Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

5 sinais para procurar o ginecologista

Que todas as mulheres devem procurar o ginecologista todos os anos e realizar os exames necessários, nós já sabemos. No entanto, existem alguns sinais que indicam que você deve procurar este médico além da sua consulta anual. 

Afinal, nosso corpo emite diversos sinais quando algo não está certo com ele. Por isso, conheça agora 10 sinais que você deve ficar de olhos bem abertos:

Ciclo menstrual desregulado 

No início da vida menstrual, é muito comum ter ciclos desregulados, pois a puberdade já está acontecendo e nosso corpo está passando por um novo processo. Depois de algum tempo, o ciclo menstrual vai regularizando e se tornando estável. 

Por isso, após a fase da puberdade não é comum ou normal que o seu ciclo esteja desregulado. Esse fator pode indicar algumas doenças ou alterações hormonais, por exemplo: ovário policístico, menopausa precoce, puberdade tardia, entre outros. Em alguns casos o ciclo menstrual pode inclusive indicar doenças mais graves, como um câncer. Por isso, caso a sua menstruação não esteja descendo de forma regular, é preciso marcar uma consulta com o ginecologista e realizar todos os exames para encontrar qual é o problema.

Feridas ou verrugas

Existe uma série de doenças sexualmente transmissíveis que possuem como primeiros sintomas o aparecimento de feridas e verrugas. É o caso da infecção pelo vírus HPV. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, mais de 500 mil mulheres foram diagnosticadas com ele e quase 342 mil morreram. É muito importante ter em mente que feridas na vagina não são normais e devem sempre ser analisadas por um ginecologista. Assim, o seu médico vai poder indicar o que está acontecendo e qual o tratamento mais adequado para o seu caso.

Corrimento anormal

Todas as mulheres possuem o chamado ‘corrimento’. Essa situação é totalmente normal e resultado do processo natural de lubrificação do corpo. No entanto, quando este corrimento possui coloração amarelada ou esverdeada e cheiro ruim, é preciso ter atenção. Grande parte das infecções causadas por bactérias ou fungos fazem com que o corrimento tenha essa aparência.

Por isso, sempre que notar o aspecto anormal no corrimento é importante marcar uma consulta com o ginecologista para descobrir o que está errado. Confira no vídeo a seguir como saber quando o seu corrimento é normal ou não:

Alterações de humor

Nosso humor está diretamente ligado aos nossos hormônios. Assim, quando acontece alguma alteração brusca em nossos hormônios, é comum haver variações de humor. Existem situações em que essa mudança é normal, como durante a gravidez e a menopausa. Mas é sempre muito importante ter os exames em dia e visitar o médico sempre que notar mudanças no humor. Saiba tudo sobre a menopausa aqui.

Problemas no sexo

O sexo é uma atividade saudável e que faz parte da vida de muitas mulheres. No entanto, alguns fatores podem fazer com que algumas mulheres experimentem dificuldades e desconfortos nesse momento, como: secura vaginal, dor durante a penetração e dificuldade de chegar ao orgasmo.

Esses fatores podem ocorrer devido a diversos problemas ou até mesmo doenças. Por exemplo, problemas emocionais e psicológicos e doenças como o vaginismo. Por isso, quando uma mulher passa por algum problema sexual, é importante procurar o médico para entender o que pode estar ocasionando aquilo e como fazer o tratamento.

Falar sobre a saúde íntima é saudável e muito importante para todas as mulheres. Ir ao ginecologista não deve ser um tabu, mas sim uma prática constante na vida de todas as mulheres que cuidam da saúde. Por isso, esteja sempre atenta aos sinais que o seu corpo emite e não deixe para depois um problema que pode crescer e se tornar ainda pior no futuro. Não ignore os sinais para procurar o ginecologista que o seu corpo dá!

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um ginecologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp