Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Dia do pneumologista: dicas para cuidar dos pulmões

No dia 02 de junho comemora-se o dia nacional do pneumologista no Brasil e, pensando nisso, a Policonsultas separou algumas dicas para cuidar e garantir a saúde dos pulmões. 

O que faz o pneumologista?

O pneumologista é o médico que trata a saúde dos pulmões. Para isso, realiza diagnósticos e tratamento das chamadas “doenças do pulmão”, como o enfisema e a pneumonia. Além de realizar o tratamento dessas doenças, o pneumologista também atua na prevenção e no acompanhamento de pacientes que possuem alguma condição de risco. 

É muito importante que todas as pessoas façam um acompanhamento regular com o pneumologista para realizar exames de rotina e check-ups do pulmão. Afinal, quanto mais cedo um problema é encontrado, mais fácil e mais rápida é a sua solução e seu tratamento.

Quando procurar o pneumologista

De uma forma geral, é importante realizar uma consulta de prevenção ao menos uma vez por ano, para garantir que está tudo certo com seus pulmões. Além disso, pacientes que possuem alguma predisposição para doenças devem visitar o pneumologista com mais frequência e realizar todos os exames necessários. Entre as pessoas que devem buscar o médico com mais frequência estão:

  • Fumantes;
  • Pacientes que já tiveram câncer no pulmão;
  • Quem que trabalham com produtos químicos;
  • Pessoas com histórico de doenças pulmonares na família;
  • Pacientes com tosse crônica.

Além dessas condições, existem alguns sintomas que fazem com que o paciente tenha que procurar o pneumologista de forma mais rápida, por exemplo:

  • Falta de ar;
  • Tosse constante;
  • Cansaço sem esforço;
  • Infecções respiratórias frequentes;
  • Dor ou chiado no peito;
  • Rouquidão;
  • Presença de sangue ao tossir;

É muito importante nunca ignorar um sintoma. Isso porque quanto mais rápida a consulta é realizada, mais rápido é possível encontrar uma doença e tratá-la de forma eficaz. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o pneumologista?

Quando o paciente procura o pneumologista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente é fumante, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, etc. Esta primeira parte da consulta serve para que o médico entenda a quais riscos seu paciente está exposto e como evitar danos. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico no consultório e pode pedir outros exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e evita muitas doenças e complicações, como o câncer de pulmão.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para relatar algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida, vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para melhor avaliação, como a radiografia ou tomografia.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar a seu paciente a prática de exercícios físicos e até uma mudança no estilo de vida.

Principais doenças

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), as doenças pulmonares matam milhões de pessoas por ano no Brasil. Por isso é tão importante conhecer e entender as doenças pulmonares mais comuns. Dentre as principais:

Pneumonia 

É uma infecção provocada por vírus ou bactérias que atinge os pulmões. Os sintomas incluem: tosse com catarro ou pus, febre e dificuldade respiratória. Esta doença pode ser fatal para muitos pacientes, por isso deve-se procurar o médico a qualquer sinal do corpo. Saiba mais sobre os riscos dessa doença.

Câncer de pulmão

Ocorre a partir de um tumor maligno que se instala no pulmão e é comum em pessoas que fumam. Esta doença mata muitas pessoas por ano. Assim, deve-se estar atento aos sintomas: tosse com sangue, dor no peito, sibilo e perda de peso.

Tuberculose

É uma doença causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Muitas vezes as pessoas infectadas não apresentam sintomas. No entanto, algumas manifestações podem ser: tosse com sangue, suor noturno e febre.

Embolia

Ocorre quando uma das artérias do pulmão fica bloqueada por um coágulo sanguíneo. Assim, alguns sintomas pode ser: falta de ar, dor no peito e tosse.

Coqueluche

É uma doença contagiosa muito comum em crianças e adolescentes. Por isso, é necessário estar atento aos sintomas em pessoas desta idade: coriza, congestão nasal e espirros. Apesar de ser contagiosa, possui vacina bastante eficaz.

Pleurisia

É uma inflamação dos tecidos que revestem os pulmões. Assim, pode ser provocada por uma gripe ou até mesmo alguns remédios.

Transtornos respiratórios

Neste grupo estão: asma, bronquite, sinusite, rinite, entre outras. Essas doenças devem ser acompanhadas pelo pneumologista, que pode indicar tratamentos ou apenas observação. Saiba mais sobre a asma.

Pulmão asma

Dicas para cuidar da saúde dos pulmões

Os pulmões são órgãos essenciais para a saúde de qualquer pessoa, e as doenças que atingem o sistema respiratório muitas vezes podem ser fatais. Pensando nisso, a Policonsultas separou algumas dicas para que todos os seus pacientes aprendam a cuidar melhor da saúde dos pulmões. Confira:

Diga adeus para o cigarro

O cigarro é uma das princiapais causas do câncer de pulmão e, segundo o Ministério da Saúde, fumantes têm 20 vezes mais chances de ter este tipo de câncer do que uma pessoa que não fuma. Por isso, é muito importante largar o vício do cigarro. Pacientes que desejam curar esse vício podem contar com a ajuda do psiquiatra para iniciar o tratamento.

Além disso, é importante que as pessoas também evitem ser os chamados “fumantes passivos”, ou seja, inalar a fumaça de cigarro produzida por outra pessoa. Assim, quando aquele amigo fumante for fumar, mantenha uma certa distância para preservar a saúde dos seus pulmões.

Tente respirar sempre pelo nariz

Parece uma dica boba, mas a verdade é que os pelos do nosso nariz funcionam como um verdadeiro filtro contra a poluição presente no ar. Por isso, é importante tentar sempre respirar pelo nariz e evitar a respiração pela boca.

Beba bastante água

O consumo de água ajuda a manter os pulmões sempre limpos, o que garante sua saúde! Além disso, o consumo de água é responsável por melhorar nossa saúde de uma forma geral, sendo que várias doenças podem ser prevenidas com esse hábito saudável.

Faça exercícios aeróbicos

Assim como os nossos músculos, os pulmões vão se fortalecendo cada vez mais quando são estimulados pelo exercício físico. Quanto mais fortes, melhor a capacidade de fornecer oxigênio para o coração.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um pneumologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp