Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Março Azul Marinho: Combate ao Câncer Colorretal

Neste post você vai entender o que é e para quê serve o Março Azul Marinho e o que é o câncer colorretal. Navegue por categoria:

O que é o março azul marinho?

O março azul marinho é o mês de conscientização e combate ao câncer colorretal. Assim, a campanha alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença. Esse tipo de câncer abrange os tumores que têm início no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas de cólon, reto e ânus.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 41 mil novos casos deste câncer foram diagnosticados em 2020.  Assim, é importante saber que a doença possui maior chances de cura quando identificada de forma rápida para início de tratamento. Por isso, é muito importante que todos estejam atentos aos sinais do câncer e procurem atendimento médico de forma rápida quando apresentarem sintomas.

O que é o câncer colorretal?

Em primeiro lugar, este câncer acontece quando há um crescimento desordenado de células que atingem parte do intestino  grosso, conhecida como cólon, e no final do intestino, o reto. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a maior parte dos tumores desse câncer têm origem nos pólipos, que são pequenas lesões na parede interna do intestino grosso. Assim, na maioria dos casos, a doença tem tratamento e cura, desde que encontrada de forma rápida. Ou seja, antes que se espalhe para outras regiões do corpo.

Apesar de o câncer atingir diversas pessoas, existem grupos de risco para esta doença. São eles:

  • Histórico de câncer na família;
  • Excesso de peso ou obesidade;
  • Idade igual ou acima de 50 anos;
  • Consumo de alimentos processados;
  • Tabagismo;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Doenças inflamatórias do intestino.

Sinais que podem indicar o câncer colorretal

No dia a dia é necessário estar atento para os sinais que podem indicar esta doença. Assim, alguns desses sintomas podem ser:

  • Sangue nas fezes ou fezes finas;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso repentina;
  • Mudança repentina no intestino;
  • Constipação;
  • Diarreia;
  • Anemia;

É importante nunca ignorar um sintoma. Assim, ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde. Na consulta, o médico vai solicitar exames para estudar a situação. O incentivo pela prevenção para obter o diagnóstico precoce é exatamente o objetivo do março azul marinho.

Prevenção ao câncer colorretal

A partir dos 50 anos de idade é importante que todos realizem uma consulta anual com o proctologista. Além disso, é importante fazer todos os exames de prevenção que o médico pedir. Saiba tudo sobre a consulta com o proctologista

Além disso, também é importante que todas as pessoas estejam atentas aos sinais que podem indicar o câncer. Assim, a pessoa deve procurar o médico a qualquer sintoma. Afinal, quando a doença é encontrada em seu início, suas chances de cura e tratamento são muito grandes. Assim, o médico pode realizar o exame proctológico durante a consulta que detecta diversas condições. Além disso, de acordo com o caso do paciente, pode realizar o toque retal e pedir exames como colonoscopia e videocolonoscopia.

Tratamento

Após o diagnóstico da doença, o médico vai analisar todas as formas de tratamento levando em consideração o estágio do câncer e a idade da paciente. Além disso, vai conversar com a paciente e considerar suas escolhas pessoais para indicar o melhor tratamento. Assim, entre as opções de tratamento estão:

Quimioterapia

É um tratamento eficaz e utilizado nas formas agudas do câncer. Assim, neste caso, o paciente recebe medicamentos administrados por via intravenosa ou infusão na veia. Entre os efeitos colaterais estão: fadiga, perda de cabelo, hematomas, hemorragias e anemia.

Terapia Alvo

É o uso de medicamentos desenvolvidos especialmente para este tipo de câncer. Assim, este tratamento possui menos efeitos colaterais do que a quimioterapia convencional.

Imunoterapia

Este tratamento consiste no uso de remédios que estimulam o sistema imunológico de uma pessoa a reconhecer e destruir as células cancerígenas.  Assim, entre os efeitos colaterais estão: náusea, dor de cabeça, erupção cutânea, perda de apetite, constipação, dores nas articulações e músculos e diarreia.

Cirurgia

Existem diversas cirurgias que podem ser feitas para esse câncer. Assim, o médico vai analisar o local dos tumores para indicar o melhor procedimento ao paciente.

Cada tipo de procedimento possui vantagens e desvantagens. Assim, é importante que a escolha seja feita junto ao médico. Afinal, ele é especialista e sabe encontrar a melhor forma de combater esta doença. Além disso, é preciso entender que, apesar das desvantagens de um método, ele pode salvar vidas.

Verdades e Mitos

O câncer colorretal é mais frequente em homens. MITO 

Este tipo de câncer é uma doença que pode atingir tanto mulheres quanto homens.

Pessoas de raça negra têm maior risco para câncer colorretal. VERDADE

Homens e mulheres negras são mais diagnosticados com esta doença.

Este câncer só afeta pessoas com mais de 50 anos. MITO

Embora a maioria dos casos deste câncer seja diagnosticada em pessoas com mais de 50 anos, a doença pode afetar pessoas de qualquer idade.

Policonsultas 

A Policonsultas conta com médicos preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Caso reconheça algum dos sinais que podem indicar a presença do câncer colorretal, marque uma consulta de forma rápida. Afinal, o tratamento precoce é capaz de acelerar e otimizar a cura desta doença. Apesar do nome “março azul marinho”, todos devem prevenir esta doença o ano inteiro.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp