Assim como o cuidado que tomamos com os diversos órgãos do nosso corpo, dar atenção à saúde auditiva também é de extrema importância, pois quando a função do ouvido é desempenhada com qualidade podemos nos comunicar plenamente como nosso entorno.
De forma geral, o recurso de ouvir é disponibilizado para todas as idades, desde o recém-nascido até àqueles de idade mais avançada. Esta habilidade está intimamente relacionada e interligada aos processos do desenvolvimento da aprendizagem, psicoemocional e social do ser humano. Entretanto, dados do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que há cerca de 10 milhões de surdos no Brasil. O cálculo é que a cada 1000 crianças, 1 delas nasce surda. Por vezes, essa condição é dada por causas genéticas, em outros, por problemas que as mães tiveram na gestação.
Além disso, pode-se adicionar a essa conta os indivíduos que perdem algum grau da capacidade auditiva ao longo do tempo. Existem inúmeras causas para esse quadro, alguns decorrem do convívio com maquinaria barulhenta, música alta, explosões, etc. Em outros casos a perda auditiva pode ser causada por infecções no ouvido, efeitos colaterais de medicação, o avanço da idade ou mesmo a estrutura dos pequenos ossos localizados na orelha, por exemplo.
De acordo com a Dra. Margareti Bonsanto, fonoaudióloga da Clínica Policonsultas, existem alguns exames audiológicos que devem ser feitos para uma avaliação mais concreta da dificuldade de ouvir, no qual é oferecido a possibilidade de investigação e fechamento do diagnóstico em relação a saúde auditiva. São exames indolores, sem risco clínico para o paciente e específicos para a indicação de tratamento para todas as idades.
Conheça os principais exames fonoaudiológicos:
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Teste da orelhinha (Triagem Neonatal Auditiva)
Este exame consiste em identificar problemas auditivos em recém nascidos. É indolor e realizado nos primeiros dias de vida através de aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno.
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Timpanometria e Imitanciometria
Os exames tem o objetivo de verificar o grau de mobilidade do sistema tímpano-ossicular decorrente da variação de pressão do ar no ouvido. Para sua realização, o fonoaudiólogo primeiramente observa a estrutura do tímpano e em seguida coloca um dispositivo capaz de alterar a pressão do ar dentro do ouvido, movendo-o para frente e para trás.
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Audiometrias
Neste exame o paciente deve colocar um fone de ouvido e responder aos estímulos sonoros que são indicados pelo fonoaudiólogo. O exame tem o intuito de avaliar a maneira como uma pessoa ouve e entende os sons. As audiometrias podem ser de vários tipos: comportamental, vocal, tonal, etc. Na Audiometria vocal, por exemplo, ocorre quando o profissional de fonoaudiologia fala alguma palavra ou fonema e o paciente deve repeti-las da forma que entender. Nesse teste, é possível mensurar a compreensão da linguagem e a capacidade de discernir fonemas.
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PAC – Processamento Auditivo Central
O Processamento Auditivo Central é um conjunto de habilidades desenvolvidas pelo ser humano e que consiste na capacidade do cérebro usar a informação que chega ao sistema auditivo. Assim, mesmo pessoas com boa condição auditiva podem ter dificuldade de entender, de se concentrar ou de memorizar as conversas. Neste caso, trata-se de uma quadro do Transtorno de Processamento Auditivo Central, e que geralmente necessita de Treinamento Auditivo realizado pelo especialista de fonoaudiologia.
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PEATE – Potencial Evocados Auditivos de Tronco Encefálico
É um teste eletrofisiológico que avalia a atividade do sistema auditivo a partir do mapeamento de sinapses das vias auditivas, isto é, investiga a integridade neurológica das vias auditivas.
A Policonsultas conta com uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde auditiva, além de realizar exames e procedimentos fonoaudiológicos na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico.
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Sobre a especialista:
Margareti Bonsanto é fonoaudióloga formada há mais de 10 anos e especialista em neuroaprendizagem.