Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Você sabe o que é uma Colposcopia? Saiba mais sobre esse exame

A partir de setembro a Policonsultas passou a realizar o exame de Colposcopia nas dependências da clínica, localizada no Mister Shopping, em Juiz de Fora.  A Colposcopia tem grande importância para investigar possíveis alterações em exames ginecológicos, principalmente nos casos onde há lesões na vagina ou colo de útero.

Neste post buscaremos esclarecer potenciais dúvidas e curiosidades sobre esse exame.

Mas afinal, o que é o exame de Colposcopia?

Não é segredo que as mulheres devem visitar um ginecologista regularmente, a fim de fazerem um acompanhamento sobre sua saúde que complementam aos exames indicados por um clínico geral. Segundo recomendação do Ministério da Saúde, pelo menos um vez ao ano é necessário realizar o exame preventivo do colo de útero, mais conhecido como Papanicolau. Este exame pode detectar a presença de alterações celulares no colo do útero, e em alguns casos, detectar a presença de células cancerígenas.

De forma geral, quando o resultado do Papanicolau indica alguma alteração inflamatória ou infecciosa, o ginecologista indica um outro exame complementar: a Colposcopia. Através do uso de um aparelho chamado colposcópio e a aplicação de substâncias reagentes (ácido acético e solução iodada), o médico consegue identificar as lesões na vagina e no colo de útero que muitas vezes não podem ser vistas a olho nu.

A doença sexualmente transmissível conhecida como HPV (Vírus do papiloma humano), por exemplo, pode ser identificada através da colposcopia. As lesões de baixo grau relacionadas à doença são muito frequentes, mas na maioria das vezes acabam desaparecendo sem tratamento. Entretanto, as “lesões de alto grau” apresentam maiores chances de se tornarem câncer do colo de útero, portanto devem ser tratadas o quanto antes. Em ambos os casos, o médico pode realizar uma biópsia, isto é, retirar uma amostra de tecido da área doente para ser analisado em laboratório e comprovar se existem ou não doenças pré-malignas ou malignas.

Portanto, a colposcopia trata-se de uma método auxiliar para investigar casos de mulheres que tenham seu exame citopatológico alterado ou anormal. O exame permite avaliar a localização, extensão e mapeamento das regiões suspeitas de infecção que devem sem tratadas. Ademais, pode-se indicar este exame para acompanhar a evolução dos tratamentos já iniciados.

A recomendação da Policonsultas é a consulta regular com um especialista de ginecologia. É este profissional que poderá encaminhá-la à realização de exames, além de fornecer orientações sobre tratamentos mais adequados quando houver necessidade.

Conheça nosso corpo clínico aqui e não deixe de marcar sua consulta!

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp