Unidade 1: Mister Shopping, 3º Piso
Seg-Sex: 08h às 21h — Sáb: 08h às 12h

Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Seg-Sex: 07h às 20h — Sáb: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o pneumologista

Tudo sobre a consulta com o pneumologista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o pneumologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

  • O que faz o pneumologista?
  • Quando procurar o pneumologista?
  • O que acontece na consulta com o pneumologista?
  • Principais doenças.
  • Exames e tratamento.
  • Verdades e mitos

O que faz o pneumologista?

O pneumologista é o médico responsável por cuidar e tratar dos pulmões. Ou seja, realiza o diagnóstico e tratamento das chamadas doenças pulmonares, como a pneumonia e o câncer de pulmão. Além disso, este médico acompanha quadros médicos de seus pacientes, auxiliando na prevenção dessas doenças.

É importante realizar consultas regulares com este médico para detectar a causa de diversos desconfortos e encontrar doenças em seu início. Por isso, é importante separar um tempo para consultar o pneumologista. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o pneumologista

A consulta preventiva ao pneumologista é muito importante para evitar uma série de doenças e condições nos pulmões. Assim, todos devem realizar um check up de forma regular. Além disso, pessoas que possuem doenças pulmonares crônicas, como a asma, devem estar em dia com a consulta, já que precisam de tratamento continuado. Além das visitas regulares, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:

  • Falta de ar;
  • Tosse constante;
  • Cansaço sem esforço;
  • Infecções respiratórias frequentes;
  • Dor ou chiado no peito;
  • Rouquidão;
  • Presença de sangue ao tossir;

É muito importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o pneumologista?

Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente é fumante, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, etc. Esta primeira parte da consulta serve para que o médico entenda a quais riscos seu paciente está exposto e como evitar danos. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico no consultório e pode pedir outros exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e evita muitas doenças e complicações, como o câncer de pulmão.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para relatar algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida, vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para melhor avaliação, como a radiografia ou tomografia.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar a seu paciente a prática de exercícios físicos e até uma mudança no estilo de vida.

Principais doenças

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), as doenças pulmonares matam milhões de pessoas por ano no Brasil. Por isso é tão importante conhecer e entender as doenças pulmonares mais comuns. Dentre as principais:

Pneumonia 

É uma infecção provocada por vírus ou bactérias que atinge os pulmões. Os sintomas incluem: tosse com catarro ou pus, febre e dificuldade respiratória. Esta doença pode ser fatal para muitos pacientes, por isso deve-se procurar o médico a qualquer sinal do corpo. Saiba mais sobre os riscos dessa doença.

A pneumonia pode ser uma doença fatal para muitas pessoas.

Câncer de pulmão

Ocorre a partir de um tumor maligno que se instala no pulmão e é comum em pessoas que fumam. Esta doença mata muitas pessoas por ano. Assim, deve-se estar atento aos sintomas: tosse com sangue, dor no peito, sibilo e perda de peso.

Tuberculose

É uma doença causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Muitas vezes as pessoas infectadas não apresentam sintomas. No entanto, algumas manifestações podem ser: tosse com sangue, suor noturno e febre.

Embolia

Ocorre quando uma das artérias do pulmão fica bloqueada por um coágulo sanguíneo. Assim, alguns sintomas pode ser: falta de ar, dor no peito e tosse.

Coqueluche

É uma doença contagiosa muito comum em crianças e adolescentes. Por isso, é necessário estar atento aos sintomas em pessoas desta idade: coriza, congestão nasal e espirros. Apesar de ser contagiosa, possui vacina bastante eficaz.

Pleurisia

É uma inflamação dos tecidos que revestem os pulmões. Assim, pode ser provocada por uma gripe ou até mesmo alguns remédios.

Transtornos respiratórios

Neste grupo estão: asma, bronquite, sinusite, rinite, entre outras. Essas doenças devem ser acompanhadas pelo pneumologista, que pode indicar tratamentos ou apenas observação. Saiba mais sobre a asma.

A asma causa um estreitamento das vias aéreas

Exames e tratamento

O pneumologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, alguns exames que o médico pode pedir são: ultrassom, tomografia, radiografia e ressonância.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, antibióticos, iniciar tratamento de câncer e até mesmo indicar a realização de cirurgias, no caso de tumores.

Verdades e mitos

Apenas fumantes têm câncer no pulmão. MITO

Apesar de ser um grande fator de risco, o cigarro não é a única causa desse câncer. No entanto, é importante saber que, além pulmão, o cigarro traz prejuízo à saúde dos fumantes. Para saber mais sobre este assunto, assista o vídeo a seguir.

Gripe pode causar pneumonia. VERDADE

Alguns vírus da gripe podem atingir os pulmões deixando-os fracos e vulneráveis aos causadores da pneumonia.

Asma em adultos pode estar relacionada à insônia. VERDADE

As crises de asma são mais frequentes em pacientes que têm problemas para dormir

A tuberculose é transmitida pelo contato com a saliva. MITO

A tuberculose se transmite por ar, principalmente em ambientes sem ventilação.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um nefrologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

O pneumologista é o médico responsável por cuidar e tratar dos pulmões. O pneumologista acompanha quadros dos pacientes, auxiliando na prevenção de doenças.

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp