Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Qual a função da cera de ouvido?

Para muitas pessoas, limpar os ouvidos com cotonete ou algum objeto pontiagudo faz parte de uma rotina diária ou hábito. Entretanto, a cera de ouvido é uma proteção natural e desenvolve um papel fundamental para garantir que todo o canal auditivo permaneça saudável. Ao tentar retirar ou manipular o cerume sem o auxílio de um otorrinolaringologista, corre-se o risco promover irritação ou lesões na região do ouvido.

Qual a função da cera de ouvido?

A cera de ouvido, de forma mais comum, fica localizada entre o ouvido externo e o tímpano. Junto de pequenos pêlos que ficam dispostos no canal auditivo, o cerume evita que pequenos insetos ou poluentes entrem na parte interior do ouvido. Os pelos são a primeira linha de defesa do ouvido, depois deles a cera retém os corpos estranhos, além de melhorar a acústica do aparelho auditivo ao mantê-lo bem hidratado.

Portanto, cera de ouvido é essencial para manter o tímpano protegido ao longo da vida de uma pessoa. A recomendação dos profissionais de otorrinolaringologia é que sua retirada só deve ser realizada nos casos em que a audição esteja comprometida pelo excesso de cera ou quando há sensação de ouvido tampado, dor, sangramento, secreção ou zumbido no ouvido, casos estes que devem ser acompanhados de perto pelo otorrino.

Como o especialista de otorrinolaringologia pode me ajudar?

Em algumas pessoas, a cera de ouvido pode se acumular naturalmente em excesso. Em função de estarem mais expostas a poeira, sujeira e poluentes contidos no ar, o aumento de cerume se prender aos minúsculos pêlo da orelha, causando aglutinação.

Nestes casos, além dos já citados sintomas e queixas de dor que devem ser investigados, o otorrinolaringologista poderá sugerir que seja feita uma lavagem. Com a utilização de materiais específicos, realiza-se um procedimento de curetagem do cerume por meio de lavagem com seringa especial e soro fisiológico morno.

De forma geral, recomenda-se esse procedimento quando o seu excesso estiver diminuindo a audição do paciente ou atrapalhando o especialista de otorrinolaringologia fazer o exame completo do ouvido.

 

Na Policonsultas você pode se consultar com um otorrino e realizar a lavagem de ouvido (remoção de cerume). Tudo em um mesmo lugar e com preços acessíveis!

 Conheça nosso corpo clínico e procedimentos realizados na clínica.

 

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp