Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o psicólogo. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:
O que faz o psicólogo?
O psicólogo é responsável por estudar e analisar o comportamento e os processos mentais de pessoas e grupos. Assim, pode trabalhar com os pacientes através da terapia ou até mesmo auxiliar empresas e ambientes de trabalho. Por exemplo: trabalhar em processos seletivos de vagas de emprego e auxiliar a manter um ambiente de trabalho saudável.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Dentre essas pessoas, mais de 90% sofre de distúrbios mentais, com destaque à depressão, doença que possui tratamento por meio de auxílio psicológico e psiquiátrico. Além da depressão, outros distúrbios que podem levar uma pessoa ao suicídio são: bipolaridade, esquizofrenia, ansiedade e o transtorno de personalidade. Por isso, é muito importante todas as pessoas terem acesso à terapia com um psicólogo para tratar possíveis doenças.
Quando procurar o psicólogo?
De uma forma geral, é interessante que todas as pessoas façam terapia com o psicólogo para se conhecer melhor e, assim, ter uma vida mais saudável. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade mais imediata de começar um tratamento através da terapia. Estes sinais podem ser:
Mudanças de humor frequentes
É comum sentirmos várias emoções ao longo do dia. No entanto, se essas emoções são intensas ou difíceis de controlar, é preciso tomar cuidado. Por exemplo: se irritar facilmente com qualquer coisa, ser intolerante o tempo inteiro, entre outros. Por isso, caso a pessoa perceba que suas mudanças de humor estão afetando seu dia, deve procurar o psicólogo.
Dificuldade para dormir
Vez ou outra, é normal ter uma noite de insônia, principalmente em um dia de estresse. Entretanto, se for algo frequente e começar a prejudicar as atividades diárias, é importante marcar uma consulta com o psicólogo. Alguns transtornos mentais, como a ansiedade, costumam estar ligados a distúrbios do sono. Por isso, a dificuldade para dormir merece ser investigada.
Dificuldade em se livrar de um vício
Quando uma pessoa decide deixar de lado alguma prática ruim e não consegue, é preciso buscar ajuda. Afinal, muitos vícios funcionam como um remédio para um transtorno, como a depressão. Assim, a fim de deixar de lado o sofrimento ou angústia que a pessoa possui, encontram em substâncias a cura. Por exemplo: álcool, drogas e cigarros.
Alterações no apetite
Assim como em um vício, a perda ou aumento de apetite pode estar ligada a um transtorno. Por exemplo: comer demais pode indicar uma impulsão alimentar, ansiedade e até mesmo a depressão. Muitas pessoas também param de comer ao início de um quadro anoréxico, o que deve ser tratado com a terapia. Por isso, se a pessoa nota essa alteração, é importante procurar o psicólogo
É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.
O que acontece na consulta com o psicólogo?
Quando o paciente procura o psicólogo para iniciar a terapia, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: motivos para a procura, como é a vida do paciente, atividades de lazer, sintomas aparentes, entre outras. Dessa forma, o psicólogo vai indicar o melhor tipo de terapia para cada caso. Afinal, existem muitas vertentes dentro da psicologia e cada uma delas é adequada para cada tipo de problema que o paciente apresenta.
Depois que a escolha foi feita, o psicólogo vai iniciar a terapia com o paciente, traçando planos de estratégia para que, juntos, consigam atingir o resultado. No entanto, pode acontecer de o psicólogo indicar a procura de outro colega da profissão, caso não realize o tipo de terapia que é indicado para o paciente. Além disso, em alguns casos, como o da depressão, o tratamento com o psicólogo pode ter mais eficácia se for feito em conjunto com o tratamento psiquiátrico. Saiba tudo sobre a consulta com o psiquiatra.
Principais doenças
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, os transtornos psicológicos mais comuns são:
- Transtornos do humor– Depressão, distimia e bipolaridade são os mais comuns. Uma das mais graves consequências da depressão é o suicídio. Ele costuma ocorrer quando a pessoa pensa que esta é a única forma de se livrar da tristeza que sente. Ou seja, não vê outros meios. Entenda mais sobre a depressão.
- Transtornos de ansiedade– Entre os principais: síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ansiedade generalizada e fobia social.
- Transtornos de alimentação– A pessoa encontra dificuldade de se alimentar. A pessoa para de comer ou come em excesso.
- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade– Pode ser diagnosticado na infância. Como resultado, prejudica as atividades escolares.
- Esquizofrenia– Episódios contínuos ou recorrentes de psicose
- Autismo– Compromete a interação social e a comunicação.
Para saber mais sobre a ansiedade, assista o vídeo a seguir.
Psiquiatra X Psicólogo
Quando o assunto é saúde mental, muitas pessoas confundem a psiquiatria com a psicologia. Por isso, é importante estabelecer as diferenças entre eles.
PSIQUIATRA | PSICÓLOGO |
|
|
Cada um dos dois possui grande importância para o tratamento de vários transtornos e doenças. Por isso, muitas vezes o psicólogo vai indicar o tratamento combinado. Assim, o paciente pode analisar as opções e escolher entre os tipos de tratamento disponíveis.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um psicólogo? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!