Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Ultrassonografia para diagnóstico de doenças e acompanhamento da saúde ginecológica

Além dos já conhecidos exames de rotina, como o  hemograma completo e o exame preventivo de colo de útero (papanicolau), por exemplo, a ultrassonografia é um tipo de exame que mulheres devem realizar em algum momento da vida, em função de sua faixa etária, quadro de saúde ou gestação.

De acordo com a Febrasgo, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a estimativa é de que 40% dos cânceres que acometem mulheres são ginecológicos, com destaque principalmente ao câncer de mama, colo do útero e ovário. Por isso, acredita-se que a prevenção de doenças do trato ginecológico é um  aliado na redução dos índices de causa de morte do público feminino. O cuidado e controle sobre a saúde da mulher consistem na periodicidade de visitas ao médico especialista, que então poderão encaminhar  à realização de exames de rotina ou àqueles investigativos, para casos de complementação no diagnóstico de doenças.

A ultrassonografia trata-se de um exame de imagem.  Ele ocorre a partir do uso de um transdutor, como é chamado o aparelho responsável por emitir ondas sonoras de alta frequência (de 2 milhões a 20 milhões de hertz), que são captadas de volta sob a forma de eco. A partir disso, ao manipular o instrumento de modo específico, é possível que o ginecologista tenha uma visão precisa da estrutura pélvica, as condições dos tecidos internos e suas anomalias, quando houver.

Conheça três tipos de exames de ultrassom indicados para mulheres:

Ultrassonografia transvaginal

Este exame também é conhecido como endovaginal ou intravaginal e consiste em inserir um aparelho no interior do canal vaginal. O objetivo é observar e estudar a condição dos órgãos da cavidade pélvica, como útero, ovários, endométrio e trompas uterinas, por exemplo.

ultrassom transvaginal
Aparelho utilizado pelo ginecologista para realização de ultrassonografia transvaginal

As principais indicações dos ginecologistas para a realização deste exame é a avaliação da espessura do endométrio; sangramento uterino; cistos ovarianos, presença de mioma e câncer; anomalias no útero; localização do DIU; e auxiliar as técnicas de reprodução assistida.

De forma geral, o exame é indolor, podendo causar leve desconforto em alguns casos específicos. Entretanto, é sempre contra-indicado à mulheres que ainda não iniciaram vida sexual.

Ultrassonografia pélvica por via abdominal

Este caso de ultrassom consiste em deslizar o transdutor sobre a pele, na região do baixo abdômen. Nesse casos, é necessário que a paciente realize o exame com a bexiga cheia, facilitando a visualização dos outros órgãos internos de um ponto de vista panorâmico e externo. As indicações permite identificar e diagnosticar algumas doenças que acometem o útero, por exemplo: o proplapso uterino, incontinência urinária, miomas e pólipos uterinos, sangaramento anormal, cistos ovarianos, gravidez ectópica (aquela que ocorre fora do útero), entre outros.

Assim, por ser realizado de forma externa, este exame pode ser realizado em todas as idades.

Ultrassonografia obstétrica

ultrassonografia morfologica e obstétrico
Ultrassonografia indicada para acompanhamento de paciente gestante

O ultrassom obstétrico é considerado uma das ferramentas mais importantes na rotina do cuidado com pacientes gestantes. Este exame consiste em um acompanhamento das fases da gravidez, podendo apontar os eventuais sinais de mau prognóstico, gestação intra-uterina, risco de cromossomopatias do feto, permite visualizar a anatomia da placenta, calcular o risco de doenças maternas, entre outras indicações.

 

A equipe da Policonsultas reitera que é essencial a visita ao médico ginecologista regularmente. Este é o especialista pelo estudo, diagnóstico e tratamento de lesões, disfunções e irregularidades no sistema reprodutor feminino e que poderão esclarecer outras dúvidas e indicar a necessidade de exames.

Conheça nosso corpo clínico e realize seus exames com a gente.

Agende seu atendimento!

Por telefone: (32) 3031-6060

Por WhatsApp: (32) 99102-6160

Estamos no Mister Shopping, 3º piso – Juiz de Fora

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp