Neste post você vai entender tudo sobre a ansiedade. Assim, navegue por categoria:
- O que é a ansiedade?
- Tipos de ansiedade
- Sintomas
- Diagnóstico e tratamento
- Como controlar a ansiedade?
- Psiquiatra X Psicólogo
O que é a ansiedade?
Em primeiro lugar, a ansiedade é uma reação do corpo humano que acontece com todas as pessoas. No entanto, quando essa reação ocorre com grande frequência e intensidade, pode causar prejuízos para as pessoas. Assim, na maior parte das vezes a ansiedade está ligada ao sentimento de preocupação, nervosismo e medo.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem o povo mais ansioso do mundo. Assim, mais de 9% da população sofre do chamado transtorno de ansiedade. Por isso, é importante que as pessoas com essa condição realizem consultas com psicólogo e psiquiatra para analisar as causas da ansiedade e iniciar um tratamento. Saiba tudo sobre a consulta com o psicólogo. Dessa forma, apesar de não haver estudos que mostram a causa da ansiedade, existem alguns fatores de risco para essa doença. Por exemplo:
- Genética- Histórico de transtorno de ansiedade na família;
- Traumas;
- Problemas na infância;
- Doenças físicas;
- Problemas no coração;
- Doenças de hormônio;
- Problemas ou doenças no pulmão;
- Uso de drogas, álcool ou remédios.
Tipos de ansiedade
Existem diversos tipos de ansiedade dentro desta condição. Assim, são eles:
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Em primeiro lugar, esta condição leva à pessoa um sentimento constante de medo e preocupação. Além disso, esses sintomas não costumam passar rápido e atrapalham as atividades comuns da pessoa que sofre de TAG. Saiba mais sobre esse transtorno no vídeo a seguir:
Síndrome do pânico
Esta forma de ansiedade ocorre de forma inesperada. Assim, em um momento do dia a pessoa sente um forte sentimento de medo e apreensão de que algo ruim aconteça. Além disso, após uma crise de pânico é comum que as pessoas fiquem ansiosas durante um tempo, achando que outra crise vai acontecer. Assim, é muito importante que todas as pessoas com essa condição busquem a ajuda de um psicólogo e um psiquiatra. Saiba tudo sobre a consulta com o psiquiatra.
Fobia social
Essa condição leva a pessoa a ter medo de situações de convívio social. Por exemplo: falar em público, conversar com um desconhecido e até mesmo perguntar as horas pode levar a pessoa com essa fobia a uma crise de ansiedade. Assim, a pessoa que possui essa condição costuma evitar situações sociais, como ir a uma festa.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Em primeiro lugar, a principal característica dessa condição é a presença de muitas crises de pensamentos obsessivos. Além disso, a pessoa pode ter comportamentos compulsivos e repetitivos. Assim, as pessoas com TOC apresentam a ansiedade em forma de rituais que se repetem e podem durar o dia inteiro, por exemplo: conferir se fechou a porta muitas vezes. Por isso, essa doença pode prejudicar a pessoa no trabalho e na vida pessoal.
Transtorno de estresse pós-traumático
Essa condição ocorre com pessoas que foram vítimas ou testemunhas de atos violentos e situações de perigo. Assim, essa pessoa revive o momento de estresse muitas vezes, o que causa o mesmo sentimento. Por isso, é importante que a pessoa busque ajuda de um psicólogo ou neurologista. Saiba tudo sobre a consulta com o neurologista.
Sintomas
A ansiedade é capaz de gerar sintomas mentais e físicos na pessoa. Assim, os principais sinais dessa condição são:
- Falta de ar;
- Dores no peito;
- Fala acelerada;
- Vontade de roer as unhas;
- Pernas e braços agitados;
- Tensão nos músculos;
- Tontura;
- Enjoo e vômitos;
- Irritação;
- Dor de cabeça;
- Boca seca;
- Insônia;
- Preocupação;
- Dificuldade de concentração;
- Nervosismo;
- Medo;
- Sensação de que algo ruim vai acontecer;
- Pensamentos rápidos;
Dessa forma, os sintomas da ansiedade podem atrapalhar muito a vida da pessoa. Por isso, é importante marcar uma consulta com psiquiatra ou psicólogo para iniciar o tratamento da ansiedade. Afinal, quanto mais cedo, menores são os prejuízos para a pessoa.
Diagnóstico e tratamento
Em primeiro lugar, quando uma pessoa apresenta um ou mais sinais de ansiedade, deve marcar uma consulta. Assim, o psicólogo ou psiquiatra vai fazer diversas perguntas e testes para encontrar a ansiedade e qual seu tipo. Dessa forma, pós o diagnóstico, a pessoa vai começar o tratamento, através da terapia e, se necessário, de remédios. A terapia é guiada pelo psicólogo, através de técnicas. Por outro lado, os remédios são receitados pelo psiquiatra. Por exemplo:
- Ansiolíticos- Servem para aliviar os sintomas da ansiedade. No entanto, não tratam a sua causa.
- Antidepressivos- Utilizados no tratamento a longo prazo da condição.
- Antipsicóticos- São usados em momentos mais críticos e intensos da ansiedade.
Como controlar a ansiedade?
Além dos tratamentos com o psicólogo e o psiquiatra, existem formas de controlar os sintomas da ansiedade. Por exemplo:
Ir para a cama cedo
O sono irregular pode agravar os sintomas da ansiedade. Assim, uma boa noite de sono pode ajudar no alívio da condição.
Reduzir cafeína, açúcar e processados
Estes alimentos podem causar palpitações no coração, atrapalhando no controle da ansiedade.
Meditação
Essa prática é eficaz no controle dos sintomas da ansiedade.
Praticar atividades físicas
A atividade física pode ajudar muito para uma rotina mais produtiva e menos ansiosa.
Psiquiatra X Psicólogo
Quando o assunto é saúde mental, muitas pessoas confundem a psiquiatria com a psicologia. Por isso, é importante estabelecer as diferenças entre eles.
PSIQUIATRA |
PSICÓLOGO |
|
|
Assim, cada um dos dois possui grande importância para o tratamento de vários transtornos e doenças. Por isso, muitas vezes o psicólogo vai indicar o tratamento combinado. Dessa forma, o paciente pode analisar as opções e escolher entre os tipos de tratamento disponíveis.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um psicólogo, psiquiatra ou neurologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Assim, conheça nosso corpo clínico aqui!