Nesse post você vai conhecer 7 dicas de como melhorar a saúde do seu estômago, aumentando sua qualidade de vida! Além disso, vai conhecer os principais problemas neste órgão e como evitar essas condições. Navegue por categoria:
Por que cuidar da saúde do estômago?
Atualmente vivemos sempre com uma rotina apertada, cheia de tarefas e afazeres durante o dia. Por isso, muitas vezes esquecemos de cuidar da nossa saúde e alimentação, trazendo alguns problemas sérios ao longo do tempo. Assim, esses problemas podem atrapalhar nosso dia a dia, causando dores de cabeça e ansiedade como consequência.
Para melhorar a qualidade de vida, como a saúde do estômago, existem pequenas tarefas que podem ajudar neste processo. Assim, a alimentação e a prática de exercícios físicos são os principais fatores para conseguir adquirir uma vida saudável.
Quando uma pessoa decide mudar o seu estilo de vida, é importante procurar profissionais que vão ajudar neste processo, como o nutricionista e o gastroenterologista. No entanto, existem algumas práticas que podem ser adotadas por todas as pessoas. Assim, pensando nisso, a Policonsultas separou 7 dicas de como melhorar a saúde do estômago. Saiba tudo sobre a consulta com o gastroenterologista.
Dicas para melhorar a saúde do estômago
É importante lembrar que as dicas abaixo não substituem a visita ao gastroenterologista e ao nutricionista. Afinal, somente eles podem indicar dietas e tratamentos para doenças e condições no estômago. Saiba tudo sobre a consulta com o nutricionista.
Seguem abaixo as melhores dicas para a saúde do seu estômago:
Substitua sal e óleo no preparo do alimento
Não é preciso cortar todos os alimentos que prejudicam a saúde no dia a dia. Afinal, é importante estar feliz e satisfeito com nossa alimentação e estilo de vida. No entanto, é possível substituir alguns componentes, como o sal e o óleo, por opções mais saudáveis sem alterar o gosto dos alimentos. Por exemplo: é possível trocar o óleo tradicional pelo azeite ou óleo de coco. Por outro lado, o sal pode ser substituído por ervas e temperos naturais.
Utilize folhas e frutas nas saladas
Esta é uma opção saudável e muito saborosa para as saladas. Além de substituir alimentos pesados, as folhas e frutas são ricas em muitas vitaminas. Assim, é ideal encontrar folhas e frutas que agradem os participantes da reunião de natal. Ótimas opções de frutas para saladas são: maçã, morango, damasco, kiwi e a uva verde.
Opte por carnes magras
As carnes magras são aquelas que possuem menor quantidade de gordura. As carnes de aves são uma boa pedida para o dia a dia, deixando as carnes mais gordas para momentos especiais e finais de semana. Uma opção de carne magra bastante saborosa é o bacalhau.
Prefira sobremesas feitas com frutas
Além de serem muito saborosas, as sobremesas com frutas são saudáveis e possuem vitaminas para o corpo. Por outro lado, doces que utilizam chocolates por exemplo, possuem muita gordura e açúcar, o que prejudica a saúde do estômago de várias formas. Algumas frutas perfeitas para sobremesas são: abacaxi, morango, banana e limão.
Modere no consumo do álcool
O álcool é responsável por trazer muito prejuízo ao corpo humano. Assim, atinge não só o estômago mas também o cérebro, fígado, entre outros. Por isso, durante o dia a dia é importante não exagerar no consumo de bebidas alcóolicas. Uma solução pode ser intercalar um copo de água a cada copo de álcool para manter o corpo hidratado e evitar a ressaca no dia seguinte.
Substitua refrigerante por sucos naturais
O refrigerante é considerado um dos maiores vilões do estômago e do corpo humano. Ou seja, sempre que possível deve ser evitado. Por isso, escolha sucos naturais como sucos de laranja, abacaxi e maracujá. Além de serem ricos em vitaminas e minerais, são saborosos e vão manter o corpo hidratado sempre.
Não coma com pressa
Quanto maior a mastigação durante a refeição, menor é a quantidade de comida ingerida. Isso ocorre pois a mastigação faz com que o cérebro receba mais rápido a sensação de saciedade. Ou seja, comer com calma faz com que a fome passe mais depressa, diminuindo a quantidade de comida.
O que é a gastrite?
A gastrite é uma inflamação que ocorre no revestimento do estômago por diversos fatores. Assim, entre suas causas podem estar: infecção, lesão, uso regular de anti-inflamatórios não-esteroides e consumo excessivo de álcool. Além disso, é importante saber que esta doença pode ter forma aguda ou crônica. Ou seja, pode surgir e sumir de forma rápida ou o processo inflamatório pode se instalar aos poucos e levar muito tempo para ser controlado. Como a gastrite ocorre no estômago é comum o paciente sentir fortes dores e sensação de queimadura no local, entre outros sinais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 95% dos casos de gastrite crônica são causados pela infecção por H. pylori. Além disso, essa é uma das infecções mais comuns em seres humanos. Por isso, é importante que todos realizem consultas e exames de rotina com o gastroenterologista para prevenir a gastrite. Saiba tudo sobre a consulta com o gastroenterologista.
Causas e sintomas
A gastrite pode ter diferentes causas. Assim, as principais são:
- Uso prolongado do ácidos e de anti-inflamatórios;
- Consumo exagerado de bebidas alcoólicas e café;
- Gastrite autoimune: a doença ocorre quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do próprio organismo;
- Tabagismo;
- Infecção pela bactéria H. pylori.
Além disso, é importante considerar que existem fatores emocionais que podem contribuir com o surgimento desta doença. Por exemplo: nervosismo e ansiedade. Essas condições não dão origem à doença mas estimulam a produção do suco gástrico o que pode agravar seu quadro.
Em primeiro lugar, é importante que todas as pessoas realizem consultas de prevenção à gastrite de forma regular. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar a presença desta doença. Assim, são eles:
- Indigestão;
- Queimação e azia;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Perda de apetite;
- Dores abdominais;
- Sangramento na parede do estômago;
- Fezes escuras;
- Vômito de sangue.
É importante buscar ajuda e nunca ignorar um sintoma. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde. Saiba mais sobre a gastrite.
Quando procurar o gastroenterologista
É recomendado que todos procurem este médico para realizar um check-up de forma regular e garantir a saúde do estômago. Assim, o médico vai fazer perguntas e pedir exames, se necessário. Ou seja, consultas de prevenção para possíveis doenças e distúrbios.
De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:
Problemas de digestão
Os problemas de digestão estão ligados a distúrbios no estômago, esôfago e intestino. Por isso, é preciso consultar este médico para saber do que se trata.
Diarreia
A diarreia é um sintoma comum em muitas doenças. Por exemplo: infecções e até gripes. Assim, o paciente deve consultar o médico para começar o tratamento da doença ou saber qual o que deve ser feito.
Enjoo
Também é um sintoma muito comum e deve ser analisado para saber o que se trata.
Quando procurar o nutricionista?
É muito importante que todos realizem consultas regulares com o nutricionista para ter um plano de alimentação. Afinal, o nutricionista estuda cada caso para saber qual tipo de alimentação é melhor para a pessoa. Nessas consultas, o nutricionista pode pedir exames para encontrar condições no paciente e saber o que precisa mudar. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:
- Dificuldades no sono;
- Intestino preso ou solto;
- Obesidade;
- Cabelos e unhas frágeis;
- Falta de disposição no dia;
- Problemas de coração.
Verdade ou mito?
Comer menos e com menos intervalo entre as refeições pode ajudar no controle da gastrite. VERDADE
Esta prática garante um controle na produção de ácidos do estômago. Assim, ajuda na digestão e evita desconfortos.
O tratamento para gastrite geralmente é bem sucedido. VERDADE
No entanto, dependendo da causa, a recuperação pode demorar mais do que o previsto.
Leite faz mal. MITO
O leite faz mal somente às pessoas que possuem algum tipo de intolerância ou alergia a este alimento. Saiba mais sobre o assunto.
Produtos integrais são melhores para alimentação saudável. VERDADE
Estes alimentos são ricos em fibras, que ajudam o intestino a funcionar e o controle do colesterol alto.
Tomar café após o almoço faz mal para alimentação. VERDADE
Apesar de ser um hábito muito comum, deve ser evitado. Isto porque o café impede a absorção de muitos alimentos que foram ingeridos na refeição. No entanto, o café possui muitos benefícios e deve fazer parte da alimentação.
Carboidrato faz mal. MITO
O carboidrato é muito importante para o corpo humano. No entanto, quando consumido em excesso pode trazer muitos riscos e prejuízos para a saúde.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um gastroenterologista ou nutricionista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!