Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Outubro Rosa: prevenção contra o câncer de mama

O outubro rosa é uma campanha mundial de luta contra o câncer de mama. Foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A campanha surgiu com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Assim, desde aquela época, até os dias de hoje, todas as ações informam sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), dentre todos os casos de cânceres no Brasil, a maior taxa de mortalidade entre as mulheres é por câncer de mama. De acordo com a última pesquisa realizada pelo órgão, em 2020, esta doença constituiu quase 30% dos casos de câncer no país, e ocasionou mais de 16 mil óbitos. 

Apesar dos números alarmantes, o diagnóstico precoce, junto ao tratamento, possibilita cerca de 95% de chance de cura. Entretanto, quando descoberto tarde, este número cai para 50%. Por isso, o intuito do Outubro Rosa é ampliar a divulgação dos modos de prevenção da doença a fim de diminuir os danos que ela causa.

O que é o câncer de mama e por que ele ocorre?

O corpo humano sempre produz células novas e saudáveis para substituir as células antigas. No entanto, por alguma alteração que ocorre a nível genético, algumas células passam a ser reproduzidas em excesso. Essa produção de forma anormal forma  tumores. Estes, na maioria das vezes, são benignos, ou seja, não são nocivos a saúde. Contudo, alguns podem ser cancerosos e invadir tecidos e órgãos vizinhos. Estes são os chamados tumores malignos.

O câncer de mama caracteriza-se pela formação de nódulo (caroço) ao longo dos seios ou na parte inferior das axilas. Estudos mostram que ainda não existe uma causa específica para essa doença desenvolver. No entanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia aponta alguns fatores de risco associados a esse tipo de câncer. Entre eles:

  • Menarca precoce;
  • Menopausa tardia;
  • Uso de terapia de reposição hormonal;
  • Obesidade e sedentarismo 
  • Fatores hereditários.

Prevenção ao câncer de mama

Muitas vezes, o câncer de mama pode passar despercebido e silencioso, sem causar nenhuma dor ou desconforto à mulher. Por isso, é muito importante que as mulheres sempre realizem  o autoexame nas mamas para detectar qualquer coisa anormal. Além disso, devem realizar a mamografia todos os anos, a partir dos 40 anos de idade. Dessa forma, é possível identificar tumores malignos rapidamente, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura da doença. A campanha do outubro rosa foi criada para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce deste câncer.

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem. Através dela, podem ser detectadas pequenos cristais de cálcio, assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas. Muitas vezes a mulher não consegue identificar estes elementos com a simples palpação. Por isso, é necessário que todas as mulheres realizem a mamografia ao menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, mulheres que possuem parentes de primeiro grau que já tiveram câncer de mama, devem realizar a mamografia antes dos 40. Além disso, é importante lembrar que, assim como em qualquer exame por raio-x, mulheres grávidas não devem realizar a mamografia.

Já o autoexame nas mamas é uma maneira rápida de prevenção ao câncer de mama. Isto porque, através dele, a mulher consegue perceber anormalidades em seus seios e axilas. Assim, podem procurar ajuda médica rapidamente. 

Sinais que podem sinalizar o câncer de mama

No dia a dia e durante o autoexame nas mamas, é necessário estar atento para os sinais que podem indicar o câncer de mama. Alguns dessas características podem ser:

  • Inchaço em toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
  • Nódulo único endurecido;
  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
  • Dor na mama ou mamilo;
  • Inversão do mamilo;
  • Eritema (vermelhidão) na pele;
  • Edema (inchaço) da pele;
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  • Secreção de sangue ou branca nos mamilos;
  • Linfonodos aumentados.

Na presença de algum desses sinais, a mulher deve procurar um ginecologista ou mastologista o mais rápido possível. No entanto, é importante lembrar que muitas vezes nódulos benignos surgem nos seios. Ou seja, o simples aparecimento de um desses sinais não deve causar desespero, mas é necessária uma investigação por um especialista. Na consulta, o médico fará um novo exame físico e poderá solicitar uma mamografia para estudar a alteração. O incentivo pela prevenção para obter o diagnóstico precoce é exatamente o objetivo do outubro rosa.

Tratamento do câncer de mama

Hoje em dia, a medicina tem apresentado resultados cada vez mais eficazes no tratamento do câncer de mama. São feitos a partir de procedimentos, técnicas e medicamentos para quadros oncológicos. Nesse sentido, existem quatro diferentes formas para o tratamento de câncer de mama: 

  • Cirurgia de retirada de tumor; 
  • Quimioterapia; 
  • Radioterapia;  
  • Bloqueio hormonal. 

Na maior parte dos casos, a cirurgia é a primeira abordagem indicada pelo médico especialista. No entanto, quando os tumores são maiores do que 3,5 cm, sugere-se a quimioterapia como primeiro procedimento. Isto porque ela possibilita a redução do tamanho do canceroma. Além disso, em muitos casos os pacientes também realizam a terapia hormonal. Esta terapia consiste na tentativa de bloquear hormônios através de medicação de uso prolongado.

Como a Policonsultas pode te ajudar?

Policonsultas conta com uma equipe de profissionais de ginecologia preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Caso reconheça algum dos sinais que podem servir de indicativo do câncer de mama, marque uma consulta imediatamente. Afinal, a detecção precoce é capaz de acelerar e otimizar o tratamento do câncer de mama. Apesar do nome “outubro rosa”, todas as mulheres devem prevenir esta doença o ano inteiro.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento!

Por telefone: (32) 3031-6060

Por WhatsApp: (32) 99102-6160

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp