da diabetes está relacionado com a obesidade e o consumo de carboidratos e gorduras. Ou seja, a alimentação errada pode contribuir para o aparecimento desta doença tão comum. Assim, é importante sempre realizar exames, ter uma educação alimentar e praticar exercícios físicos. Saiba como prevenir esta doença.

o perigo da diabetes

Obesidade

Esta doença ocorre quando há acúmulo excessivo de gorduras no corpo. Assim como no caso da diabetes, é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Além disso, é importante o acompanhamento com um nutricionista.

Hipertensão

Esta doença ocorre quando há um aumento da pressão arterial. Assim, para a prevenção é preciso reduzir o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio (como os industrializados). Além disso, a prática de atividades físicas e a consulta com um nutricionista são grandes aliados. Além dessas doenças, uma alimentação sem qualidade traz muitos outros prejuízos à saúde.

Verdades e mitos sobre a alimentação saudável.

É comum ter dúvidas sobre a alimentação e como torná-la saudável. Assim, preparamos algumas verdades e mitos sobre este assunto.

Leite faz mal. MITO

O leite faz mal somente às pessoas que possuem algum tipo de intolerância ou alergia a este alimento. Saiba mais sobre o assunto.

Produtos integrais são melhores para alimentação saudável. VERDADE

Estes alimentos são ricos em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e controle do colesterol alto.

Congelar alimentos é ruim. MITO

Esta prática pode facilitar muito a rotina das pessoas. Não existem estudos que mostram qualquer prejuízo ao congelar alimentos.

Tomar café após o almoço faz mal para alimentação. VERDADE

Apesar de ser um hábito muito comum, deve ser evitado. Isto porque o café impede a absorção de muitos alimentos que foram ingeridos na refeição. No entanto, o café possui muitos benefícios e deve fazer parte da alimentação.

Carboidrato faz mal. MITO

O carboidrato é muito importante para o corpo humano. No entanto, quando consumido em excesso pode trazer muitos riscos e prejuízos para a saúde.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um nutricionista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp