Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Será que é asma?

Juntamente com a rinite, a asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns em todo o mundo e pode acometer todas as faixas etárias. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil cerca de 20 milhões de pessoas sofram com a doença, atingindo mais de 2% dos casos de hospitalizações pelo SUS.

Neste post vamos ajudá-lo a conhecer os sintomas da doença, suas causas e tratamento.

O que é asma?

Asma é o estreitamento dos brônquios (pequenos canais de ar dos pulmões) que dificulta a passagem do ar, provocando contrações ou broncoespasmos. Durante as crises de asma, o indivíduo tem sua respiração dificultada.

Pulmão asma
Condição do pulmão em pacientes asmáticos. Imagem retirada do site oficial do Ministério da Saúde.

Quais são os sintomas e causas da doença?

Dentre os sintomas mais comuns da asma podemos destacar falta de ar, tosse seca ou com secreções, chiado e aperto no peito, dificuldades para se exercitar, tontura e fraqueza, entre outros. Geralmente as crises podem variar entre leves ou agudas durante o dia, piorando os quadro a noite. Gripes e resfriados costumam agravar os sintomas, mas é importante destacar que a doença, quando não tratada da forma adequada, por um profissional de pneumologia, pode levar o paciente a óbito.

Não há registros ou pesquisas que comprovem com exatidão a causa da asma, no entanto, destaca-se principalmente fatores genéticos e ambientais. Alguns gatilhos podem pioram os sintomas, em outros casos pioram também a inflamação dos brônquios. Destaca-se o contato com ácaros, fungos, pólen, animais de estimação, fezes de barata, fumaça de cigarro, infecções virais, poluição, clima frio, por exemplo.

Diagnóstico e tratamento da asma

Caso haja alguns dos sintomas e quadros citados acima é importante procurar um pneumologista. Este é o médico especialista no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que acometem os pulmões e caixa toráxica.

A partir de uma análise do histórico do paciente e dos sintomas descritos, o pneumologista irá solicitar uma espirometria. Esse exame consiste em soprar em um computador que transformará a quantidade de ar que sai em números que poderão ser mensurados e indicar se há ou não um quadro de asma.  Em alguns casos há necessidade de outros exames pulmonares que o especialista em pneumologia precisará para completar o diagnóstico.

Embora não exista cura, os tratamentos podem auxiliar o paciente no alívio dos sintomas, além de possibilitar suporte durante as crises asmáticas. De forma geral, o controle da doença ocorre pelo uso de dois tipos de medicação. O primeiro é a medicação controladora ou de manutenção, e assim como o nome já diz, permite a prevenção dos sintomas e maior qualidade de vida, como a de qualquer pessoa saudável. E o segundo medicamento é para alívio ou resgate dos quadros de crise asmática.

Como a Policonsultas pode te ajudar?

Na Clínica Médica você pode se consultar com um especialista em pneumologia e receber indicações de exames e tratamentos.

Agende sua consulta com um de nossos pneumologistas:

Fixo: (32) 3031-6060 ou no WhatsApp: (32) 99102-6160

Para ver todas as especialidades que atendemos, clique aqui: www.policonsultas.com.br/consultas

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp