Neste post você vai entender tudo sobre a gastrite. Navegue por categoria:
- O que é a gastrite?
- Causas e sintomas
- Diagnóstico e tratamento
- A importância de uma boa alimentação
- Verdade ou mito
O que é a gastrite?
A gastrite é uma inflamação que ocorre no revestimento do estômago por diversos fatores. Assim, entre suas causas podem estar: infecção, lesão, uso regular de anti-inflamatórios não-esteroides e consumo excessivo de álcool. Além disso, é importante saber que esta doença pode ter forma aguda ou crônica. Ou seja, pode surgir e sumir de forma rápida ou o processo inflamatório pode se instalar aos poucos e levar muito tempo para ser controlado. Como a gastrite ocorre no estômago é comum o paciente sentir fortes dores e sensação de queimadura no local, entre outros sinais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 95% dos casos de gastrite crônica são causados pela infecção por H. pylori. Além disso, essa é uma das infecções mais comuns em seres humanos. Por isso, é importante que todos realizem consultas e exames de rotina com o gastroenterologista para prevenir a gastrite. Saiba tudo sobre a consulta com o gastroenterologista.
Causas e sintomas
A gastrite pode ter diferentes causas. Assim, as principais são:
- Uso prolongado do ácidos e de anti-inflamatórios;
- Consumo exagerado de bebidas alcoólicas e café;
- Gastrite autoimune: a doença ocorre quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do próprio organismo;
- Tabagismo;
- Infecção pela bactéria H. pylori.
Além disso, é importante considerar que existem fatores emocionais que podem contribuir com o surgimento desta doença. Por exemplo: nervosismo e ansiedade. Essas condições não dão origem à doença mas estimulam a produção do suco gástrico o que pode agravar seu quadro.
Em primeiro lugar, é importante que todas as pessoas realizem consultas de prevenção à gastrite de forma regular. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar a presença desta doença. Assim, são eles:
- Indigestão;
- Queimação e azia;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Perda de apetite;
- Dores abdominais;
- Sangramento na parede do estômago;
- Fezes escuras;
- Vômito de sangue.
É importante buscar ajuda e nunca ignorar um sintoma. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.
Diagnóstico e tratamento
Quando o paciente está com algum sintoma que pode indicar a presença da gastrite, deve procurar o gastroenterologista de forma rápida. Assim, o médico vai fazer algumas perguntas sobre o que o paciente está sentindo e quais são os seus hábitos. Por exemplo: se ele fuma, consome bebidas alcoólicas, qual tipo de alimento está em sua rotina, entre outros. Além disso, o médico vai levar em consideração a idade da pessoa e se existe casos de gastrite no histórico familiar.
Em seguida, o médico vai fazer um exame clínico no paciente e pedir exames que possam indicar a presença de uma bactéria no estômago. Assim, os exames mais comuns são a endoscopia e o de sangue. Após os resultados, o médico vai analisar se aquele paciente apresenta ou não um quadro de gastrite.
Identificada a doença, é necessário iniciar o tratamento de forma imediata. Assim, existem diversos tipos de remédios que vão ajudar nesse caminho. Por exemplo: remédios que vão matar a bactéria presente no estômago e remédios que ajudam a aliviar os sintomas do paciente. Assim, é importante que este converse com seu médico para saber qual o melhor tipo de tratamento para seu caso. Além disso, o médico pode pedir que a pessoa mude alguns hábitos de vida e de alimentação.
A importância de uma boa alimentação
A alimentação está ligada a todo o trato digestivo. Por isso, é muito importante manter uma dieta saudável, evitando certos alimentos. Algumas doenças, como o refluxo e a gastrite podem surgir por conta da alimentação que a pessoa adota. Além disso, algumas doenças podem inclusive desaparecer com uma boa alimentação.
Assim, é importante evitar alimentos muito ácidos ou gordurosos. Além disso, alimentos que fazem bem ao nosso organismo podem prejudicar o trato digestivo se ingeridos em excesso, por exemplo, o café. Alguns alimentos que beneficiam a saúde do trato digestivo são:
- Fibras
- Banana
- Mamão
- Ameixa
- Gengibre
- Iogurtes
Verdade ou mito
Comer menos e com menos intervalo entre as refeições pode ajudar no controle da gastrite. VERDADE
Esta prática garante um controle na produção de ácidos do estômago. Assim, ajuda na digestão e evita desconfortos.
O tratamento para gastrite geralmente é bem sucedido. VERDADE
No entanto, dependendo da causa, a recuperação pode demorar mais do que o previsto.
Quando o paciente deixa de sentir os sintomas pode interromper o tratamento. MITO
Esta prática pode levar ao agravamento da gastrite. Afinal, o desaparecimento dos sintomas é apenas um sinal da cura, devendo o paciente procurar o médico.
Pessoas com AIDS têm mais chances de ter gastrite. VERDADE
Pessoas com HIV apresentam falhas no sistema imunológico e estão mais sujeitas à ação de bactérias e outros vírus.
Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre a gastrite:
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um gastroenterologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!